Buscar

Resenha Crítica do capítulo dois do livro Gerência de projetos fundamentos um guia prático para quem quer certificação em gerência de projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resenha Crítica do capítulo dois do livro Gerência de projetos: fundamentos: um guia prático para quem quer certificação em gerência de projetos
HELDMAN, K. Gerência de projetos: fundamentos: um guia prático para quem quer certificação em gerência de projetos. 10ª reimpressão. Tradução: Luciana do Amaral Teixeira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, p. 29 – 44.
Adquirindo habilidades para gerenciar projetos. p. 29 – 44.
O capítulo reúne as habilidades necessárias para que qualquer pessoa seja bem sucedida, em especial o gestor de projetos que desempenham vários papeis. Mostrará ainda, que além de habilidades ele precisa ter conhecimento de várias funções/ áreas, necessitando de capacitação para tal cargo.
O texto esta dividido em duas partes, onde a primeira sintetiza habilidades como a comunicação, técnicas de organização e conhecimento básico de capacitações gerenciais que envolvem vários tópicos. A segunda parte vem ilustrando a importância e como realizar uma comunicação eficiente. São dezoito páginas com a linguagem descomplicada para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer a obra e possa assimilar e aplicar podendo levar o indivíduo ao sucesso.
Um gerente de projetos é uma pessoa versátil que interage com vários níveis, realiza diversas atividades, gerencia e controla resultados e soluciona problemas dentro da organização. É importante saber de tudo um pouco. Desde destreza verbal e escrita para transmitir informações e deliberar ordens, elaborar documentos dentre outros. Também, o gerenciamento do tempo através de ferramentas como aplicativos, agendas, caderno de notas, lista de afazeres diários dentre outros no intuito de não deixar o dia sair do controle. Priorizar o tempo de acordo com a importância e a urgência do assunto detectando, o tipo de zona em que ele se encontra para a tomada de decisão mais acertada. Deve-se atentar-se, principalmente, para assuntos na zona de combate a incêndios gerenciais, são os riscos inimagináveis, que podem levar até a suspensão de um negócio. Demandam muito tempo para sana-lo. Assim, é importante cumprir aquelas tarefas, que se propôs a realizar, que se encontram na zona de planejamento. Isso evita que tarefas do dia anterior se acumulem as do dia de hoje. Estabelecer e revisar prioridades para não perder tempo em tarefas que podem ser realizadas por terceiros. Enfatizando o planejamento, ficará longe da zona de combate. Na zona de desperdício de tempo, a disciplina no cumprimento das tarefas é imprescindível. Evite as reuniões desnecessárias, a perca de tempo lendo e-mails, desnecessários, lixos eletrônicos, telefonemas, visitas. Ter foco e disciplina para dedicar-se as tarefas que você planejou ou não terá nada concluído no final do dia. Fique longe dessa zona. Já a zona de procurar um novo emprego, onde a pessoa esta estática, não há evolução, motivação, crise é a hora da reflexão, de buscar saber os retornos benéficos e desafios que o trabalho propõe. Se vale apena permanecer neste trabalho. É importante saber utilizar estas ferramentas, gerir as informações imediatamente, separar as que realmente são importantes, estipular um horários específicos para ler e-mails, e outros tipos de mensagens, para reuniões, planejar as ações a serem tomadas, ter ação quanto às informações recebidas dando destino adequado (apagando, respondendo ou arquivando) para se manter organizado, manter todos os interessados informados quanto ao andamento do processo. Como o gerente de projetos lida com diversos áreas, desempenha vários papeis, é necessário possuir conhecimento geral de todas as áreas e empregar no momento certo as habilidades de liderança e gerenciamento. Atenção no Gerenciamento de administração de pessoal, quando há pessoas envolvidas sempre há conflitos, e sana-los requer dom ou capacitação. 
Comunique-se em poucas palavras, seja claro tanto na comunicação verbal como na escrita. Atente-se para utilização a comunicação formal no local e com as pessoas adequadas, isso transmite importância e serenidade. Use da informalidade com cada membro da equipe seja mais acessível e simpático. Use a comunicação escrita, de forma mais formal e principalmente para transmitir informações mais complexas, detalhadas. Certifique-se de que a informação foi passada de forma clara e objetiva e chegou ao destino correto em tempo hábil. Isso permite o leitor reler os dados para fins de esclarecimento de dúvidas quantas vezes forem necessárias. Na comunicação verbal, treine a escuta ativa, interprete as informações que você esta ouvindo, demostre verdadeiro interesse, deixe os outros falarem, elimine ruídos, evite interromper o outro, faça perguntas focadas com fins de esclarecimentos, repita o que ouviu com suas próprias palavras. Mantenha o contato visual. Isso é tão importante quanto transmitir claramente suas mensagens aos outros e ter sucesso nas suas ações.
Diante do contexto apresentado, as afirmativas que ficam claras é que, para um bom gestor de projetos, é necessário ter o domínio na análise de informações e organização, principalmente na resolução de problemas de acordo com sua importância, hierarquizando conforme urgência e abrangência além de delegar a terceiros ações rotineiras. Complementando isso, o gestor de projetos tem que saber lidar com apresentação de suas ideias sendo eficazes através da clareza e facilidade de entendimento para que qualquer leigo possa compreende-lo. Paralelamente a isso, desenvolver o dom de escutar ou vislumbrar as ideias de terceiros.
Por fim, recomendo esta obra para qualquer pessoa que trabalhe com liderança, gestão empreendedora ou tenha interesse em desenvolver qualquer tipo de empreendimento que lide com gestão de processos e de pessoas.         
Esta é uma obra da autora Kim Heldman. Ela possui mais de 18 anos de experiência em gerência de projetos de Tecnologia da Informação. Ela considerada uma visionária estratégica com uma capacidade inata de colaborar e motivar diferentes grupos e organizações para alcançar objetivos que achavam impossíveis. Kim também escreve sobre temas de liderança e fala em conferências e eventos. Kim é o autor mais vendido do Project Management Professional (PMP) Study Guide, publicado pela Sybex Inc., agora em sua 4ª edição. Ela também autora de Project Management JumpStart 2nd Edition e Project Spotlight do Gerente de Gerenciamento de Riscos. Ela é co-autora do Excel 2007 para Project Managers e do PMP Project Management Professional Study Guide Deluxe Edition (2ª edição).
Juliana   A R M
Acadêmica do curso Bacharelado em administração do Instituto do Norte de Minas Gerais

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes