Buscar

Epistemologia do esporte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha Critica
Epistemologia do Esporte: Teotia e Complexidade
Sociologia
 Centro Universitário Moura Lacerda
Luiza Leão Froldi- 4019776
Ribeirão Preto
2017
INTRODUÇÃO
O Esporte é um fenômeno social mundial que visa reunir pessoas em torno de movimentos, causando um misto de emoções, que marcarão as pessoas com tanta intensidade que o pensamento fica pequeno diante de tamanha força vital.
  É dever do profissional do Esporte, buscar a compreensão dessa atividade para que as expectativas dos que usam o conhecimento e do encaminhamento seja atingida de forma que a pratica social tenha um futuro. A Epistemologia é um campo da fisiologia que estuda a natureza de um conhecimento, sendo assim descobrir como foi criado ou como se define a partir da sua criação
A NATUREZA DO ESPORTE
Para sabermos a natureza de algo devemos entender os elementos que s criam. No caso esporte os elementos são: O corpo humano, o movimento e o jogo. 
Segundo Vaz (1999), dominar a natureza sempre foi uma necessidade do ser humano, então controlar o corpo para chegar a esse domínio é essencial. Criam-se assim condições para tornar o corpo uma ferramenta eficiente de poder, com inúmeros desdobramentos na sociedade. O movimento: segundo Trebels (2003) há duas definições, o movimento intencional é aquele em que o sujeito percebe o que realiza, ou seja, constrói uma relação eu-mundo. O movimento é concebido como expressão humana de intencionalidade de ações. Na outra concepção o corpo é movimentado, isto é, ele ocorre através de um processo mecânico, em que é possível determinar seus resultados. O movimento aqui não tem significado, porque não tem função ou finalidade, segue as cegas as ações propostas pela biomecânica. O jogo: Caillois (1990) classifica o jogo em quatro categorias, sendo Agôn – jogo de disputa ou competição (futebol); Mimicry – jogo de imitação e fantasia (teatro); Alea – jogo de sorte e azar (dados); Ilinx – jogo de vertigem e adrenalina (surf). Uma categoria se articula com a outra, podendo se compor. Como por exemplo um campeonato de surf que une o agôn e o ilinx. Além disso, abre a possibilidade de sair das limitações comuns ao jogo como sendo exclusivamente uma atividade competitiva ou livre de obrigações, ou então sem uma finalidade em si. O jogo nessa classificação ganha autonomia para se criar dependendo das intenções de quem joga.
A TEORIA ANTROPOLÓGICO-CULTURAL DO ESPORTE E DA EDUCAÇÃO FÍSICA
 	Cagigal (1996) é um dos primeiros a discutir o valor estético da prática esportiva, apresentando-o como espetáculo profissional e entretenimento social. O jogo é concebido pelo autor em sua acepção de diversão e também pelo caráter competitivo, de forma sintética ele categoriza o “deporte” como: competição, entretenimento, jogo e educação. Assim a Educação Física deve ser vista como uma ciência que estuda a técnica de movimentos e sua pedagogia. Cagigal aparece, então, como o percursor em considerar o esporte inserido nos valores humanistas, o considerando multifuncional, considerando seus diferentes níveis de prática, seja no esporte-espetáculo, seja por meio das esporte práxis.
A TEORIA PRAXEOLÓGICA
Praxeologia que vem do grego praxis (ação, prática) é uma metodologia que tenta explicar a estrutura lógica da ação humana. No esporte Pierre Parlebás propôs um estudo sobre a lógica interna das ações motrizes (jogos desportivos ou tradicionais, danças e etc.), mostrando que cada uma dessas manifestações, os praticantes interagiam diferentemente com os seus adversários e com seus companheiros. O autor aponta tanto para os jogos agonísticos quanto para os cooperativos. Notando-se que esta abordagem busca descrever as estruturas que edificam o jogo para, então, entender as possibilidades de ações motrizes existentes nele. O produto destes será o entendimento das redes de sistemas, comunicações e códigos presentes no jogo. Partindo da gênese da palavra de sua teoria, práxis definiria a lógica do jogo que guiam as ações motrizes e logia a incorporação do discurso pelo sujeito (Praxeologia Motriz).
A PSICOMOTRICIDADE
Jean Le Boulch acredita no corpo humano além de uma visão mecanicistas, dando à Educação Física uma grande importância. O corpo, para ele, recebe atenção especial, já que é por meio deste que ocorre a relação entre as pessoas e a formação da personalidade. O movimento é uma manifestação significante do comportamento humano, numa relação dialética com o meio ambiente. Le Boulch discute sobre jogos, esportes e dança, os jogos tendo uma visão de atividade lúdica, explica que a dança passa por um processo de codificação técnica, perdendo a expressão que deveria passar, por fim o esporte que p autor tras duas possíveis visões sendo o Esporte-competição: a prática volta-se à obtenção de resultados sempre mais elevados. Os métodos se aproximam dos empregados ao mundo do trabalho; e Esporte-jogo: centrado no prazer de sua prática, que pode acrescentar um valor higiênico ou de relaxamento. Este tipo de esporte mantém também o caráter lúdico; busca também entender o Esporte-fomação cujo objetivo é o desenvolvimento equilibrado da pessoa, e não a obtenção rápida do resultado a qualquer preço.
    Le Boulch mostra quatro setores para a aplicação da prática da Educação Física: lazer, trabalho, terapia e formação dos indivíduos.
A CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA
A Ciência da Motricidade Humana aparece com o desafio de estudar o ser humano em movimento e as intenções que o levam à esta ação. O autor, crendo na autonomia e singularidade das Faculdades de Educação Física propõe uma ciência sistemática, bem elaborada, que dialoga com suas contradições, com independência de outras áreas, em especial das biológicas, apondo-se a visão cartesiana de saúde. Observa as inter-relações e interdependências entre as diversas áreas de conhecimento e aponta para uma harmonia entre homem e natureza como espaço de produção da cultura. Manuel Sergio aponta para diversos conteúdos da Educação Física como: os jogos, o desporto, a ginástica, a dança, o circo, a ergonomia e a reabilitação. Há profunda crítica ao espetáculo esportivo por ser presa do capitalismo.
TEORIA DO ESPORTE (DESPORTO)
O desempenho do corpo é uma expressão da existência humana e o desporto é uma forma de imortalizar o corpo finito do humano, pois cria cultura que perdura historicamente e transcende a natureza mortal do humano. O atleta se lança no esforço e no risco, pois aí reside sua imortalidade (BENTO, 2006). Jorge Bento defende a idéia de Esporte, ou Desporto para os portugueses
DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE
 	São três as dimensões sociais do Esporte que fazem parte da Carta Internacional do Direito ao Esporte da UNESCO e que respeitam principalmente o praticante em seu legítimo direito de usufruir da cultura esportiva como patrimônio da humanidade.
Esporte Rendimento – destina-se a pessoas que pretendem desenvolver um treinamento específico com objetivo de competir formalmente e buscar o máximo resultado possível em termos de desempenho. Participantes de Olimpíadas, Campeonatos Mundiais, Nacionais, e em geral de eventos e espetáculos organizados por Federações e Confederações com delimitações nas regras, profissionalismo e competitividade acirrada.
Esporte Participação – é toda forma de prática esportiva visando aspectos como: saúde, condicionamento físico, lazer, diversão, prazer, recreação, desenvolvimento motor, cognitivo, social e psicológico. Regras adaptadas aos praticantes, locais modificados em função das necessidades e desejos e possibilidades e a alegria como meta final costumam ser as formas de se participar do Esporte em todo mundo segundo as capacidades do usuário e não da modalidade, permitindo o acesso de maior número de pessoas e não no maior rendimento que essas possam alcançar.
Esporte Educação – pelo seu caráter formativo o Esporte é uma ferramenta educacional, e dessa forma ligado diretamente a Educação Física, sendo no interior das escolas, ou em outros lugares, nos quais preparar para a vida seja uma necessidadedos indivíduos. Educar pelo Esporte é acreditar nos valores intrínsecos do mesmo, mas também é visualizar as possibilidades que o encontro esportivo abre para o fortalecimento de vínculos afetivos e sociais humanos através do movimento. É crer no desenvolvimento motor como participante do desenvolvimento total das potencialidades do ser humano.

Outros materiais