Buscar

Questão 4

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Logística Reversa
Temos de fazer um paralelo entre crescimento e desenvolvimento. Segundo Mendes (2008), a diferença é que o crescimento não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais, pois não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas, que se faz nas mãos apenas de alguns indivíduos da população. O desenvolvimento, por sua vez, preocupa-se com a geração de riquezas sim, mas tem o objetivo de distribuí-las, de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta. O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surgiu a ideia do Desenvolvimento Sustentável (DS).
De acordo com o material disponibilizado para estudos, assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que o Desenvolvimento Sustentável busca conciliar:
Nota: 10.0
	
	A
	O desenvolvimento econômico com a redução de custos.
 
	
	B
	A preservação ambiental, a redução de custos e a qualidade.
	
	C
	A qualidade, a inovação e o crescimento organizacional.
	
	D
	A responsabilidade social, a preservação ambiental e a qualidade.
	
	E
	O desenvolvimento econômico, com a preservação ambiental e, ainda o desenvolvimento social.
Você acertou!
O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surgiu a ideia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, desenvolvimento social. (Rota de Aprendizagem V, p. 5).
Questão 2/10 - Logística Reversa
Parlamentares, empresários, gestores governamentais, cientistas, líderes de entidades de defesa do meio ambiente e dos movimentos sociais mais importantes reafirmaram o significado histórico da Rio-92. A então maior conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento, ao reunir não só países, mas também setores e organizações de todas as latitudes sociais no Fórum Global foi um marco inaugural em termo da apreensão do sentido do que viria a se popularizar ao longo das décadas como globalização e atuação da sociedade civil global. Esse evento deixou como legado várias convenções, tratados e o documento denominado: 
De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que condiz com o documento firmado na Rio-92. 
Nota: 10.0
	
	A
	Globalização
	
	B
	Responsabilidade socioambiental
	
	C
	Agenda 21
Você acertou!
Agenda 21. (Livro O Reverso da Logística, Cap. 7, p. 190).
	
	D
	Ecorio-92
	
	E
	Ecologização
Questão 3/10 - Logística Reversa
O desenvolvimento sustentável pressupõe o envolvimento da empresa com as questões do ciclo de vida dos seus produtos, que envolve desde a escolha de materiais a serem utilizados nos produtos e em suas embalagens e que sejam ambientalmente adequados e dentro da concepção do eco design, passando pela manufatura limpa que reduza o consumo de materiais, energia, e resíduos, pela distribuição que busque economizar combustível e reduzir a emissão de poluentes, e no controle das cadeias de retorno do pós-venda e pós-consumo que atendam no mínimo as legislações aplicáveis, e participe na conscientização do consumidor em seu papel dentro deste sistema sustentável. O comprometimento das empresas com relação a estas questões podem ser classificadas como: Reativas, Pró-ativo e em Fase de agregação de Valor.
 
De acordo com o material disponibilizado para estudos, assinale dentre as afirmativas abaixo, aquela que consiste ao seguinte conceito:
“em relação ao meio ambiente são caracterizadas pelo cumprimento da legislação, regulamentos e adequação às pressões externas da sociedade, revelando uma visão introspectiva que não inclui os impactos de seus produtos ou processos ao meio ambiente nas reflexões estratégicas da empresa”.
Nota: 10.0
	
	A
	Reativas
Você acertou!
Empresas em Fase Reativa em relação ao meio ambiente são caracterizadas pelo cumprimento da legislação, regulamentos e adequação às pressões externas da sociedade, revelando uma visão introspectiva que não inclui os impactos de seus produtos ou processos ao meio ambiente nas reflexões estratégicas da empresa. (Rota de Aprendizagem V, p. 2).
	
	B
	Pró-ativo
	
	C
	Fase de agregação de valor
	
	D
	Fase de crescimento
	
	E
	Fase de iniciação em um novo mercado
Questão 4/10 - Logística Reversa
A LR por meio de sistemas operacionais tem por objetivo tornar possível o retorno dos bens ou de seus materiais constituintes ao ciclo produtivo de negócios agregando valor econômico, de serviço, ecológico, legal e de localização ao planejar redes reversas e as respectivas informações ao operacionalizar esse fluxo, desde a coleta dos bens de pós-consumo ou de pós-venda, por meio dos processamentos logísticos de consolidação, separação e seleção, até a reintegração ao ciclo. A Logística Reversa não serve necessariamente para aprimorar a produtividade logística, no entanto, o movimento reverso é justificado sobre uma base social e deve ser acomodado no:
De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que complementa em que planejamento o movimento reverso deve ser acomodado.
Nota: 10.0
	
	A
	Planejamento do sistema financeiro
	
	B
	Planejamento do sistema promocional
	
	C
	Planejamento do sistema logístico
Você acertou!
A Logística Reversa não serve necessariamente para aprimorar a produtividade logística, no entanto, o movimento reverso é justificado sobre uma base social e deve ser acomodado no planejamento do sistema logístico. (Rota de Aprendizagem VI, p. 19).
 
	
	D
	Planejamento do sistema comercial
	
	E
	Planejamento do sistema social
Questão 5/10 - Logística Reversa
Basicamente, o descritivo inicial da Política nacional de resíduos sólidos e a relação com a logística reversa é definida pela Lei 12.305/10 como: “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. Dentro deste contexto, os resíduos sólidos ganharam contornos políticos e econômicos inesperados, tanto pela crescente quantidade produzida, quanto pelos impactos ambientais causados pelo descarte incorreto destes. Como forma de solução para este problema ambiental, temos uma atividade já praticada há certo tempo, mas tendo sua utilização com o cunho ambiental relativamente recente, que é a:
De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as afirmativas abaixo e na sequencia assinale aquela que condiz a que atividade é praticada para possível solução ao problema ambiental, e marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Políticas de sustentabilidade
	
	B
	Incentivos fiscais
	
	C
	Fiscalização sanitária
	
	D
	Educação ambiental
	
	E
	Logística reversa
Você acertou!
Dentro deste contexto, os resíduos sólidos ganharam contornos políticos e econômicos inesperados, tanto pela crescente quantidade produzida, quanto pelos impactos ambientais causados pelo descarte incorreto destes. Como forma de solução para este problema ambiental, temos uma atividade já praticada há certo tempo, mas tendo sua utilização com o cunho ambiental relativamente recente, que é a logística reversa, especificamente neste caso a de pós-consumo. (Rota de Aprendizagem VI, p. 6).
Questão 6/10 - Logística Reversa
O sistema de logística reversa é um dos pontos mais importantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e está ligado diretamente ao princípio daresponsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos entre fabricantes, comerciantes, consumidores e poder público. Esta relação deverá ser desenvolvida continuamente, pois a exigência da aplicação da LR nos processos industriais é de interesse do governo, da sociedade, das organizações e demais partes interessadas quanto à necessidade de um sistema estruturado do fluxo reverso dos materiais. Apesar de obrigatório, o desenvolvimento é paulatino em todos os setores, incluindo os órgãos públicos para a estrutura de recebimento dos materiais, e também do conhecimento e atendimento a legislações associadas à LR pelas empresas sujeitas ao fluxo reverso. Existe o fator diferencial é de que as empresas que já utilizam a logística reversa passam a ter:
 
De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que corresponde o que as empresas que já utilizam a logística reversa passam a ter.
 
Nota: 10.0
	
	A
	Redução de custos
	
	B
	Diferenciais estratégicos
	
	C
	Vantagem competitiva
Você acertou!
Existe um fator diferencial nas empresas que já utilizam a logística reversa: é a vantagem competitiva, já que os consumidores começam a preferir produtos com apelo à sustentabilidade e responsabilidade social. (Rota de Aprendizagem VI, p. 2).
	
	D
	Estratégias mercadológicas
	
	E
	Processos de qualidade
Questão 7/10 - Logística Reversa
Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas para os exemplos de soluções logísticas para o pós-vendas.
(    ) Acordos contratuais com Distribuidores e Varejistas
(     ) Acordo com operadoras de telefonia
(     ) contratos com empresas de tratamento de resíduos sólidos
(     ) Contratos com empresas de seguro (seguradoras)
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, F, V
Você acertou!
Aula 6 - Letra A
A Letra C é falsa por se tratar de uma característica de LR de pós-consumo e não pós-vendas, os demais são importantes fatores para promoção da LR em pós-vendas.
	
	B
	F, V, F, F
	
	C
	V, V, F, F
	
	D
	V, F, V, F
Questão 8/10 - Logística Reversa
Os princípios gerais da Política Nacional do Meio Ambiente têm por objetivo a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. Assinale abaixo qual a lei que trata da Política Nacional de Meio Ambiente.
Nota: 10.0
	
	A
	Lei n °5.197, de 03 de janeiro de 1967.
	
	B
	Lei n °7.347, de 24 de julho de 1955.
	
	C
	Lei n °9.605, de 12 de fevereiro de 1965.
	
	D
	Lei n° 6.938, de 31 de Agosto de 1981.
Você acertou!
GABARITO: AULA 6 - TEMA 1
A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando a assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos alguns princípios
	
	E
	Decreto Lei n°227, de 28 de fevereiro de 1967.
Questão 9/10 - Logística Reversa
Com a lei da política nacional de resíduos sólidos sancionada em 2010, o Brasil passou a ter um marco regulatório na área de Resíduos Sólidos. A lei faz a distinção entre resíduo (que pode ser reaproveitado ou reciclado) e rejeito (o que não é passível de reaproveitamento), além de se referir a todo tipo de resíduo: doméstico, industrial, da construção civil, eletroeletrônico, lâmpadas de vapores mercuriais, agrosilvopastoril, da área de saúde e perigosos. Foi Resultante de ampla discussão com os órgãos de governo, instituições privadas, organizações não governamentais e sociedade civil, a PNRS reúne princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos.
De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as afirmativas abaixo e assinale V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas no que se refere aos principais objetivos na nova lei, e marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
I.    A não geração, redução reutilização e tratamento de resíduos sólidos.
II.   Destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos.
III.  Intensificação de ações de educação ambiental.
IV.  Aumento da reciclagem no país.
V.   Promoção da inclusão social.
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – F – F
	
	C
	F – F – F – F – F
	
	D
	V – V – V – V – V
Você acertou!
(Rota de Aprendizagem VI, p. 5)
	
	E
	V – V – V – V – F
Questão 10/10 - Logística Reversa
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305, sancionada em 2 de agosto de 2010, em seu artigo 33, torna obrigatória a logística reversa para agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista e produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
Considerando-se as informações acima e o contexto da situação dos produtos após o uso pelo consumidor, a logística reversa recomenda, em relação a esses produtos, que se faça o:
Nota: 10.0
	
	A
	envio para aterros sanitários devidamente monitorados, através da atuação do serviço público de limpeza urbana e sem a participação dos fabricantes e comerciantes.
	
	B
	retorno, através do serviço público de limpeza urbana, sem a atuação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
	
	C
	retorno, de forma independente do serviço público de limpeza urbana, através da atuação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
Você acertou!
GABARITO: AULA 6 - TEMA 3
Conforme comentado em nosso texto, estes setores citados no exercício devem implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, incluindo os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
	
	D
	envio para aterros sanitários devidamente monitorados, através da atuação do serviço público de limpeza urbana, com o financiamento e a fiscalização dos fabricantes.
	
	E
	envio para os locais destinados para os resíduos, podendo ser aterros sanitários, lixões, se auxílio dos fabricantes.

Continue navegando