Buscar

Sociedade e Tecnologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Sociedade séc. XXI:
- Sociedade Hedonista – O hedonismo tem como princípio básico a busca do prazer, enquanto virtude da construção humana. 
Em geral, aceita-se esta interpretação ética que veio e tem surgido por simples observação. Outra versão comum assume o hedonismo como bem supremo, um valor fundamental.
*
*
- Sociedade Niilista - É a desvalorização e a morte do sentido, a ausência de finalidade e de resposta ao “porquê”. 
Os valores tradicionais depreciam-se e os "princípios e critérios absolutos dissolvem-se". 
"Tudo é sacudido, posto radicalmente em discussão. A superfície, antes congelada, das verdades e dos valores tradicionais está despedaçada, não há ancoradouro".
*
*
Sociedade Alienada – 
Mensagens subliminares: tentativa de desviar o homem dos temas centrais, reais e necessários à sua sobrevivência para alienar, principalmente os sujeitos dos países do terceiro mundo, para os temas centrais que interessam tão somente aos imperialistas – lucratividades, consumo e dinheiro. 
*
*
Consumo Adicto - O vício do consumismo. O importante é o ter e o consumir e não o ser e existir. O direito do cidadão virou direito do consumidor. Tudo agora está girando pela questão do patrocinador. 
Sociedade individualista - A relação de competição é tão grande, que fica difícil identificar sociologicamente onde há conflito e competição. Não há mais referências coletivas e sim de determinadas “comunidades” “tribos”. 
*
*
Sociedade tecnológicêntrica 
 O tecnicismo e o cientificismo em que estamos mergulhados tende a um processo de desumanização da relações sociais, humanas e culturais. 
Há um processo que se impõe onde a relaçoa com as máquinas é o propósito, sendo a máquina o fim e o homem o meio. 
*
*
Sociedade Amoral - Diante das recentes descobertas científicas, principalmente na área biogenética, o homem precisa mais do que nunca estabelecer referenciais, condutas e posturas éticas para bloquear posturas ant-éticas contra a própria natureza humana.
A clonagem, a informações do mapeamento genético, os transgênicos, e outras novas descobertas colocam o homem na crucial questão: Qual é o limite do homem? 
*
*
Ócio – paradoxo entre a grande proporção que a tecnologia favorece para o tempo livre das pessoas e o acúmulo de tarefas e responsabilidade adquiridas pelo homem pós-moderno.
*
*
Criatividade – até que pontos somos criativos?
O tempo atual estimula para o desenvolvimento da criatividade, considerando que muitas são as facilidades dispensadas pelo contexto que se estrutura tecnologicamente?
Quais as leituras e formações necessárias para o desenvolvimento da criatividade?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais