Buscar

Aline trab amb nao escolar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Aline Gabriela Carvalho dos Santos RA: 1511752
ALTA FLORESTA - MT
2017
A partir dessas demandas nas áreas da educação e da cultura, quais seriam as capacidades e contribuições que os pedagogos selecionados poderiam oferecer à ONG, do ponto de vista da gestão em um ambiente não escolar?
R: Frente à capacidade e a contribuição de pedagogos em ambientes não escolares, prezam por uma sociedade mais justa e inclusiva, acreditando que o ser humano é capaz de ser uma pessoa melhor, valorizando sua cultura e sendo um cidadão que saiba agir frente seus direitos e deveres.
De acordo com a demanda na área da educação e cultura, o pedagogo visa por uma educação mais inclusiva, desenvolvendo projetos que crie motivação e incentive para que a inclusão seja praticada, e assim espera-se que o pedagogo tenha recursos que possam ser trabalhos de modo inclusivo, com ética, respeito, serenidade e acima de tudo, que consiga chamar a atenção frente a meios educativos através de atividades que possam fazer a diferença.
E diante dos projetos a qual devem ser trabalhados, é importante que seja de acesso a todos, podendo desenvolver programas educacionais que supra a necessidade do aluno e faça a inclusão acontecer, e que juntos possam vivenciar novas experiências que ajude a suprir a necessidade da sociedade.
 E assim, diante de uma gestão trabalhada através de ambiente não escolar, passamos a entender que a contribuição do pedagogo é valida em vários campos educacional, onde ele possa fazer com que seja valorizado a relações das pessoas, trabalhando de forma socioeducativa.
Quais são os princípios pedagógicos que podem auxiliar Arnaldo a enfrentar esse novo desafio no âmbito da gestão de ambientes não escolares, lançando mão dos conhecimentos adquiridos como pedagogo?
R: Visto que o desafio é tentar combate à vulnerabilidade social, com jovens entre 15 a 21 anos, o pedagogo possui conhecimentos que devem levar em consideração para que os jovens se sintam parte da sociedade em que vive e assim trabalhar de acordo com a demanda existente, analisando, planejando e avaliando situações que se dizem respeito ao social.
Assim, os princípios pedagógicos podem ser trabalhados seguidos de projetos como:
Centrar a atenção dos estudantes no processo educacional.
Potencializar a aprendizagem.
Generalizar ambientes de aprendizagem.
Trabalhar colaborando para a construção de uma sociedade melhor.
Usar materiais educativos de acordo com cada competência.
Ensinar para aprender.
Favorecer a inclusão a ponto de entender a diversidade.
Trabalhar temas de relevância social.
Orientar.
Dar acessória.
Trabalhar com palestras educativas.
REFERÊNCIAS
SALES, Roseméri. Gestão da educação em espaços não escolares: possibilidades e desafios de uma prática vivida. 2013. Disponível em: <http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/648/Sales_Rosemeri_de.pdf?sequence=1> Acesso em: 5 de setembro 2017.

Continue navegando