Buscar

Questões de Desenvolvimento da Infância e Adolescência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de Desenvolvimento da Infância e Adolescência
1 . Diferencie egocentrismo de egoísmo infantil?
Egocentrismo  tendência pessoal exagerada em considerar tudo sob o próprio ponto de vista e em fazer de si próprio o centro do universo;
Egoísmo - do Lat. ego, eu - amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios; conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivíduo.
Como uma linguagem egocêntrica - aquela que não necessita de um interlocutor, pois não possui a intenção de comunicação. Para ela, quanto menor a criança, mais se destaca a linguagem egocêntrica em relação à linguagem socializada.
1.2. Em que fase do desenvolvimento segundo Piaget, ocorre o pensamento formal. Explique as características deste estágio.
Período das operações formais (+ ou - 12 anos em diante)
Para Piaget, entre os 12 e 16 anos, o sujeito experiencia a fase de desenvolvimento chamada de operações formais. A característica focal desta fase é a transformação dos esquemas cognitivos, operados concretamente em esquemas baseados na realidade imaginada.
1.3. Identifique em que estágio segundo Piaget ocorrem a permanência do objeto e a conservação da massa.
Ocorre no Estágio Operatório Concreto
Na conservação, a criança é capaz de conservar mentalmente (lembrar-se) uma dada quantidade, embora observe modificações na aparência do objeto ou da substância. Esses experimentos investigaram as respostas das crianças a se uma quantidade de alguma coisa (por exemplo, o número de peças do jogo de damas, a quantidade de líquido ou o volume de massa) era conservada, apesar de modificações na aparência. 
3. Segundo Erickson a pessoa em desenvolvimento passa por diversos conflitos ou crises, conceitue.
Um dos conceitos fundamentais na teoria de Erikson é o de crise ou conflito que o indivíduo vive ao longo dos períodos por que vai passando, desde o nascimento até ao final da vida. Cada conflito tem de ser resolvido positiva ou negativamente pelo indivíduo. Superar uma crise ajuda a determinar e a promover forças para ser bem-sucedido no estádio seguinte. A resolução positiva traduz-se numa virtude , que é um ganho psicológico, emocional e social: uma qualidade, um valor, um sentimento, em suma, uma característica de personalidade que lhe confere equilíbrio mental e capacidade de um bom relacionamento social. Se a resolução da crise for negativa , o indivíduo sentir-se-á socialmente desajustado e tenderá a desenvolver sentimentos de ansiedade e de fracasso . Contudo, numa fase posterior, a pessoa pode passar por vivências que lhe refaçam o equilíbrio e o compensem, reconstruindo-lhe o seu autoconceito.
4. Segundo Erickson o desenvolvimento humano ocorre desde o nascimento até a morte, explique:
Erikson propõe uma concepção de desenvolvimento em oito estágios psicossociais, perspectivados por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte, pertencendo as quatro primeiras ao período de bebê e de infância, e as três últimas aos anos adultos e à velhice, cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa.
5. Identifique cada característica certa vivenciada pelo ser humano em desenvolvimento, segundo Erickson.
1º Estádio – Confiança básica x desconfiança básica
2º Estádio – Autonomia x Vergonha e dúvida 
3º Estádio – Iniciativa x culpa
4º Estádio – Diligência (empenho) x Inferioridade
5º Estádio – Identidade x confusão de identidade 
6º Estádio – Intimidade x isolamento
7º Estádio – Produtividade x estagnação 
8º Estádio – Integridade x desesperança
6. Segundo Vigotsky diferencie zona de desenvolvimento real e proximal.
Vygotsky observou existirem atividades que podem ser realizadas sem a ajuda de outras pessoas, por corresponderem a conceitos já internalizados pelo indivíduo, ao que denominou nível de desenvolvimento real. Por outro lado, o nível de desenvolvimento potencial possibilita-nos realizar algumas tarefas com a ajuda de outras pessoas.  A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) corresponde à distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
7. Explique o contexto de mediação segundo Vigotsky.
O processo de mediação, por meio de instrumentos e signos, é fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, distinguindo o homem dos outros animais. A mediação é um processo essencial para tornar possível atividades psicológicas voluntárias, intencionais, controladas pelo próprio indivíduo 
8. Como se dá o desenvolvimento cognitivo para Piaget.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas mentais (esquema). A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações que provocam o desequilíbrio no esquema, necessitando dos processos de assimilação e acomodação para a construção de novos esquemas e alcance do equilíbrio qualitativo - que se refere a qualidade, a natureza dos objetos. quantitativo - que diz respeito a quantidade
9. Segundo Piaget vários estágios acontece no período sensório-motor que são:
Sensório-motor (0-2 anos) • A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento. 
• Exemplos: • a exploração manual e visual do ambiente; • a experiência obtida com ações, a imitação; • a inteligência prática (através de ações); • ações como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar; • a coordenação das ações proporciona o surgimento do pensamento; • a centralização no próprio corpo; • a noção de permanência do objeto;
10. Da síndrome do adolescente normal identifique e explique os lutos da adolescência, segundo esta síndrome.
Separação progressiva dos pais: um dos lutos fundamentais que o adolescente tem que elaborar é o luto pelos pais da infância. Muitos pais se angustiam e atemorizam frente ao crescimento de seus filhos, revivendo suas próprias situações edípicas, o que dá lugar a situações conflitivas muito complexas que é preciso levar em consideração. Outro fator que leva o adolescente a distanciar-se dos pais é a ameaça do insexto, pois nesta fase o corpo já está formado e pronto para esta pratica que inconscientemente é evitada.
Busca de si mesmo e da identidade: o objetivo fundamental da adolescência é a construção de sua identidade (conhecimento biopsicossocial). A identidade é construída a partir da relação com o outro e nesta fase o adolescente busca modelos para se identificar. Nesta fase há a elaboração de três lutos específicos: luto pelo corpo infantil perdido (transformações biológicas e fisiológicas); luto pelo papel da infância; e o luto pelos pais da infância. A integração do ego se produz pela elaboração do luto em partes de si mesmo e por seus objetivos. A presença externa, concreta, dos pais começa a ser desnecessária. Agora a separação destes é necessária.
12. Exemplifique cada característica da Síndrome da adolescência normal.
1)Busca de si mesmo e da identidade
2)Tendência grupal: recorre como comportamento defensivo à busca da unif ormidade, que pode proporcionar segurança e estima pessoal. Surge o espirito de grupo. O fenômeno grupal adquire uma importância transcendental, já que se transfere ao grupo grande parte da dependência que anteriormente se mantinha com a estrutura familiar. Depois de passar pela experiência grupal, o individuo poderácomeçar a separar -se do grupo e assumir a sua identidade adulta. 
3) Necessidade de intelectualizar e fantasiar: é um mecanismo defensivo frente a situações de perca dolorosas (lutos). Representa uma fuga no mundo interior. Tal fuga no mundo interior permite uma espécie de reajuste emocional, um autismo positivo no qual se dá um incremento da intelectualização que leva a preocupação com princípios éticos, filosóficos, sociais.
4) Crises religiosas: se observa que o adolescente po de se manifestar como um ateu exacerbado ou como um místico muito fervoroso, como situações extremas. A variedade de posicionamentos religiosos representa a situação mutável e flutuante do seu mundo interno.
5) Deslocamento temporal: o adolescente converte o tempo em presente e ativo, numa tentativa de manejá-lo, tendo, portanto, dificuldade para diferenciar passado, presente e futuro.
6)Evolução sexual desde o auto-erotismo até a heterossexualidade: oscilar permanente entre a atividade de caráter masturbatório e os começos do exercício genital, que tem características especiais nesta fase do desenvolvimento, onde há mais um co ntato genital de caráter exploratório e preparatório do que a verdadeira genitalidade procriativa, que só acontece com a correspondente capacidade de assumir o papel paternal no inicio da vida adulta.
7) Atividade social reivindicatória: são respostas às restrições impostas pela sociedade. A constelação familiar é a primeira expressão da so ciedade que influi e determina grande parte da conduta dos adolescentes. 
8) Contradições sucessivas em todas as manifestações da conduta: a conduta do adolescente esta dominada pela ação (impulsivo), ele não pode manter uma linha de conduta rígida, permanente e absoluta, mesmo que tente. 
9) Separação progressiva dos pais: um dos lutos fundamentais que o adolescente tem que elaborar é o luto pelos pais da infância. Muitos pais se angustiam e atemorizam frente ao crescimento de seus filhos, revivendo suas próprias situações edípicas, o que dá lugar a situações conflitivas muito complexas que é preciso levar em consideração. Outro fator que leva o adolescente a distanciar-se dos pais é a ameaça do insexto, pois nesta fase o corpo já está formado e pronto para esta pratica que inconscientemente é evitada. 
10) Constantes flutuações do humor e do estado de ânimo: estes sentimentos advêm dos lutos que o adolescente elabora durante essa fase. A quantidade e a qualidade da elaboração dos lutos da adolescência determinarão a m aior ou menos intensidade desta expressão e destes sentimentos.

Outros materiais