Buscar

Resenha 2 Tecnologia e Política em Marcuse

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Laryssa Tavares Pimenta	Turma: 30E
Tecnologia e Política em Marcuse
.
Referencias:https://revistacult.uol.com.br/home/tecnologia-e-politica-em-marcuse/
Autor (a): Marília Mello Pisani é professora de filosofia da Universidade Mackenzie, com 
doutorado sobre a relação entre ciência e política em Marcuse
Objetivos: Os objetivos do texto lido foi de sintetizar as ideais de Marcuse, em seu livro Ideologia da sociedade industrial[1964], além de apresentar uma crítica sobre tal livro; o texto se trata de uma espécie de resenha crítica do livro.
Resumo: A autora começa com uma breve introdução descrevendo algumas ideias de Marcuse, relata que ele analisa as relações entre as novas tecnologias e os governos na época nazista e na época da bipolaridade e também a relação homem e máquina, ainda mostra como essa relação influenciou toda a sociedade.
É mostrado também que o autor do livro questiona a neutralidade da ciência mas os governos da época não aceitavam suas ideias e ele recebeu inúmeras críticas, mas no período pós guerra novas questionamentos surgiram acerca da ciência, de modo que no pós-guerra a questão da neutralidade da técnica e da ciência adquire novo significado.
A recusa da tese da neutralidade não implica a defesa de uma volta ao passado tradicional, pré-científico, ou uma recusa da ciência e da técnica. Isso porque para Marcuse a tecnicidade, assim como o projeto técnico e científico, tem caráter existencial, sendo, portanto, elementos fundamentais na realização das necessidades vitais e na constituição de uma “vida sem angústia, pacificada e de alegria”. Seu interesse é mostrar que, sendo a ciência e a técnica atividades humanas, elas só alcançam seu objetivo se assumirem claramente o caráter político e histórico que foi mascarado pela afirmação da “pureza” científica.
O texto também mostra que Marcuse resgata conceitos Iluministas, no sentido de que devemos buscar uma razão sensível, ou seja entender a diferenciação da humanidade em relação a natureza.

Outros materiais