Buscar

Resumo Informacao Contabil


Continue navegando


Prévia do material em texto

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS
ALESSANDRA PAIXÃO MARTINS 
BRUNA CRISTINA BATISTA
INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Nova Lima
2014
INTRODUÇÃO
O ambiente altamente dinâmico no qual as organizações estão inseridas é indispensável o aprimoramento do fornecimento de informações aos gestores. As informações passam a fazer parte do sistema empresa, e subsidiam a tomada de decisões.
O sistema de informação é um elemento do sistema da empresa contendo informações relevantes para atender as demandas e necessidades das entidades. O sistema de informação pode contribuir para mudanças futuras e adaptações às flutuações de mercado. 
O Sistema de Informação deve estar aliado à missão e aos objetivos organizacionais, pois está envolvido em todas as áreas da companhia. Dentre essas áreas pode-se citar recursos humanos, financeiros e estruturais. 
Portanto, faz-se necessário maximizar as habilidades dos usuários, o que implica em identificar capacidades específicas das pessoas envolvidas. 
A INFORMAÇÃO CONTÁBIL E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Antes de abordar sobre informação contábil, é necessário conhecer a diferença entre dado e informação. Oliveira (2007, p 22) dado "é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação"; informação "é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões".
Neste sentido os dados precisam ser manipulados, relacionados e contextualizados para se transformarem em informações. As informações contábeis resultam do processamento de dados relacionados ao empreendimento, decorrentes das atividades desenvolvidas na organização. A principal forma de a contabilidade evidenciar informações aos seus usuários é por meio de demonstrações contábeis padronizadas.
As demonstrações contábeis foram concebidas para refletir as transações e os eventos subjacentes à situação financeira, aos resultados das operações e às alterações na posição patrimonial, situadas em limites aceitáveis, isto é, limites que são razoáveis e praticáveis atingir em demonstrações contábeis. 
O CPC dispõe que as demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas a usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas, e objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral.
Em suma, um conjunto de informações padronizadas pode atender a maioria das necessidades, mas pode não atender as demandas especificas de determinados usuários. Como alternativa para a contabilidade cumprir seu papel, temos a utilização de um banco de dados, por exemplo, com o qual é possível gerar diferentes relatórios contábeis de modo a atender as particularidades de cada usuário. Entretanto, é necessário conhecer esses usuários.
O sistema de informação contábil precisa ser projetado objetivando refletir as escolhas de parâmetros de mensuração e evidenciação contábeis com vistas a atender as necessidades diversas dos usuários, convergir os interesses das divisões (Financeiro, Produção, RH) para uma visão holística da empresa, no sentido de promover a sinergia e assegurar a continuidade da organização.
As empresas são consideradas sistemas abertos, uma vez que o subsistema institucional interage com o meio onde atua, as trocas são efetuadas através de seus membros, as pessoas, que fortalecem e motivam a entrada de energia na organização. 
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Os limites organizacionais ganharam novos contorno, integrando a entrada, a transformação, a saída e feedback, como características necessárias a qualquer processo organizacional. Motta (2001,p.84) propõe que "o sistema é visto como em mudança contínua, na medida em que só sobrevive eventualmente cresce pela sua adaptação a um ambiente altamente turbulento". Neste contexto, é importante o entendimento de papeis, normas e valores dos agentes organizacionais.
Os papeis orientam as formas especificas de comportamento, dando orientação ao individuo sobre os dados a serem absorvidos para o desempenho do papel e as tarefas que deverão ser executadas.
As normas são as expectativas relacionadas as instruções de trabalho. Servem para reforçar os requisitos de desempenho dos sistema possuem caráter de exigência.
Os valores representam as justificativas e as aspirações ideológicas dos participantes organizacionais. Um sistema de informações, visualizado como um sistema aberto tenderá a responder aos apelos do ambiente externo, tendo como agilizador de sua implantação, indivíduos do ambiente interno.
Bio (1991, p.24) conceitua os sistemas de informação como "conjunto de procedimentos que visam captar o que acontece na organização, apresentando de forma sucinta, a cada nível, o que lhe cabe e tendo por objetivo dar subsídios ao processo decisório".
Claver et al., 2001 aponta que há muita confusão entre o que seja Sistema de Informação (SI) e Tecnologia da Informação (TI). Adota-se então que SI é um sistema que coleta, grava, guarda e rearranja os dados de operação de um negocio e então oferece resultados desse processamento. E TI representa um componente tecnológico, que dará suporte ao sistema de SI, que inclui o maquinário, as bases de dados, a rede de programas e os recursos que sustentarão o processamento das informações.
Campos Filho (1999) entende que o sistema de informação consubstancia-se de: informação (dados formatados, imagens, sons); os recursos humanos (que coletam, armazenam, recuperam, processam, dissemina e utilizam as informações); as tecnologias (o hardware e software), e as praticas de trabalho (métodos utilizados). A interação destes componentes forma uma rede de informações, cujos fluxos subsidiam a tomada de decisões dos gestores. 
O desenvolvimento do SI de estar de acordo com a missão e os objetivos da empresa, e assegurar o objetivo principal que é a continuidade. O SI deve ainda promover a melhoria do processo de gestão das atividades. É necessário que o projeto seja elaborado por uma equipe interdisciplinar, que trazem diferentes visões e incrementam ações para melhorar o projeto.
É importante o comprometimento de todos desde a alta gestão aos níveis mais baixos. O gerenciamento é indispensável desde a escolha da tecnologia da informação até a forma de como será desenvolvido e implementado o SI, considerando a realidade da empresa, disponibilidade de recursos (financeiros, pessoal e estrutural).
A informação contábil não pode ser entendida como um elemento isolado no contexto empresarial, ela impacta e é impactada por inúmeras variáveis internas e externas a organização. Uma visão holística da organização do conteúdo da informação contábil é imprescindível para que o SI seja estruturado de forma a atender as necessidades informativas dos diferentes tipos de usuários.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	A informação contábil, para ser útil aos seus usuários, deve possuir características que atendam as suas necessidades informativas. A evidenciação de forma padronizada, por meio das demonstrações contábeis, é um aspecto importante a ser considerado no fornecimento de informações pela contabilidade. 
	É de suma importância identificar os usuários da informação contábil e conhecer suas necessidades informativas. O papel da contabilidade é suprir os usuários com informações úteis ao processo decisório.