Buscar

SUGESTÕES DISCURSIVAS NATURALISMO

Prévia do material em texto

SUGESTÕES DISCURSIVAS NATURALISMO
Conceitue NATURALISMO. 
Resposta
O NATURALISMO postula um retorno à nossa verdadeira essência, entendendo que a civilização que construímos é um mundo artificial, bem como a origem dos males morais e até mesmo físicos. Parte do pressuposto de que a natureza é essencialmente boa e que o aperfeiçoamento físico e moral se dão à medida que nos afastamos de nossas práticas civilizadas e retornamos a um estado natural.
Faça uma relação do Naturalismo e Iluminismo, e especificamente, como as idéias Rousseau se articulam com esse movimento. É possível perceber algum tipo de antagonismo entre as idéias de Rousseau e os princípios iluministas de: liberdade, propriedade.
Reposta 
É de Rousseau o CONTRATO SOCIAL - tratar-se-ia de um pacto legítimo pautado na alienação total da vontade particular como condição de igualdade entre todos. A vontade particular se tornaria em vontade coletiva
Logo, a soberania do povo seria condição para sua libertação. Assim, soberano seria o povo e não o rei (este apenas funcionário do povo), fato que colocaria Rousseau numa posição contrária ao Poder Absolutista vigente na Europa de seu tempo. Ele fala da validade do papel do Estado, mas passa a apontar também possíveis riscos da sua instituição. O pensador avaliava que da mesma forma como um indivíduo poderia tentar fazer prevalecer sua vontade sobre a vontade coletiva, assim também o Estado poderia subjugar a vontade geral. Dessa forma, se o Estado tinha sua importância, ele não seria soberano por si só, mas suas ações deveriam ser dadas em nome da soberania do povo, fato que sugere uma valorização da democracia no pensamento de Rousseau. (http://brasilescola.uol.com.br)
A principal bandeira da REVOLUÇÃO FRANCESA, o seu pilar, o seu lema era LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE. Dessa forma, o pensamento de Rousseau a influenciou profundamente, uma vez que a essência de suas ideias estão em sintonia com os ideiais revolucionários dessa época.
É POSSÍVEL PERCEBER ANTAGONISMO, paradoxalmente às semelhanças acima descritas. É consenso que há unanimidade de pensamento entre os teóricos de nenhuma época, não haveria portanto na época em questão. Considerando Voltaire e Rousseau, é nítida a diferença de pensamento, o primeiro, é monárquico-parlamentarista, não propunha uma mudança estrutural na sociedade como seu contemporâneo Rousseau. Indo um pouco mais além, pode-se afirmar que a organização política e social proposta por Rousseau, seria algo difícil de se estabelecer dentro da estrutura capitalista que estava se desenhando, com a ascensão da burguesia, cujos interesses na propriedade privada são o principal princípio. Ao mesmo tempo que as ideias de igualdade de Rousseau são apregoadas nos ideiais dessa revolução, o modelo de liberdade proposto não condiz com os interesses em jogo, com os interesses das classes envolvidas, tanto é verdade, que a revolução culminou com a repressão daqueles que idealizaram e levaram a termo suas aspirações. Os ideais serviram aos interesses da burguesia, mas quando confrontada pela sociedade, pelo povo, os ideais foram trocadas pelas armas da repressão.
 Questão proposta na vídeo aula Do ponto de vista político, Rousseau admite que a corrupção do caráter humano é inevitável. Mas, se nos tornarmos tão maus assim, como é possível vivermos em sociedade: Reflita: se cada um de nós está sempre buscando realizar propósitos mesquinhos como conseguiremos conviver uns com os outros?
Resposta
As leis estabelecem o equilíbrio social, pois os delitos são penalizados, levando até mesmo à prisão. Em relação às práticas imorais, corruptoras, pertencem à natureza do homem e seria difícil estabelecer leis ou parâmetros para combatê-las vai depender da consciência, da postura pessoal. Não há meios educacionais capazes de restaurar o homem, não há como formar uma sociedade na qual venha imperar somente o bem, as mudanças, a negação da corrupção moral dependem das escolhas do homem
Do ponto de vista pedagógico, Rousseau, propõe uma educação em sintonia com a natureza, o ser humano passa a desenvolver ao máximo, suas potencialidades sem comprometer retidão de seu caráter e pureza de sua alma. Discorra sobre os processos dessa educação isolacionista, a qual se daria até aos 12 anos, idade da razão.
Resposta
A criança deve ser isolada, manter contato somente com o preceptor, pessoa de moral e caráter irrepreensível, até pais devem ser dispensados, posto que esses exercem protecionismo. Deixar o educando junto à natureza (a fim de que seu caráter natural, essencialmente bom não se corrompa), para não se corromper com os vícios da civilização. Após a idade adulta, poderia ocorrer as interações, pois já estaria com formação suficiente para não se irromper nos vícios, uma vez que já está com o caráter formado.
Promover a liberdade do indivíduo, desde o nascimento (tirar faixa, coero).
Estimular ao máximo, as experiências sensoriais, pois segundo Rousseau a educação livresca priva desse precioso recurso de aprendizagem.
Sobre a disciplina, aprender pela experiência, avaliar as conseqüências de suas ações, o castigo é percebido como injustiça.
Aos 12 anos, quando se inicia a idade da razão, deve-se evitar que o AMOR-DE-SI, (atitudes do homem buscando seu bem estar enquanto pessoa, saúde, boas relações)se transforme em AMOR-PRÓPRIO, ), quando deslocamos a preocupação com meu eu, comigo mesmo, com minha própria pessoa para um bem, para uma materialidade, para uma imagem que construo de que sou um nobre, que tenho um sangue diferente do outro semelhante, a isso ele contrapõe: somos iguais), segundo ele, fonte de todos os vícios.
Rousseau enfatiza o ensino da história, para que o aprendiz se espelhe nos exemplos, não cometendo os erros narrados, inclusive, esse recurso seria um meio de conhecer a dissimulação das pessoas, para não praticá-la.
Aos 12 anos, idade da razão, Emílio, personagem aluno do seu livro, já poderia ter acesso ao conhecimento de divindade, principiando a educação religiosa, e a compreensão acerca de Deus, teria como base a razão, a partir daí, ele poderia fazer uma escolha religiosa.
Resumo
Promover a liberdade
Estimular a experiência sensorial
O problema do castigo físico
Relação entre amor-de-si (atitudes do homem buscando seu bem estar enquanto pessoa, saúde, boas relações) e amor próprio (moral Negativa), quando deslocamos a preocupação com meu eu, comigo mesmo, com minha própria pessoa para um bem, para uma materialidade, para uma imagem que construo de que sou um nobre, que tenho um sangue diferente do outro semelhante, a isso ele contrapõe: somos iguais
Segundo Rousseau, o que seria “MORAL NEGATIVA”? Como promovê-la?
Resposta: Não ensinar a virtude, mas evitar que se aprenda o vício, ensinando a empatia, (se colocar no lugar do outro, solidarizar com os sentimentos alheios), a princípio, seriam ensinados, sem contato com outro, pelo menos no início, pois as pessoas, segundo seu pensamento, são dissimuladas, e poderiam enganar o aprendiz.

Continue navegando