Buscar

MAMAS -ATIVIDADE protocolo-

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ativida de protocolos de mama
	RM das mamas é um método novo que se consolidou como importante ferramenta no 	diagnóstico 	precoce e tratamento do câncer de mama. A principal característica do método é 	sua altíssima 	sensibilidade (superior a 95%) na detecção de pequenos focos de tumor, sejam 	eles nódulos ou 	microcalcificações. As principais indicações do exame, já estabelecidas 	na literatura médica, são: o 	rastreamento de pacientes de alto ou moderado risco para c	âncer (com antecedente na família) e 	mamas muito densas. Segundo o American Câncer 	Society, a RM também deve ser realizada em 	todas pacientes com diagnóstico confirmado de 	câncer, pois permite identificar outros focos ocultos na 	mesma mama e na mama contra-l	ateral, mudando o planejamento pré-operatório.
	Indicação para o rastreamento
	Grupos de alto risco: A RM detecta o câncer de mama precocemente em pacientes de alto risco. Os 	principais fatores são histórico familiar, histórico pessoal, terapia de reposição hormonal e alterações 	genéticas hereditárias. 
	Mamas densas– Quando as mamas são muito densas, ou seja, contém grande componente de tecido 	glandular e pouco tecido adiposo, a mamografia tem a sensibilidade reduzida. Neste cenário, a RM 	pode ser utilizada como método de rastreamento complementar.
	Próteses Mamárias–Avaliação de integridade intra ou extra capsulares.
	“Problem solver” ou solucionador de problemas – A RM pode ser utilizada em casos de dúvidas 	ou discordâncias de achados da mamografia e ultra-som.
	Indicaçao para lesões confirmadas
	Extensão tumoral- É uma das principais indicações da RM de mamas é a avaliação completa e 	detalhada de lesões malignas diagnosticadas pelo ultra-som e pela mamografia. Por ser um método 	tridimensional, permite a determinação exata das dimensões do tumor e pode ser útil na avaliação da 	invasão de estruturas da parede torácica.
	Multifocalidade e bilateralidade– Atualmente, sabe-se que no momento do diagnóstico de um foco 	de câncer de mama,podem haver outras lesões na mesma mama (multifocalidade) ou na outra mama 	(bilateralidade) e que não são detectados pela mamografia ou ultra-sonografia. A multifocalidade 	ocorre em até 10% dos pacientes e a bilateralidade em cerca de 5%. A identificação precisa destas l	esões pela RM pode mudar o planejamento cirúrgico e beneficiar cerca de 14,3% dos pacientes, 	segundo alguns estudos. Isto evita a realização de biópsias cirúrgicas desnecessárias e evita que a 	paciente tenha recidiva precoce.Reduz ainda em 30% a reintervenção (re-quadrante)
	Detecção de tumores ocultos– A primeira manifestação do câncer da mama pode ser o 	aparecimento de um gânglio axilar anômalo cuja biópsia revele neoplasia e a mamografia e a ultra-	sonografia sejam normais. Nestes casos, a alta sensibilidade do exame de RM pode revelar a 	localização do tumor e permitir tratamento adequado.
	Assimetria focal e distorções arquiteturais– Em alguns casos, a mamografia pode revelar apenas 	uma área de assimetria ou distorção arquitetural sem que se possa caracterizar um nódulo 	propriamente dito. Nestes casos, permanece a suspeita de neoplasia mas não é possível localizar o 	foco tumoral. Nestes casos a RM, pela capacidade tridimensional e alta sensibilidade pode identificar 	ou descartar a presença de doença com alta sensibilidade e especificidade.
	Recidiva tumoral/Persistência tumoral– Após a manipulação cirúrgica e sessões de radioterapia, a 	mama pode apresentar distorções arquiteturais que impossibilitam a detecção de recidiva ou 	persistência tumoral . A RM pode detectar corretamente estas lesões.
	Dr. Denis Szejnfeld 
BOBINAS :
DE QUADRATURA PARA MAMAS
BOBINA PARA BIOPSIA DSTREAM
INDICAÇÕES:
Avaliação de implantes
Contraste: não
Protocolo: implante
SEQUÊNCIA
	3 plane
	Sag T2 WS Esq 
	Sag T2 WS Dir 
	Ax T2 WS Esq 
	Ax T2 WS Dir 
	Sag IR WS Esq 
	Sag IR WS Dir 
	Ax IR WS Esq 
	Ax IR WS Dir 
	Sag T2 FatSat Esq 
	Sag T2 FatSat Dir 
Sequência opcionais
a) 3 plane
b) Sag T1 FAT SAT
c)Sag FSE T1 FAT SAT
d) Sag IR Silicon SAT (CSF) 
Documentação:Todas as séries devem ser documentadas, sempre que possível formatar 24 imagens por filme 
Muitas mulheres possuem implantes e muitas vezes o objetivo do exame não é a avaliação deles. Como o protocolo necessário para o estudo dos implantes é longo, ele só será feito quando o pedido medico ou a paciente indicar que o exame é para avaliação dos implantes. Portanto, se houverem dúvidas no pedido medico, o responsável pelo console deve entrevistar a paciente. 
Indicaçoes:
Utilizada quando o pedido médico e a paciente indicar que a exame tem como objetivo avaliar os implantes e controlar de lesões detectadas pela RM, avaliar de achados mamográficos, clínicos ou ultrassonográficos. Rastrear do câncer de mama ,estadiamento locoregional em mulheres com diagnóstico atual de câncer de mama. Controlar de quimioterapia neoadjuvante, Pesquisar de carcinoma oculto nas mamas. Avaliar de recidiva tumoral em mulheres tratadas de câncer de mama. Doença de Paget, Leito de mastectomia. 
Contraste:sim
Protocolo:Implantes e lesões.
Squencia
1. 3 plane 
2. Sag T2 WS Esq
3. Sag T2 WS Dir
4. Ax T2 WS Esq 
5. Ax T2 WS Dir 
6. Sag IR WS Esq
7. Sag IR WS Dir 
8. Ax IR WS Esq 
9. Ax IR WS Dir 
10. Sag T2 FatSat Esq 
11. Sag T2 FatSat Dir 
12. Vibrant 
13. Axial 3D T1 tardio 
Documentação:Ver documentação do implante no protocolo implante e das séries com contraste no protocolo lesões. 
Observação:
Este protocolo deve ser uma exceção em mulheres com implantes, pois na maioria dos casos o exame é indicado para avaliar os implantes ou lesões. 
Deve ser restrito para situações em que o pedido medico ou a paciente indicar que o objetivo do exame é avaliar os implantes e o parênquima mamário. 
Não é necessário suspender o uso de medicamentos;
- O paciente pode comer normalmente;
- Não é necessário estar em jejum para exames sem anestesia.
Antes do exame o paciente responderá um questionário onde deverá informar se já fez alguma cirurgia, tem algum implante ou no caso das mulheres, está grávida ou existe a possibilidade de estar. Marca passos cardíacos geralmente impedem o exame.
Não é possível entrar na sala de exames com pertences pessoais como relógio, telefone celular, aparelhos de audição, moedas e cartões magnéticos.
Antes da Ressonância um técnico ajudará o paciente a deitar-se em decúbito ventral na mesa de exames , em seguida a pessoa é levada lentamente a pessoa para um túnel aberto nas extremidades, arejado e iluminado.
Durante o exame o técnico sairá da sala, mas manterá contato visual e auditivo com paciente através de um aparelho de comunicação interna. Deve-se respirar normalmente, relaxar e permanecer imóvel por pequenos períodos de tempo.
O paciente ouvirá ruídos parecidos com batidas em intervalos regulares, isso significa que a máquina está funcionando normalmente e as imagens estão sendo adquiridas. Se preferir, a pessoa poderá escutar música durante a realização de alguns exames. Basta solicitar ao técnico.
O tempo de exame é de 15 a 45 minutos.O exame é indolor e não há nenhum contato do aparelho com o corpo.
Contra-indicações
A Ressonância Magnética é contra indicada para:
- Pacientes com marca passos cardíacos e algumas marcas de clipes de aneurisma cerebral;
- Pacientes com implantes cocleares e neuroestimuladores;
- Pacientes com projéteis de arma de fogo ou outros fragmentos metálicos, dependendo da localização no corpo. 
- Até o momento não existe nenhum estudo comprovando os efeitos da Ressonância Magnética na gravidez, porém é recomendado que não se realize o exame durante o primeiro trimestre de gestação.
Cuidados relacionados a próteses e implantes
– Implantes cirúrgicos metálicos hemostáticos ou outros no Sistema Nervoso Central podem se mover. Quando colocados em outras partes do corpo, consideramos um risco mínimo, depois da fase curativa (6 a 8 semanas) acontece a fibrose e o envolvimento do clipe
e ajudam a mantê-lo em uma posição estável.
– Pacientes ou outras pessoas com marcapasso não devem se aproximar ou fazer exames na Ressonância Magnética. Embora recentemente algumas exceções tenham sido descritas para marcapassos de nova geração.
– Roupas contendo fios ou componentes metálicos, objetos de metal, como óculos, jóias, grampos, botões, relógios, pulseiras, próteses, etc devem ser removidos antes dos exames. 
FONTE DE PESQUISA:
Dr. Ruy Galves /Dra.Serli Ueda 
Dr. Luciano F. Chala 
ALUNA:MARY LANE DA COSTA DE OLIVEIRA
RA:2517200003
POLO VERGUEIRO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando