Buscar

203466150 Logica Formal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Falácias ou Sofismas
Allex Barbosa Silva
Luís Fellipe Rodrigues Bezerra
Universidade federal de alagoas
Falácias ou Sofismas
A argumentação é uma forma de convencer da verdade de modo legítimo e correto. No entanto, também existem formas de convencimento a partir de argumentações incorretas ou ilegítimas. Tais formas nos convencem, mas não necessariamente da verdade e recebem o nome de falácias ou sofismas.
Em seu livro “Aprendendo Lógica” Cleverson Bastos e Vicente Keller nos ensinam que Sofismas (alusão nem sempre justa à sofística grega) ou falácias “são raciocínios que pretendem demonstrar como verdadeiros argumentos logicamente falsos. Sua eficiência consiste em transferir a argumentação do plano lógico para o psicológico ou lingüístico, servindo-se da linguagem, que pode ser usada tanto de modo expressivo como de modo informativo, visando assim despertar emoções e sentimentos que dão anuência a uma conclusão, mas não convencem logicamente.” (1994, p. 22)
Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que se alega.
Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso.
Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional, íntima, psicológica, mas não validade lógica. 
Entendendo as falácias
A classificação adotada por Maria Lúcia de Arruda e Maria Helena Pires Martins (2003) divide as falácias em dois grupos: em formais ou não-formais. No primeiro caso, quando elas contrariam as regras do raciocínio correto, no segundo caso, quando, inadvertidamente ou por falta de atenção, somos iludidos por meio da linguagem usada para formular o argumento.
Para Bastos e Keller (1994) as falácias podem ser reunidas em dois grupos: o lógico e o lingüístico. No grupo lógico, a falácia está relacionada com a transferência para o plano psicológico. No segundo caso, isto é, no grupo lingüístico, “trata-se da transferência do plano lógico para o plano das funções dialógicas da linguagem.” (p. 28)
Por que estudar as falácias
É importante conhecer os tipos de falácia para evitar armadilhas lógicas na própria argumentação e para analisar a argumentação alheia.
É importante observar que o simples fato de alguém cometer uma falácia não invalida toda a sua argumentação. 
Pressa e excesso de trabalho elevam risco de acidentes em obras no Brasil
As mortes ocorridas nas obras de estádios da Copa do Mundo de 2014 colocam em evidência as falhas de segurança nos canteiros de obra brasileiros. Segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil, a pressa para cumprir prazos e as altas cargas horárias cumpridas por operários são hoje as maiores causas de acidentes no país.
Acidente com guindaste na Arena Corinthians causou a morte de dois operários
Fazem parte do grupo lógico as seguintes falácias:
Conclusão Irrelevante
Petição de Princípio
Círculo Vicioso
Falsa Causa
Causa Comum
Generalização Apressada
Acidente
Contra o homem (Ad hominem)
Recurso à força
Apelo à ignorância
Apelo à piedade
Populismo
Apelo à autoridade (anônima)
Pergunta complexa
Apelo à autoridade anônima
Fazer afirmações recorrendo a autoridades sem citar a fonte.
Apelo à autoridade anônima
"O setor da construção civil vive um momento de aquecimento e o ritmo elevado das obras, que têm prazo para serem entregues, acaba levando ao aumento nos acidentes de trabalho", afirmou à BBC Brasil o procurador Philippe Gomes Jardim, da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), do Ministério Público do Trabalho da União.
"O aumento no ritmo de trabalho não vem acompanhado de mais segurança", afirmou.
Segundo ele, quanto mais longas forem as jornadas de trabalho e menores os intervalos de folga, mais desgastado ficará o trabalhador e, portanto, mais sujeito a acidentes.
"É um círculo: o mercado exige velocidade da construtora, que exige do trabalhador, que acaba em situação de maior risco".
“Os peritos” dizem que a melhor maneira de prevenir um acidente é estar preparado para ele.
Recurso à força
Utilização de algum tipo de privilégio, força, poder ou ameaça para impor a conclusão.
Recurso à força
Engenheiro civil: A colocação das vigas de sustentação da cobertura devem ser montadas no chão e içadas pelos guindastes para agilizar e não atrasar a obra.
Condutor do Guindaste: Mas doutor se armamos as vigas antes de ergue-as no guindaste, ele não aguentará o peso e cederá.
Engenheiro civil: Acredite no que eu digo, e não se esqueça de quem é que paga o seu salário, portanto, saiba com quem está falando...
Fazem parte do grupo Linguístico as seguintes falácias:
Equívoco
Ênfase
Anfibologia
Composição
Divisão
composição
É o fato de concluir que uma propriedade das partes deve ser aplicada ao todo.
composição
Segundo Sebastião Geraldo de Oliveira, desembargador do Tribunal Superior do Trabalho de Minas Gerais, adota-se com certa frequência no setor da construção civil o pagamento rotineiro de horas extras que, por serem sistemáticas, acabam diminuindo o tempo de descanso do trabalhador.
"Isso (horas extras) não deveria ocorrer com tanta frequência, mas no Brasil existe a cultura da hora extra habitual, como se o fato extraordinário fosse um fato corriqueiro".
"É o trabalho por empreitada. Paga-se 'por fora' para aumentar o ritmo da obra", disse Ramalho.
Isso significa, segundo Ramalho, trabalhar de 12 a 16 horas por dia e não ter o serviço "por fora" registrado para fins previdenciários ou para contar no 13º salário.
João trabalhar na construção civil de 12 a 16 horas por dia e utilizar entorpecentes para aguentar as longas jornadas de trabalho. Logo todos os trabalhadores que fazem horas extras usam entorpecentes.
Curiosidade no canteiro de obra
A droga mais comum nos canteiros de obras seria o oxi, um derivado da cocaína preparado a partir da pasta base do entorpecente misturado a cal e querosene.
divisão
Oposto da falácia de composição. Supõe que uma propriedade do todo é aplicada a cada parte.
divisão
O estádio do Corinthians foi o local escolhido pela Fifa para o jogo de abertura da Copa do Mundo no dia 12 de junho de 2014, que será entre a seleção brasileira e a Croácia, adversária definida no sorteio das chaves do Mundial no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe (BA).
Para construção do estádio foi composta uma equipe com vários engenheiros brasileiros, deste engenheiros civis, elétricos e de materiais.
A equipe de engenheiros da Arena Corinthians trabalho bem no sábado passado. Marcos é engenheiro da Arena Corinthians. Logo, Marcos trabalhou muito bem no sábado passado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Aldo Rebelo minimiza acidentes nas obras da Copa: "O trabalho é vitorioso". Disponível em: < http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/12/15/aldo-rebelo-minimiza-acidentes-nas-obras-da-copa-o-trabalho-e-vitorioso.htm> Último acesso em 12 de Janeiro de 2014.
Pressa e excesso de trabalho elevam risco de acidentes em obras no Brasil. Disponível em: < http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/12/131208_acidentes_obras_lk.shtml> Último acesso em 12 de Janeiro de 2014.
Guindastes de obra do estádio do Corinthians devem ser liberados. Disponível em: < http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/12/guindastes-de-obra-do-estadio-do-corinthians-devem-ser-liberados.html> Último acesso em 12 de Janeiro de 2014.
Operário morre em acidente na obra do estádio da Copa em Manaus. Disponível em: < http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/12/14/operario-morre-em-acidente-na-obra-do-estadio-da-copa-em-manaus.htm> Último acesso em 12 de Janeiro de 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais