Buscar

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LETICIA PEREIRA SANTOS 
(201502374218) 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PPE 6
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
São Paulo 
2017
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Este estudo objetivou estudar e questionar a atuação do pedagogo dentro do ambiente hospitalar calcada na existência de um serviço especializado de apoio, indagando sobre sua funcionalidade e legitimidade social em um local específico, em um tempo determinado, no contexto da realidade brasileira.
Vislumbrar discutir tal problemática leva à busca de uma metodologia de pesquisa que contemple analisar criticamente diferentes significados em seu múltiplos contextos, de forma ampla, descritiva, enfatizando o processo e não restritamente um produto finalizado. Partindo desse pressuposto, a pesquisa QUALITATIVA foi escolhida, pois preenche tais requisitos.
Na pesquisa qualitativa, há a preocupação com o entendimento do fenômeno social segundo viés dos sujeitos pesquisados, por meio de suas vidas e histórias. Robert Bogdan e Sara Biklen (1994) ressaltam a importância dos dados recolhidos, pois são ricos em pormenores descritivos de pessoas, locais, conversas e de complexo tratamento reflexivo. O fenômeno é investigado em toda a sua complexidade e em contexto natural, privilegiando o entendimento dos comportamentos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação.
Este estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura. E seguindo os procedimentos, que contem os critérios de inclusão e exclusão dos estudos e análise crítica dos resultados. Nas bases de dados consultadas foram utilizados os seguintes termos:
Após o levantamento das publicações, os resumos lidos e analisados segundo os critérios inclusão/exclusão preestabelecidos. Os trabalhos selecionados foram recuperados e, posteriormente, analisados na íntegra.
Na revisão bibliográfica foram excluídos trabalhos como artigos não – indexados, publicações distantes do tema em função da especificidade de seus objetivos. Em relação ao idioma de publicação, restringiu-se a busca a trabalhos publicados em português
O levantamento compreendeu o período de 1990 a 2016. Tal abrangência objetivou traçar um perfil das publicações ao longo dos últimos 16 anos, na tentativa de resgatar trabalhos produzidos a respeito do tema atualmente. Como critérios de inclusão, destacamos artigos publicados apenas em periódicos indexados, artigos publicados apenas em periódicos indexados, artigos publicados nos últimos 3 anos e trabalhos veiculados na lingua portuguesa.

Continue navegando

Outros materiais