Buscar

CATABOLISMO DE AMINOÁCIDOS

Prévia do material em texto

CATABOLISMO DE AMINOÁCIDOS
Essa via de quebra de aminoácidos é importante para outras vias e utilizada na produção de energia. O grande problema da quebra de aminoácidos é a amônia, o nitrogênio, que sobra e como vamos excretá-lo. Todas as reações culminam no aumento da produção de nitrogênio. As galinhas eliminam por meio da urina, mas os mamíferos excretam uréia, e essa amônia é desviada para o ciclo da uréia.
As reservas protéicas e do aminoácido vindo da dieta culminam na produção de aminoácidos. Esses aminoácidos podem ser usados como fonte energética ou para formar glicose na via de gliconeogenese, nessas vias precisamos de reações de transaminação. 
PRINCIPAIS TRANSAMINAÇÕES
Reação genérica 
É um modelo de reação de transaminação que sempre funciona da mesma forma:
Alfa cetoglutarato (também chamado de alfa cetoacido) quando é aminado há a transferência da amina (NH3) de um aminoácido qualquer. O alfa cetoglutarato com a amina vira glutamato (aminoácido). O aminoácido agora perdeu o grupamento amina, virando alfa cetoacido. Dessa maneira, cada alfa cetoacido tem seu aminoácido correspondente. Essa reação é reversível e feita pela enzima aminotransferase. 
A importância dessa reação é a biossintese de aminoácido e biossintese de alfa cetoácido.
Ex. 1: Síntese de alanina
O glutamato doa amina para o piruvato (alfa cetoglutarato), que vira alanina. O glutamato sem a amina (NH3) que foi doada vira alfa cetoglutarato. Essa reação ocorre pela enzima alaninaAMINOTRANSFERASE
Piruvato (alfa cetoácido) + glutamato (aminoácido)
 
 Alanina (aminoácido) + alfa cetoácido (alfa cetoglutarato)
Ex. 2: Síntese de asparigina

Continue navegando