Buscar

1800441 Portfólio Notícia 0 696007

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
 
TECNOLOGIA INOVADORA ESTÁ REVOLUCIONANDO A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN 	Comment by CRIS: Título e Tema estão de acordo com a proposta de elaboração do portfólio.
Por: (Mariza Aparecida Dias, RU 1800441; Loici da Luz Rebello, RU 1273462; Lúcia Aparecida Antonio dos Santos, RU 1784367; Mariana Aparecida Prado de Souza, RU 1297798)	Comment by CRIS: Olá alunas.O tema do portfólio apresentado é relevante, atende a normas de elaboração descrita em seu Manual.
Polo – Fazenda Rio Grande
Data (21/08/2017)
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/183381016050694192/
Desde o início do ano letivo de 2017, a professora Maria de Lurdes, da turma do segundo ano da Escola Malu, em Fazenda Rio Grande, Paraná, está alfabetizando os alunos de inclusão com idade de sete anos, com Síndrome de Down, utilizando um aplicativo para tablets, computadores e celulares, chamado PlayDown.	Comment by CRIS: Formatação e conteúdo estão ok, de acordo com as instruções indicadas em seu portal/AVA.
“O aplicativo PlayDown é utilizado no desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down. Ele foi criado por alunos recém-formados no curso técnico de informática pela Escola Técnica Estadual (Etec) Doutor Emílio Hernandez Aguilar, de Franco da Rocha – SP, através de um projeto coordenado pela professora Débora Vicente.”
Sabe-se que o processo de alfabetização não é nada fácil, requer uma análise, conhecimento e respeito com o próximo, cada criança possui um padrão diferente de aprendizagem. É necessário criar estratégias diferentes para alfabetizar crianças com necessidades especiais.
Pensando nisso, a professora Maria de Lurdes, está utilizando este aplicativo para ensinar português e matemática para crianças de inclusão, “o aplicativo tem várias atividades onde a criança aprende de forma lúdica e interativa: desenho livre, jogo da memória, contornar vogais, numerais e muitos outros”.
“O aplicativo citado tem estímulos sonoros, além das formas, cores e números, auxilia a exercitar o raciocínio lógico, a memorização, a coordenação motora e a autonomia”. 
As vantagens do aplicativo são várias: além de ser possível ensinar as crianças de inclusão, também pode ser utilizado para ensinar as demais crianças da turma, ele contribui para que a criança de inclusão tenha um desempenho acadêmico cada vez melhor em todas as atividades, eles aprendem a interagir e compartilhar suas experiências com outros colegas, aprimorando o contato social, tão importante para o seu desenvolvimento.
“A desvantagem está em usar computadores com mouse, pois crianças com Síndrome de Down têm dificuldades motoras e podem vir a ficar desmotivadas, por não conseguirem colocar o cursor e clicar várias vezes para alcançar seus objetivos”. Por esse motivo são utilizados tablets na Escola Malu, para facilitar o aprendizado dos mesmos.
Este aplicativo é uma tecnologia inovadora e uma maneira diferente de ensinar os alunos, melhorando a cada dia o seu aprendizado, com interatividade e motivação.
 A tecnologia deve ser aproveitada para o desenvolvimento do conhecimento de todos.

Outros materiais