Buscar

Fundamentos de gestão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nº1
Em se tratando da produção em massa, cada etapa do processo produtivo é realizada por um trabalhador diferente, cada pessoa e cada grupo tem uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo bem-definido. As qualificações dos trabalhadores resumem-se apenas no conhecimento especifico da tarefa. Diante disso, Henry Ford adotou três princípios para acelerar o processo de produção, o princípio da intensificação, da economicidade e da produtividade.
Abaixo, algumas afirmações a respeito dos três princípios de Henry Ford para acelerar o processo de produção:
I. O princípio da intensificação consistia em diminuir o tempo de duração com a utilização imediata de equipamentos e matéria prima e a rápida colocação do produto no mercado.
 II. O princípio da economicidade consistia em reduzir ao mínimo o volume do estoque de matéria prima em transformação para que o carro fosse pago a empresa antes de vencido prazo de pagamento.
 III. O princípio da intensificação diminuía parcialmente o tempo de duração porque a os equipamentos não eram utilizados de imediato e a colocação no mercado era feita muito tarde.
 IV. O princípio da produtividade consistia em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período, por meio da especialização e da linha de montagem.
É correto o que se afirma em:
D= I, II e IV apenas
Nº2
Historicamente os brasileiros já estão acostumados com o racionamento de energia. O ápice do racionamento foi o chamado “Crise do Apagão”, que ocorreu entre os anos de 2001 e 2002. Apagão é um termo que designa interrupções ou falhas na transmissão de energia, ocasionando blecautes de maior duração.
Com relação ao racionamento de energia, sob o ponto de vista da análise administrativa, o motivo principal que causou o histórico apagão no Brasil foi:
B=O apagão ocorreu por uma soma de fatores: além das poucas chuvas, a ausência de planejamento e investimentos na geração e distribuição de energia por uma década.
Nº3
O americano Frederick Winslow Taylor ficou conhecido como o pai da Administração Científica. A administração científica é marcada por três fases, sendo a primeira delas referente ao salário pago aos trabalhadores. A segunda fase marcada pelas experiências profissionais de Taylor, e a terceira fase, que apresenta as técnicas da administração científica.
Leia e analise as afirmativas abaixo que versam sobre as fases da administração científica de Taylor:
I. Na primeira fase o pagamento era realizado apenas por dia ou por peça, o que motivava o trabalhador a produzir mais.
II. Na segunda fase é necessário treinar cientificamente os funcionários para que todos realizem as atividades de um modo padrão.
III. A terceira fase constitui-se de estudos de tempos e movimentos, padronização de ferramentas e instrumentos.
IV. Na segunda fase é necessário realizar uma seleção científica dos funcionários, ou seja, o trabalhador deve ser preparado para a tarefa que será realizada.
É correto o que se afirma em:
E=II, III e IV apenas.
Nº4
Henry Ford foi um empresário e empreendedor norte americano fundador da marca de automóveis FORD. Ficou conhecido por criar a linha de produção e o carro popular. Ao adotar a primeira linha de montagem conhecida na história, verificou que os funcionários não precisavam de tanta especialidade, já que cada funcionário, ao lado da esteira rolante, adicionava uma peça ao corpo do carro, sem a necessidade de sair do seu local de trabalho. Por esse motivo, Henry Ford pôde aumentar o salário dos seus trabalhadores, fato esse que contribui para o estimulo das vendas e também do consumo.
Assinale a única alternativa que apresenta o principal objetivo da linha de montagem desenvolvida por Henry Ford.
A=A linha de montagem adotada por ele objetivava agilizar o trabalho para possibilitar o aumento da produção.
Nº5
Os estudos da Teoria X de McGregor considera que as pessoas são sempre preguiçosas e avessas ao trabalho. Os funcionários precisam ser coagidos, pressionados, ameaçados, dirigidos, manipulados e controlados caso contrario não realizarão suas atividades. Em termos gerais, não gostam de assumir responsabilidades e tem pouca ambição.
A partir das informações acima, analise as afirmações que versam sobre a Teoria X de Douglas McGregor. 
 I. Para conseguir resultados devem ser estabelecidas normas e padrões de comportamento, para que seja possível monitorá-los apoiado em regras e controles burocráticos.
 II. A garantia da eficiência está atrelada ao fato de que as pessoas costumam trabalhar para contribuir com o alcance dos objetivos da empresa.
 III. É responsabilidade dos gerentes e dos administradores a organização dos fatores de produção, pois trabalhador é preguiçoso e indolente.
 IV. O que torna o individuo preguiçoso ou indolente segundo a teoria, é o fato do modelo de gestão ser centralizador e autoritário. 
É correto o que se afirma em
B=I e III apenas
Nº6
A experiência de Hawthorne realizada pelo sociólogo australiano Elton Mayo tinha como objetivo principal o verificar a correlação entre a produtividade dos funcionários e a iluminação no local de trabalho, pois atribuía-se a ela alto índice de turnover (rotatividade), fadiga, acidentes de trabalho e baixa produtividade. A experiência foi dividida em quatro partes sendo que na primeira, um fator curioso e inesperado apareceu na pesquisa, o fator psicológico. 
A seguir, são apresentadas algumas afirmações a respeito do fator psicológico presente na primeira fase da experiência de Hawthorne:
I. Quando as luzes foram reduzidas no local de trabalho, esperava-se que a produção diminuísse, mas ao contrário, os trabalhadores sentiam-se na obrigação de produzir mais.
II. Ficou comprovado a preponderância do fator psicológico diante dos fatores fisiológicos que, para Elton Mayo, seria inoportuno às organizações.
 III. O fator psicológico foi oportuno na pesquisa uma vez que a eficiência dos operários foi afetada por condições fisiológicas.
 IV. Reconhecendo que o fator psicológico influenciava na pesquisa, os estudos continuaram com objetivo de agrupar esse fator de produtividade a organização.
É correto o que se afirma em:
A=I e II apenas
Nº7
A Teoria Contingencial apresenta como principal característica o fato de considerar as empresas como um sistema aberto, e, as organizações têm uma interação entre si e o ambiente.
Considerando a teoria contingencial, avalie as afirmações abaixo.
I. Propõe que as organizações não conseguem alcançar eficácia a partir de um único modelo organizacional.
II. Segundo essa teoria, variações no ambiente externo das empresas e a descoberta de novas tecnologias influenciam diretamente a estrutura organizacional.
III. A partir da descoberta das organizações mecanísticas e orgânicas, verificou-se que a primeira operava em um ambiente instável, enquanto a segunda, em um ambiente estável.
É correto o que se afirma em
C=I e II, apenas.
Nº8
A Teoria da Contingência baseia-se na premissa da inexistência de um modelo que se adapte a todas as empresas em todas as circunstâncias, pois as mudanças ocorrem nos sistemas em função do impacto de determinados tipos de ocorrências.
Assinale a alternativa que aborda aspectos da Teoria da Contingência.
A =Enfatiza que nas organizações tudo é relativo, ou seja, tudo depende. Essa teoria desenvolveu-se, prioritariamente, a partir de trabalhos apresentados por Burns e Stalker, Lawrence e Lorsch, Chandler e Joan Woodward.
Nº9
Leia e analise as alternativas abaixo, identificado quais são corretas, de acordo com a Teoria da Contingência, que preconiza a ideia de que há uma série de fatores que influenciam e afetam a organização:
I- Contingência quer dizer alguma coisa incerta ou eventual, que pode ou não acontecer. A verdade ou falsidade será conhecida pela experiência e não pela razão.
II- As organizações complexas levaram a uma nova teoria. A estrutura de uma organização e seu funcionamento é independente da interface com o ambiente externo.
III- Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
IV- As características organizacionais somente podem ser atendidas mediante a análise das características ambientais com as quais se defrontam.
V- A abordagem contingencial salienta que se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.
Assinale a alternativa que contempla as afirmações corretas
A=Afirmativas I, III e IV, apenas.
Nº10
Leia o texto a seguir sobre a perfil gerencial contemporâneo.
A forma de atuar do administrador tem se alterado em função do perfil gerencial contemporâneo. O resultado das pesquisas sobre as exigências e requisitos para a atuação de um profissional em um mercado globalizado de Echeveste et al. (1999), contribuem para esta discussão e aponta alguns aspectos característicos do perfil do administrador.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as assertivas a seguir, definindo V para aquelas que correspondem ao perfil gerencial contemporâneo e F para aquelas que não guardam correspondência com o perfil gerencial contemporâneo com base nos aspectos característicos do perfil do administrador.
(v) Capacidade de correlacionar fatos, ideias, sinais de mercado e do ambiente com repercussões para a empresa
(v) Realizar escuta e compreensão ativas das situações que se apresentam
(v) Lidar com as diferenças
(v) Gerenciar a mudança organizacional
(f) Em toda ação e decisão, o administrador deve sempre colocar em primeiro lugar a realização econômica.
Assinale a alternativa correta:
B=V, V, V, V, F
Nº11
A Inteligência Competitiva tende a ser iniciada como um balcão de informação, neste caso, a estratégia de Inteligência Competitiva é ser como um radar que capta as necessidades de forma não planejada, com a dedicação, nesta fase, da maior parte dos recursos de inteligência.
Sobre a Inteligência Competitiva, seu processo e componentes, assinale a alternativa correta: 
E=As organizações bem-sucedidas, em termos de inteligência, são aquelas que operam sobre uma base de conhecimento coletivo, onde todos cooperam para criar uma rede de conhecimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais