Buscar

Casos clínicos av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 1: Paciente do sexo feminino, 26 anos, compareceu ao ambulatório de fisioterapia referindo dor lombar e cansaço nas pernas ao final do dia, com dores também na região plantar dos pés após longos períodos em pé ou caminhando, referindo falseios nos tornozelos. A paciente relata trabalhar como vendedora em uma loja de roupas no shopping, utilizando calçados de salto alto todos os dias. À avaliação postural, percebeu-se uma hiperlordose lombar, pelve em anteversão, retificação da coluna torácica e cervical, quadris rodados externamente e pés cavos. Durante a marcha, foi identificada uma pisada supinada, drop pélvico e lordose lombar acentuada.
CASO 2: Paciente do sexo masculino, 22 anos, praticante de basquetebol há 2 anos, compareceu ao ambulatório de fisioterapia referindo dores no ombro direito, principalmente ao realizar a abdução além dos 120º, além de dores no quadril e joelho esquerdos após os exercícios físicos. À avaliação, percebeu-se uma escoliose tóraco-lombar com concavidade para a esquerda, hipermobilidade articular, instabilidade das articulações dos ombros e quadris e restrição de mobilidade pélvica.
CASO 3: Paciente do sexo masculino, 35 anos, técnico em informática, sedentário, compareceu ao ambulatório de fisioterapia queixando-se de dores na coluna cervical e lombar, estalidos e dores nos joelhos ao sair da posição sentada para de pé e ao agachar-se, e dores nos antebraços e punhos ao final do dia e perda do equilíbrio ao deambular em superfícies irregulares. À avaliação, observou-se uma hipercifose torácica, retificação lombar, restrição de mobilidade pélvica, cabeça anteriorizada, inclinada para a direita e rodada para a esquerda, ombro direito mais elevado que o esquerdo e joelhos varos.
CASO 4: Paciente do sexo feminino, 70 anos, compareceu ao ambulatório de fisioterapia referindo ter sofrido uma entorse de tornozelo durante a aula de zumba há 3 dias, cursando com edema leve, dor grau 5 (EVA) ao deambular e sensação de falseio. À avaliação, observou-se o arco plantar plano nos dois pés, joelhos varos, quadris rodados externamente, pelve em retroversão, retificação lombar e torácica e ombros protrusos. Em adição, percebeu-se uma restrição da mobilidade nas articulações dos tornozelos, joelhos, sacrilíacas, coluna e ombros.
CASO 5: Paciente do sexo masculino, 42 anos, corredor amador há 3 meses, compareceu ao ambulatório referindo dores na região lateral dos joelhos e próximo-lateral das coxas, além de dores nos glúteos e sensação de queimação na coluna torácica, entre as escápulas. Os exames complementares mostram desgaste nos meniscos laterais. À anamnese, o paciente refere ter superado quadro de obesidade após cirurgia bariátrica há 8 meses. Na avaliação postural observou-se pés planos, joelhos valgos, quadris rodados internamente, pelve em retroversão, retificação lombar, hipercifose torácica, ombros protrusos e rodados internamente e cabeça anteriorizada. Durante a marcha, percebeu-se pisada pronada e drop pélvico bilateralmente.

Outros materiais