Buscar

Atividade I da AD1 2017 1º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação  Centro  de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2017/2º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo
I) Com base no Capitulo 2 do Chiavenato e nas aulas 1 a 4, preencha as lacunas das afirmativas abaixo. Cada questão desta atividade vale 0,25 ponto, totalizando 5,0 pontos.
Questão 1: Com a invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1819) e sua posterior aplicação à produção, surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social, que, no período de um século, foram maiores do que todas as mudanças ocorridas no milênio anterior. É a chamada Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e que pode ser dividida em duas épocas distintas:
a) 1780 a 1860: Primeira Revolução Industrial ou revolução do carvão e do ferro.
b) 1860 a 1914: Segunda Revolução Industrial ou revolução do aço e da eletricidade
Questão 2: As ideias básicas dos economistas clássicos liberais são os germes iniciais do pensamento administrativo dos dias atuais. Adam Smith (1723-1790) é o fundador da Economia Clássica, cuja ideia central é a competição. Embora os indivíduos ajam apenas em proveito próprio, os mercados em que vigora a competição funcionam espontaneamente, de modo a garantir a alocação mais eficiente dos recursos e da produção, sem que aja excesso de lucros.
Questão 3: A Revolução Industrial abriu as portas para o início da Era Industrial, que passou a dominar o mundo econômico até o final do século XX e foi o divisor de águas entre os países industrializados (mais avançados) e os não industrializados ( emergentes e subdesenvolvidos). E igualmente, entre as organizações mais bem administradas e aquelas precariamente administradas.
Questão 4: Todas as empresas buscam conviver muito de perto tanto com a eficiência quanto com a eficácia, pois isso representa o perfeito equilíbrio. No entanto, sabe-se que, ao lidar-se com pessoas, as funções eficiência e eficácia carecem ser continuadamente observadas e controladas, para manter-se a probabilidade de alcançar os resultados previamente planejados. 
Questão 5: O administrador deve, primeiramente, prever os resultados a serem alcançados, definindo objetivos e metas. Em seguida, deve definir tarefas e responsabilidades, no projeto ou no empreendimento. Para tal, deve criar uma estrutura composta de funções, especializações e atribuir tarefas e competências para cada membro da equipe. 
Questão 6: O trabalho de um administrador é complexo e multidimensional, e requer uma série de habilidades . Apesar de alguns teóricos da Administração proporem uma longa lista delas, as necessárias para administrar um departamento ou uma organização podem ser resumidas em três categorias: conceituais, humanas e técnicas. 
Questão 7: O maior desafio de um administrador é motivar as pessoas para o alto desempenho, criar um clima organizacional propício para o trabalho em equipe, incentivar comportamentos cooperativos, criar sinergias por meio dos trabalhos de grupo, criar um propósito comum e transformá-lo em visão e missão, e difundir ambos em toda a organização. 
Questão 8: Diferentemente dos feudos, nos quais o trabalho tinha por finalidade a subsistência da comunidade, nos burgos existiam profissionais cujas habilidades propiciavam um comércio de produtos necessários à vida social – como roupas e ferramentas agrícolas, por exemplo, e isso lhes assegurava um certo status na sociedade. 
Questão 9: O aumento do consumo exigiu aumento da produção e com a revolução industrial, iniciou-se um processo ininterrupto de produção coletiva em massa, de geração de lucro e de acúmulo de capital. As sociedades foram superando os tradicionais critérios da aristocracia (principalmente a do privilégio de nascimento, a descendência nobre), e os novos “senhores” passara a ser os donos das fábricas e do capital. 
Questão 10: Na produção em massa, as mercadorias atingem um preço mais baixo e acessível à grande maioria da sociedade. Feitas em grandes quantidades, seu custo obrigatoriamente cai. As peças são feitas a máquina e padronizadas, sendo todas iguais, pois seguem o mesmo processo de produção. Há grande economia de tempo, pois usa-se a linha de montagem, na qual o trabalho é fragmentado em tarefas dispostas em sequência. 
Questão 11: A fábrica, essencialmente, é o local de reunião dos trabalhadores com o intuito de produzir algo. O sistema fábricas é, portanto, o resultado da concentração dos trabalhadores num mesmo local de trabalho. Dominado e controlado pelo capitalista, o trabalhador utiliza os meios de produção que não lhe pertencem, trabalhando em um ambiente estranho e produzindo um produto e a ser vendido para clientes que não são os seus. 
Questão 12: Criadas as primeiras fábricas com a mecanização do trabalho e a implantação da divisão do trabalho, começaram a surgir novos problemas. Entre esses novos problemas, dois deles demandavam soluções imediatas: 
a) gerenciar a nova força de trabalho;
b) treinar os operários no uso das máquinas. objetivando maior produtividade; 
Questão 13: Ao descrever o processo de trabalho de fabricação de alfinetes, Adam Smith criou o conceito de divisão de trabalho industrial. Conforme sua análise, o trabalho era dividido em diferentes tarefas atribuídas a diferentes trabalhadores: era o início do “trabalho parcelado” aplicado à produção industrial. 
Questão 14: Produzir e entregar produtos de alta qualidade e baixo custo, feitos sob medida para atender às necessidades e expectativas dos clientes é o conceito de customização em massa. Este conceito, foi abordado pela primeira vez em 1970, por _ Alvim Toffler, em seu livro O choque do Futuro e surgiu em resposta aos seguintes desafios:
a) o modelo de produção em massa mostrou-se inadequado porque não era capaz de atender às demandas e ao aumento das expectativas dos clientes no volume, qualidade e ritmos necessários.
b) houve o surgimento de novas tecnologias, como a informática, a robotização e a automação de processos.
c) houve também uma intensificação da competição no mercado consumidor, exigindo da empresa maior criatividade, agilidade e flexibilidade na gestão da produção e de seus negócios. 
 
Questão 15: Em sua avaliação crítica ao sistema capitalista de produção, Karl Marx identificou os seguintes efeitos nocivos para o trabalhador:
a)A hierarquização do trabalho;
b) A depreciação da força do trabalho;
c) E a submissão do trabalhador às ordens e a disciplina do capital.
Marx criou o conceito de trabalhador parcial– o trabalhador individual que fica apropriado e anexado, durante toda a vida, a uma função específica. Outra crítica marxista ao sistema capitalista de produção foi a separação entre trabalho manual e trabalho intelectual. 
Questão 16: Na produção artesanal, os produtos eram feitos um de cada vez, com a utilização de ferramentas manuais e com a valorização das habilidades dos profissionais. Contudo, na produção em massa, as máquinas representavam uma dualidade: ao mesmo tempo que propiciavam uma produção muito maior, sua aquisição representava um grande custo para o dono da fábrica. Logo, elas precisariam trabalhar a todo vapor para compensar o investimento em maquinário, e não poderia haver tempo ocioso. 
Questão 17: A dinâmica e a rotinização do processo de produção eram impostas aos trabalhadores prevalecendo à homogeneidade de suas ações, pois todos os produtos deveriam ser feitos no mesmo ritmo e com os mesmos movimentos. O nome desse estudo era tempos e movimentos. 
Questão 18: O modelo taylorista de gestão era voltado para a busca de soluções para o alto desperdício de materiais, matéria-prima e tempo, e para o baixo nível de _produtividade dos trabalhadores daquela época. Como proposta de solução, Taylor concentrou-se naaplicação de métodos e técnicas de engenharia industrial com foco na análise e racionalização do trabalho. Os objetivos a serem alcançados eram a máxima produção e a minimização dos custos. 
Questão 19: Taylor não pode ser considerado culpadopor ter exigido dos trabalhadores melhor desempenho na fábrica. O que, na verdade, Taylor fez foi educar o trabalhador para um novo tipo de ambiente de trabalho: a fábrica. Graças ao modelo taylorista, as fábricas aumentaram sua produção e os trabalhadores aprimoraram suas habilidades e adquiriram novos conhecimento. 
Questão 20: Analisar as contribuições tayloristas à luz das teorias de Marx foi o que fez Braverman em seu livro O trabalho e o capital monopolista, obra de referência no estudo do taylorismo. Mas é preciso livrar-se da visão marxista; do contrário, você vai cair na armadilha do marxista ortodoxos e sempre verá Taylor como o maior vilão da história da administração. É bom lembrar das condições da época:
a) trabalhadores que não sabiam trabalhar nas linhas de produção, pois eram artesão e egressos da zona rural,;
b) fábricas mal iluminadas;
c) condições precária de trabalho; 
d) jornadas longa e baixos salário etc. 
A despeito dessas condições, Taylor conseguiu revolucionar a Administração e criar uma ciência. Este foi o seu maior legado e, como tal, deve ser lembrado e reverenciado. 
Orientações para a atividade:
Esta etapa da AD1 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”. 
Esta atividade está relacionada com o Capítulo 2 do Chiavenato e com as aulas de 1 a 4 (vale 5,0 pontos).
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda aos tutores a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até 20/08/2017).
Envie o arquivo em formato doc ou pdf.
Não deixe para postar a atividade no último dia.

Outros materiais