Buscar

Avaliando Educação Nutricional

Prévia do material em texto

HANNA ASSUNÇÃO MARQUES
	201608323511       CAMPOS DOS GOYTACAZES
		
	Voltar
	 
	 
	
		
		
	   EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
	Simulado: SDE0391_SM_201608323511 V.1 
	Aluno(a): HANNA ASSUNÇÃO MARQUES
	Matrícula: 201608323511
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 06/11/2017 11:20:55 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608445821)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um nutricionista, ao prestar atendimento nutricional a um paciente que, por meio da anamnese alimentar, demonstra-se arraigado a crenças alimentares, deve:
		
	
	Proibir categoricamente a manutenção das crenças alimentares que possam trazer prejuízo à saúde do paciente.
	
	Repudiar as crenças e práticas populares relativas aos hábitos alimentares, pois elas influenciam de forma significativa o estado nutricional das pessoas.
	 
	Valorizar as práticas e percepções populares, porém, observando a adoção de práticas que podem acarretar distúrbios nutricionais com sérias implicações para a saúde e o bem-estar do cliente, problematizando-as junto a esse e sua família.
	
	Mostrar ao paciente que a crença na cura e/ou prevenção de doenças atribuída aos alimentos não é real, persistindo como uma lenda pelos tempos.
	
	Ensinar ao paciente, com o uso do conhecimento científico, como a crença nas qualidades mágicas ou maléficas de algum tipo especial de alimento causa erros alimentares que podem prejudicar sua saúde.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609256708)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A saúde encontra-se em constante transição e refere-se a redução das doenças infecciosas, aumento das doenças crônicas não transmissíveis e violências, e consequente aumento da carga de doenças a:
		
	
	Transição sociodemográfica
	
	Transição psicossocial
	 
	Transição epidemiológica
	 
	Transição nutricional
	
	Transição demográfica
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608941491)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma família tem o hábito de comer verduras apenas nos fins de semana, pois das cinco pessoas que moram na casa apenas uma trabalha e recebe um salário mínimo por mês. Durante a semana o almoço é composto apenas de arroz, feijão e uma opção proteica. Além disso, fazem apenas três refeições ao dia. Este é um exemplo do componente ____________ do comportamento alimentar.
		
	 
	Situacional
	
	Social
	
	Cognitivo
	
	Afetivo
	
	Ambiental
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608426643)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O comportamento alimentar tem suas bases fixadas na infância, transmitidas pela familia, sustentadas pela tradição, crenças, valores e tabus alimentares que passam através das gerações, e que são na maioria das vezes dificeis de modificar.
Pode-se afirmar que são fatores que influenciam na mudança do hábito alimentar:
( ) poder aquisitivo
( ) disponibilidade de alimentos
( ) nível de escolaridade
( ) propagandas de alimentos
( ) aprovação social
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), e escolha a alternativa correta considerando a ordem de cima para baixo.
		
	 
	V, V, V, V, V
	
	F, F, V, V, V
	
	V, V, V, F, F
	
	F, V, V, F, V
	
	V, F, V, F, V
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609199284)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em seu artigo sobre ¿ A publicidade e as práticas alimentares¿, Diez-Garcia (2011) salienta que a publicidade exerce uma forte influência no padrão de consumo dos indivíduos. Sob esse aspecto podemos afirmar que: I. A publicidade embute um signo que se torna indissociável do produto, dessa forma terá um peso nas escolhas alimentares. II. Embora exista um estimulo constante ao consumo de produtos alimentícios, a sociedade moderna apresenta exigências estéticas de magreza. III. A imposição da imagem sobre o produto embute uma fantasia na mercadoria, sendo assim um produto alimentar veicula estilo de vida, sexualidade, luxo, saúde, longevidade etc. IV. Crianças que assistem TV por mais tempo (mais de 5hs/dia) consomem menos frutas e mais bebidas açucaradas, conforme pesquisa realizada nos EUA. V. Preocupadas com o aumento da prevalência da obesidade no mundo, as indústrias alimentares passaram a desenvolver produtos light e diet.
		
	
	São verdadeiras as alternativas I, III e V
	
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	São verdadeiras as alternativas I e III
	 
	São verdadeiras as alternativas I, II, III e IV
	
	São verdadeiras as alternativas I, II e III
		
	
	
	 
	
		 
	
		HANNA ASSUNÇÃO MARQUES
	201608323511       CAMPOS DOS GOYTACAZES
		
	Voltar
	 
	 
	
		
		
	   EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
	Simulado: SDE0391_SM_201608323511 V.1 
	Aluno(a): HANNA ASSUNÇÃO MARQUES
	Matrícula: 201608323511
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 02/10/2017 11:16:23 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608526273)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Texto I 
Já nas primeiras horas de vida, o mundo entra pela boca. Junto com o leite, o bebê recebe o calor, o toque e o cheiro de quem o alimenta. Sente, ainda que de forma sutil, a presença ¿ ou a falta ¿ do afeto. E, depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento. Ao longo da existência, as relações continuam permeadas pelos significados simbólicos que a comida assume na vida de cada um, seja na recusa do anoréxico, seja na voracidade do bulímico, seja na relação de amor e ódio dos obesos com os alimentos. 
LEAL, Gláucia. In: Mente e cérebro. Edição especial n.º 11, p. 41 (com adaptações). 
Texto II Combinação tipicamente nacional, a dupla feijão e arroz foi citada, mas não o suficiente para integrar a lista dos 15 alimentos que deveriam estar no cardápio do brasileiro pelo menos uma vez por semana. A seleção foi o resultado de pesquisa realizada com especialistas - médicos, nutricionistas e nutrólogos.
MANTOVANI, Flávia e DÁVILA, Marcos. In: Folha de S. Paulo, 13/10/2005 (com adaptações).
Considerando os textos I e II acima, assinale a opção correta.
		
	
	A busca pela modernidade alimentar, que se traduz pela praticidade e rapidez de refeições compostas de alimentos prontos e pela garantia de alimentação saudável e variada, justifica, com relação ao feijão e ao arroz, o resultado da pesquisa referida no texto II.
	
	Especialistas apresentam preocupação com as quantidades de arroz e feijão consumidas pelos brasileiros, como pode ser inferido do texto II.
	 
	Ao afirmar que, ¿depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento¿, o texto I se refere a aspectos das dimensões sociais e antropológicas que influenciam a alimentação.
	
	O resultado da pesquisa mencionado no texto II é consequência do que se denomina atualmente prática reconstruída e confirma a ideia de que um bom almoço se compõe de arroz, feijão, carne e salada.
	
	A ingestão do leite pelo bebê, referida no texto I, constitui comportamento não-automático relacionado à vida e que envolve respiração, digestão e alimentação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608437074)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um nutricionista, ao prestar atendimento nutricional a um paciente que, por meio da anamnese alimentar, demonstra-se arraigado a crenças alimentares, deve
		
	 
	Valorizar as práticas e percepções populares, porém, observando a adoção de práticas que podem acarretar distúrbios nutricionais com sérias implicações para a saúde e bem-estar do cliente, problematizando-as junto a esse e sua família.
	
	Proibir categoriamente a manutenção das crenças alimentares que possam trazer prejuízo à saúde do paciente.
	
	Mostrar ao paciente que a crença na cura e/ou prevenção de doenças atribuída aos alimentos não é real, persistindo como uma lenda pelos tempos.
	
	Ensinar ao paciente, com o uso do conhecimento científico, como a crença nas qualidades mágicas ou maléficas de algum tipo especialde alimento causa erros alimentares que podem prejudicar sua saúde.
	
	Repudiar as crenças e práticas populares e práticas populares relativas aos hábitos alimentares, pois elas influenciam de forma significativa o estado nutricional das pessoas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609129539)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ENADE ¿ NUTRIÇÃO/ 2010) O nutricionista de um programa de alimentação escolar de um município verificou, em entrevista com um grupo de estudantes de uma escola pública, um elevado consumo de refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e frituras, e um baixo consumo de produtos lácteos, frutas e verduras, o que deixou evidente a necessidade de implementação de estratégias de educação nutricional para o grupo. Na mesma entrevista, foi também constatado que os estudantes não tinham a intenção de mudar seu comportamento alimentar, pois consideravam adequados, práticos e saborosos os alimentos que consumiam com maior frequência. Além disso, não identificavam risco em sua prática alimentar. Considerando o modelo dos estágios de mudança de comportamento e a situação hipotética acima, conclui-se que essas crianças estão no estágio de:
		
	
	ação.
	 
	pré-contemplação.
	
	contemplação.
	
	preparação.
	
	manutenção.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609129558)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As práticas educativas são amplamente utilizadas na área da saúde, tanto na formação contínua dos profissionais que atuam nesta área quanto no campo da educação em saúde para a população em geral (PEREIRA, 2003). Identifique abaixo as tendências pedagógicas mais dominantes em nosso meio: I. tradicional II. renovada III. por condicionamento IV. revolucionaria V. libertadora
		
	
	São verdadeiras todas as alternativas
	
	São verdadeiras as alternativas I, II e III;
	 
	São verdadeiras as alternativas I, II, III e V
	
	São verdadeiras as alternativas IV e V
	
	São verdadeiras as alternativas I e III;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608445828)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considera-se como um dos objetivos da educação alimentar e nutricional
		
	
	Elevar o nível socioeconômico da comunidade
	 
	Difundir os conhecimentos práticos da ciência da nutrição indistintamente
	
	Corrigir a desnutrição e suas consequências
	
	Reverter a obesidade e aprimorar culturalmente diferentes grupos sociais
	
	Prevenir o surgimento de doenças carenciais e dos tabus alimentares

Continue navegando