Buscar

DEFICIENCIA VISUAIS001

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecnologia a Serviço da Inclusão
SOFTWARE PARA AUXILIAR CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS
Franciele Aparecida Bueno – RU 1028133
Nilcéia de Oliveira – RU 716196
Sonia Araújo Cardoso – RU 1038846
Polo: Telêmaco Borba 
Data: 28/08/2017
Fonte: http://www.unicamp.br
 De acordo com os dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) mais de 6,5 milhões de pessoas no país têm alguma deficiência visual.
 Diante desses dados e sabendo que nossas escolas ainda dependem de recursos visuais para o ensino, o tecnólogo em informática Henderson Tavares de Souza, desenvolveu o MiniMateca Vox, um software de utilização gratuita para crianças deficientes visuais no aprendizado de matemática.
 O programa foi desenvolvido como parte de sua pesquisa de mestrado defendida recentemente junto ao programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Além de pesquisador da Unicamp, Henderson de Souza atua como professor de informática numa escola de ensino fundamental do município de Várzea Paulista, no interior do Estado de São Paulo.
 O MiniMatecaVox, é voltado para crianças com idades de seis anos matriculadas no ensino fundamental e traz uma série de atividades elementares da matemática que podem tornar o seu ensino mais lúdico, agradável e motivador.
 As atividades contemplam tanto o ensino da matemática, como a inclusão digital e recreação, importantes para crianças em fase inicial escolar.
 Tendo como objetivo tornar o aprendizado da matemática mais eficaz para as crianças deficientes neste início da vida escolar, o programa levará às salas de aula uma série de atividades elementares da matéria totalmente comandadas por voz. Ao todo o MiniMatecaVox possui 20 aulas com 15 exercícios cada que englobam os principais conteúdo da matéria como soma, subtração, divisão e resolução de problemas que servirá para complementar o currículo escolar.
 O MiniMatecaVox é um aplicativo para ser utilizado como recurso suplementar nas aulas de matemática. Sua lógica de programação foi elaborada para que o aluno, em conjunto com o professor, seja capaz de realizar atividades em conformidade com as propostas presentes num livro didático recomendado pelo Ministério da Educação (MEC)”, esclarece Henderson de Souza.
 O software MiniMatecaVox executa, por meio de comandos voz, atividades elementares de matemático como soma, divisão, subtração e resolução de problemas. O programa também responde usado vozes humanas, inclusive de criança, para tornara experiência mais motivadoras para o aluno.
 De acordo com Henderson,’ há uma carência muito grande na área da matemática para aprendizado de crianças e assim diminuir barreira educacional que eles enfrentam’’.
 O software ira agregar valor tanto na aprendizagem, quanto na utilização de recurso computacionais e seu objetivo e potencializar o uso do programa com proposito de alcançar melhores resultados na aprendizagem da matemática.
Além disso, o estudo também contribuirá para que novas políticas educacionais sejam desenvolvido auxiliando para que mais crianças cegas cresçam igualdade condições de acesso as informação disponíveis.

Continue navegando