Buscar

Introdução suinos nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução 
A intoxicação por sal é comum em equinos, bovinos e cães, sendo mais frequente em suínos devido à alta ingestão de cloreto de sódio, com restrição hídrica por um longo período. Isso acontece durante o manejo incorreto de restos de alimentos industriais, ou pela ingestão do soro de leite da fabricação de queijos ofertados para a alimentação na suinocultura nos galpões de criadouros. Essa patologia é mais conhecida como toxicose.
 Porém os suínos, tem uma sensibilidade maior comparada aos outros animais e devido a isso o SNC é o principal acometido, com a ocorrência dos primeiros sinais e sintomas de intoxicação. Porém o diagnóstico deve ser preciso e rápido, pois se o animal ingeriu pequena quantidade de sódio o quadro pode ser reversível através da fluido terapia venosa.
 É de suma importância mencionar que as fêmeas em fases de lactação tiveram seu leite cessado após ingestão do soro de queijo. As fêmeas na fase gestacional sofreram aborto após consumirem “salmoura” do queijo como é conhecido popularmente.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
S. Brum, Juliana; J.N. Galiza, Glauco; B. Lucena, Ricardo e S.L. Barros, Cláudio – Intoxicação por sal em suínos: aspectos epidemiológicos, clínicos e patológicos e breve revisão de literatura. Pesquisa Veterinária Brasileira 33(7):890-900, julho 2013. 
S. Boos, Gisele; T.N. Watanabe, Tatiane; R. Almeida, Paula; G.S. Oliveira, Luíz – Surto de intoxicação por sal em suínos em Santa Catarina. Pesquisa Veterinária Brasileira 32(4):329-332, abril 2012.

Outros materiais