Buscar

AV Currículo Teoria e Prática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:  CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
	Avaliação:  CEL0374_AV_201505462452      Data: 18/11/2017 13:59:57 (F)       Critério: AV
	Aluno: 201505462452 - CÍNTIA APARECIDA DO NASCIMENTO
	Professor:ANA MARIA MONICA MACHADO DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota Prova: 7,0 de 9,0      Nota Partic.: 1,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
		
	CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 802771)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A professora Neli comenta que sua turma é heterogênea porque existem implicações psicossociais, culturais, políticas e econômicas que se fazem presentes no desenvolvimento do desenho curricular da escola. Considere tais implicações e comente, pelo menos, dois aspectos que determinam a existência de turmas heterogêneas. Afinal por que existem turmas heterogêneas, como da professora Neli?
		
	
Resposta: Em um país multicultural e com tantas diferenças sociais como o Brasil, a existEncia de turmas heterogêneas nas escolas é algo constante. E vários são os aspectos que determinam esta heterogenia, como por exemplo: classe social do aluno, regionalismo, religião, cultura, raça, níveis de dificuldades na aprendizagem, entre outros. A escola é o espaço onde estes aspectos se encontram e se reúnem, por isso existem tantas turmas heterogêneas como a da professora Neli. Cabe ressaltar a importância do papel que a escola assume diante desse quadro. Ela deve respeitar e articular estas diferenças, buscando adaptar o currículo e as ações pedagógicas, de uuma forma geral, ao contexto sociocultural dos alunos, de modo a oferecer a todos um ensino de qualidade e democrático, promovendo a cidadania.
	
Fundamentação do Professor: Resposta pertinente.
	
Gabarito: Como grupo social diferentes aspectos determinam a diversidade que se faz presente nas turmas como por exemplos: faixa etária; características individuais; níveis de aprendizagem; ritmos de aprendizagem; nível socioeconômico; experiências extraescolares; nacionalidade dos alunos, características familiares etc.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 836358)
	Pontos:  / 1,0
	De acordo com a premissa a seguir, analise a concepção de currículo organizado por ciclos.
"Há o aluno que, uma vez ensinada a matéria, a apreende na hora; há o aluno que a apreende uma semana depois e há o aluno que só depois exclama: Ah! O que o professor queria dizer era isso!" (BORBA apud MACEDO, 2007, p.115)
 
		
	
Gabarito:
O que fundamenta a concepção dos ciclos são as teorias que defendem que a aprendizagem nos seres humanos não se dá de forma linear, nem ao mesmo tempo e nem a partir somente de estímulos externos. A organização curricular por ciclos pressupõe processos avaliativos de caráter formativo e processual. Os diversos instrumentos de avaliação, sejam eles mais convencionais (análise de atividades diversas em cadernos e outros materiais didáticos, trabalhos em grupo, testes e provas) ou mais diferenciados (registros do professor, relatórios, autoavaliação, portfólios, memorial), devem ser utilizados para fornecer informações ao professor sobre como conduzir o processo educativo e aos alunos sobre seu processo de aprendizagem.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 1015038)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No desenvolvimento do currículo no ambiente escolar, há valores que estão implícitos na forma de pensar e ler o mundo. Esses valores se expressam por meio dos conteúdos e práticas educativas (Arroyo 2011). Marque a opção que expressa o currículo que se relaciona com o enunciado.
		
	
	Oficial.
	
	Prescrito.
	 
	Oculto.
	
	Mínimo.
	
	Formal.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 173571)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No final dos anos 70 e nos anos 80, " a preocupação básica do cenário educacional (...) foi o fracasso da escola de primeiro grau no ensino de crianças das camadas mais carentes de nossa população. Em decorrência, a questão do currículo tornou-se alvo de atenção de nossas autoridades , pesquisadores e educadores." ( BARBOSA, Antonio Flávio. Currículos e Programas no Brasil. SP: Papirus, 1990) As opções destacam evidências dessa afirmativa, EXCETO quanto :
		
	
	à formação de corpo de estudiosos, ampliando publicações sobre o campo do currículo.
	 
	à rejeição acadêmica aos pressupostos voltados para interpretação da ideologia no currículo.
	
	ao caráter técnico do processo educativo, acrescenta-se o caráter sociopolítico.
	
	ao surgimento de estudos especializados para estudar as causas da inadequação dos currículos.
	 
	à inclusão da disciplina Currículos e Programas nos cursos de mestrado em educação.
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 1014836)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os teóricos críticos entendem o currículo como:
		
	 
	experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades dos estudantes.
	
	projeto político pedagógico elaborado pelas escolas, com a colaboração dos professores e de especialistas em Recursos Humanos.
	
	organização do ensino por meio de uma grade de conteúdos, na qual de define a quantidade de aulas por disciplinas para cada ano de ensino.
	
	planos pedagógicos elaborados pelos professores da unidade escolar, em concordância com as determinações da secretaria da educação.
	
	conjunto de objetivos a serem alcançados no final do ano, por meio de conteúdos a serem ensinados e aprendidos durante o processo de ensino.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 265165)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"...no novo mapa cultural traçado pela emergência de uma multiplicidade de atores sociais e por um ambiente tecnicamente modificado, a educação institucionalizada e o currículo continuam a refletir, anacronicamente, os critérios e os parâmetros de um mundo social que não mais existe." (SILVA:1995, p. 185).
Para debater o tema alguns professores apresentaram argumentos sobre a necessidade de  refletir sobre  a realidade do mundo social. Analise os argumentos destacados nas opções e assinale o DEVE SER EVITADO  nas   propostas curriculares da escola de hoje:
		
	
	Há necessidade de rever posições curriculares para lidar com o novo cenário cultural difundido e generalizado nas mídias.
	
	Repensar a visão de que a influência da cultura popular e seus conteúdos culturais ameaçam valores tradicionais valores e humanos.
	
	Novas configurações culturais e sociais devem constituir-se como objeto de reflexão nos atos do currículo.
	 
	Priorizar procedimentos de consumo e comportamentos socioculturais provenientes de polos econômicos de regiões urbanas.
	
	Posicionar-se contra discriminações baseadas nas diferenças de classes sociais, de crenças e outras características individuais.
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 173698)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante os encontros da equipe escolar para analisar as Diretrizes Curriculares envidas pela Secretaria de Educação, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre estes, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no panejamento das atividades curriculares, foi preciso levar-se em conta:
		
	
	a vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.
	
	o modelo social idealizado pelos pais dos alunos da escola.
	 
	o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.
	
	o meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região.
	
	a realidade expressa nos programas escolares estabelecidos.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 157988)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É correto afirmar quanto aos objetivos dos PCNs que:
		
	
	os PCNs visam identificar o ensino com os métodos e a tecnologia educativa.
	
	os PCNs privilegiam uma orientação livresca e verbalista para o trabalho do professor.
	 
	os PCNs visam
propiciar aos professores, subsídios à elaboração e ou a reelaboração do currículo, visando à construção do PPP e o fortalecimento da cidadania do aluno.
	
	os PCNs privilegiam a disciplinarização do conhecimento acadêmico/formativo.
	
	os PCNs propõem a escola como um espaço de repetição e memorização de conteúdos de ensino.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 246086)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A televisão faz parte do cotidiano e pode ser considerada potencialmente valiosa ferramenta educativa. Dadas as características desse veículo de comunicação, em comparação com as formas tradicionais assumidas pela relação educativa, podemos afirmar que a TV (Extraída de INEP- PROVÃO 2002 - PEDAGOGIA - adaptada)
		
	
	tem substituído educadores para ampliação da cultura erudita .
	
	dispensa uso de recursos para informações e para ampliação do acervo da biblioteca escolar.
	 
	oferece múltiplas possibilidades, podendo ser explorada em diferentes projetos pedagógicos.
	
	ultrapassa em eficácia o livro didático, as apostilas e outros recursos instrucionais.
	
	estimula o ensino individualizado e propicia formação rápida exigida pelo mercado.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 246093)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao se refletir sobre o campo e a história da disciplina denominada Currículo e sua inserção nos cursos de formação docente ao longo dos tempos, a única afirmação correta é a que apresenta o seguinte argumento:
		
	 
	A disciplina passou a ser estudada porque seu quadro teórico-prático analisa os limites e possibilidades entre as diretrizes oficiais e as práticas escolares.
	
	A disciplina acumula estudos acadêmicos , mas carece de quadros teóricos explicativos sobre as relações entre currículo e poder.
	
	Os conteúdos e os objetivos da disciplina já são enfatizados no ensino das demais disciplinas pedagógicas.
	
	A disciplina ainda carece de setores e documentos específicos sobre as diretrizes curriculares, com abrangência nacional.
	
	A disciplina já faz parte do currículo oficial desde a primeira faculdade de formação de professores, no Brasil.
		 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando