Buscar

Trabalho Ética (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O presente trabalho visa discutir as observações realizadas no filme “Era o Hotel Cambridge” à luz de três conceitos: autonomia individual, autonomia coletiva e autonomia política. O filme retrata as condições de vida e o cotidiano dos moradores de uma ocupação no centro de São Paulo, mostrando a dinâmica dessas pessoas e como elas se organizavam para a manutenção de um espaço minimamente digno para viverem. 
 As escolhas individuais que perpassam os sujeitos durante o filme podem ser entendidas na dinâmica da autonomia individual, onde suas opções pessoais refletem a situação em que se encontravam durante a ocupação do antigo Hotel Cambridge. Com variadas razões, cada indivíduo, por meio da autonomia individual, fez suas escolhas – sendo a principal observada optar por fazer parte da ocupação –. É importante pensar que a autonomia individual e as opções feitas por aquelas pessoas têm como pano de fundo as condições sociais que se encontram: em comum o fato de não possuírem outro lugar para viver, refugiando de conflitos políticos em outros países (no caso de imigrantes) e procurando na capital paulista por oportunidades promotoras de uma melhor qualidade de vida para si e seus pares/próximos. As suas escolhas perpassam pela avaliação que cada um faz de sua situação, e a autonomia individual dá margem para agir a respeito do cenário. 
Penso que a autonomia coletiva esteja relacionada com o fato de se organizarem na ocupação, criar toda uma dinâmica coletiva e estabelecer as normas de convivência entre os moradores. 
local do exercício da autonomia individual e coletiva
Já a autonomia política ...

Continue navegando