Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

O FILME CHARLES CHARPLIN (Carlitos)
 ESSE MOMENTO HISTÓRICO ACONTECE EM QUE PAÍS? O Filme TEMPOS MODERNOS é o último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. O filme trata da história e evolução da indústria, da iniciativa privada ou mais precisamente do momento histórico denominado de Revolução Industrial e suas implicações sobre a sociedade da época, meios de produção e os trabalhadores bem como sobre a felicidade humana frente a todas as imposições econômicas desse momento onde as máquinas passam a ter mais valor que valores humanos.
COMO É INICIALMENTE A RELAÇÃO HOMEM X MÁQUINA? Como operário da fábrica, Carlitos se depara com a esteira de produção fordista que aumenta o ritmo de produção a todo instante, tornando a relação homem-máquina extremamente conflituosa, até o ponto em que o próprio Carlitos é engolido pela máquina, saindo de lá em uma condição de insanidade, momento em que ele abandona a condição de quase um autômato (repetindo um gesto mecânico mesmo quando não está trabalhando, fruto da alienação do trabalho) para uma situação de confronto direto em que ele sabota a produção, insurge-se contra o patrão e é internado como louco. Stress provocado pela explosão da Revolução Industrial trazendo um novo modelo de sobrevivência nas cidades: o trabalho assalariado na indústria sedenta por lucros e sem a menor atenção ao trabalhador quanto à sua saúde, segurança no trabalho, capacitação, fome, desemprego, ao capitalismo desenfreado onde ninguém dar nada a ninguém: tudo é vendido, tudo é comercializado. Humanidade e solidariedade são valores que Chaplin ver e sente sumir aos poucos com o modelo de vida moderna vigente.
QUAIS OS PROBLEMAS SOCIAIS MAIS PRESENTES NA VIDA DOS TRABALHADORES; 
 O trabalho nas fábricas e indústrias em turnos ininterruptos, jornadas estafantes de 12 a 16 horas diárias, baixos salários, insegurança, insalubridade, direitos e substituição do trabalho humano pelo mecanizado.
No filme, a máquina toma o lugar dos homens, e com o sistema desigual houve o acarretamento de manifestações e greves porque os lucros vinham de poucos operários. Essa crise deixou muitas pessoas desempregadas ou com dificuldades para se manter, o que gerou o aumento na criminalidade e na escravização. O capitalismo selvagem de Tempos Modernos é atual e nos reflete hoje, mas com uma imensidão de diferenças de épocas e anos de tecnologia, talvez essa seja a maior reflexão suscitada pelo filme.
 COMO É A RELAÇÃO ENTRE TRABALHADORES E INDUSTRIAIS? Segundo Marx, o operário recebia um salário tão baixo que nem ao menos dava para adquirir aquilo que passou dias produzindo na esteira fabril. Esta diferença entre o valor final do produto e o valor da força de trabalho do operário é denominada de mais valia por Marx.
COMO O CONFLITO DE CLASSE SE MANIFESTA?
Em apenas três anos após a crise de 1929, a produção industrial norte-americana reduziu-se pela metade. A falência atingiu cerca de 130 mil estabelecimentos e 10 mil bancos. As mercadorias que não tinham compradores eram literalmente destruídas, ao mesmo tempo em que milhões de pessoas passavam fome. Em 1933 o país contava com 17 milhões de desempregados. Diante de tal realidade o governo presidido por H. Hoover, a quem os trabalhadores apelidaram de "presidente da fome", procurou auxiliar as grandes empresas capitalistas, representadas por industriais e banqueiros, nada fazendo contudo, para reduzir o grau de miséria das camadas populares. A luta de classes se radicalizou, crescendo a consciência política e organização do operariado, onde o Partido Comunista, apesar de pequeno, conseguiu mobilizar importantes setores da classe trabalhadora.
O ESTADO SE POSICIONA DE QUE LADO, COMO SE EXPRESSA? Diante de tal realidade o governo presidido por H. Hoover, a quem os trabalhadores apelidaram de "presidente da fome", procurou auxiliar as grandes empresas capitalistas, representadas por industriais e banqueiros, nada fazendo contudo, para reduzir o grau de miséria das camadas populares.