A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
apol - Sistemas de Informação Gerencial - nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 1

Nota: 100
Disciplina(s):
Gestão e Mapeamento de Processos
Sistemas de Informação Gerencial
	Data de início:
	02/10/2017 21:47
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	02/10/2017 22:06
Questão 1/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
A priori, mapear processos através de fluxogramas ou outro tipo de notação, parece ser algo relativamente fácil, mas não é bem assim. Processos mal mapeados não irão traduzir a realidade da empresa estudada. Para evitar falhas no mapeamento de processos, alguns passos (ou regras) devem ser seguidos (utilizados) como referência. Entre esses passos podemos destacar:
Nota: 20.0
	
	A
	a) (  ) Identificar objetivos, entradas, saídas, clientes e fornecedores do processo e elaborar fluxograma de raias.
	
	B
	b) (  ) Identificar objetivos, entradas, saídas e clientes do processo e criar um fluxo de processos baseado no SIPOC.
	
	C
	c) (  ) Identificar objetivos, entradas, saídas, fornecedores e clientes do processo e documentar estados atual e futuro.
Você acertou!
c) ( x ) Identificar objetivos, entradas, saídas, fornecedores e clientes do processo e documentar estados atual e futuro.
Justificativa: São 10 os principais passos para se realizar um mapeamento. A alternativa menciona 7 deles.
As outras alternativas são incorretas devido:
Alternativa “a”: Elaborar fluxograma não é um passo para o mapeamento, e sim uma ferramenta, que não precisa ser necessariamente o de raias.
Alternativa “b”: O SIPOC é uma das notações que se pode utilizar e não um passo do mapeamento.
Alternativa “d”: A análise de negócio deve anteceder ao início do mapeamento.
	
	D
	d) ( ) Identificar a análise do negócio, clientes e entradas e saídas do processo.
Questão 2/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
A figura acima apresenta os fluxos de processos que podem ocorrer dentro das empresas. Baseado no que já foi visto nos parágrafos anteriores, a principal mensagem desta ilustração é:
I. Mostrar a importância do cliente em conhecer os fluxos de processo da empresa da qual pretende adquirir um produto;
II. Definir que o centro da mudança organizacional está no foco da empresa;
III. Mostrar que o macro fluxo de processo horizontal na ilustração representa a organização por processos;
IV. Salientar que a estrutura funcional deve ser conduzida através da integração entre cliente, departamentos e hierarquia vertical.
Nota: 20.0
	
	A
	II e III estão corretas;
	
	B
	Apenas a afirmativa II é correta;
	
	C
	I e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa III está correta;
Você acertou!
O grande desafio para gestão das empresas está na dificuldade de romper barreiras entre um modelo tradicional de estrutura funcional (visão vertical da empresa) para um modelo de organização por processos (visão horizontal).
Questão 3/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Considerando o seguinte conceito existente no Business Process Modeling (BPM): "conjunto de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas". Essas atividades e comportamentos são disparados por eventos específicos e compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas, que solucionam uma questão específica. Nesse caso, esse conceito, no BPM, refere-se ao termo:
Nota: 20.0
	
	A
	Mapeamento de Processos
	
	B
	Visão Sistêmica
	
	C
	Processo
Você acertou!
algumas vezes ocorre uma mistura de conceitos referentes a processos e mapeamento de processos. Um conjunto de atividades e tarefas são elementos que compõem um processo e o mapeamento é uma ferramenta gerencial e de comunicação que proporcionará uma leitura da condição atual dos processos para que se possa propor as melhorias necessárias.
	
	D
	Modelagem;
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.  
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise categorizando as vendas por cidade. Esta tarefa é um tipo de transformação de dados em informação, ou seja:
Nota: 20.0
	
	A
	Categorização
Você acertou!
A divisão de vendas por cidade é categorização, pois José quer saber como está sendo a venda de cada uma delas, ou seja, saber um componente essencial. Assim, precisa classificar as vendas de acordo com as cidades. Não é cálculo, pois este se refere explicitamente a alguma operação matemática ou estatística sobre os dados. Não é condensação; na condensação tende-se a aglutinar os dados. Não caracteriza correção; a correção faz o filtro dos dados. Também não caracteriza contextualização, os dados para José já estão contextualizados na região analisada (Aula 02, p. 08-09).
	
	B
	Cálculo
	
	C
	Condensação
	
	D
	Correção
	
	E
	Contextualização
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Quando nos referimos ao Gerenciamento das Informações as seguintes afirmações são corretas:
I) As informações tem o potencial de proporcionar agilidade e auxiliar a garantia do sucesso das organizações;
II) Além de manter e cuidar do que possuem, é necessário também que as organizações cuidem do que elas sabem ou conhecem, ou seja, do capital intelectual;
III) O volume de informações crescente tratado nas organizações, assim como a sua dinâmica inerente não exigem que sua gestão seja suportada por tecnologias.
É correto o que se afirma:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
Você acertou!
Dos anos 70 em diante, com o uso intensivo das tecnologias de armazenamento e redes de computadores, o gerenciamento das informações tornou-se altamente especializado. Gerentes de tecnologia se tornaram gestores da informação, lidando com os sistemas tecnológicos e com as políticas destinadas para garantir que as informações sejam devidamente captadas, organizadas, armazenadas, acessadas, mantidas e protegidas (Aula 01, p. 17).
	
	E
	I e III, apenas.