Buscar

Administração Cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1° teoria
Administração Cientifica.
Autor: Frederick Winslow Taylor
Profissão: Iniciou sua carreira como operário na empresa Midvale Steel Co. passando a capataz, contramestre, até chegar a engenheiro.
Ênfase: Nascido na Filadélfia EUA, veio de uma família rigorosa “Quaker” e foi educada com forte mentalidade de disciplina.
Funções da Administração: 1. O objetivo de uma boa Administração era pagar salários altos e ter custos unitários de produção.
2. Para realizar esse objetivo, a Administração tinha de aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema global, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitissem o controle das operações fabris.
3. Os empregados tinham de ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas.
4. Os empregados deviam ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal fosse cumprida.
5. Uma atmosfera de íntima e cordial cooperação teria de ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos outros princípios por ele mencionados.
Critica: 	De acordo com a teoria de Taylor, os operários eram capazes de fazer uma alta escala de produção, as medianas sempre tinham como base os operários mais fortes com mais rigor físico e que produziam mais, assim os mais fracos com pouca capacidade física logo eram deixados para trás e perdiam seu espaço no mercado de trabalho, eram sempre tratados como maquinas, pois sua única funcionalidade era a sua mão de obra, tais que as suas ideias e suas opiniões não eram relevadas.
Características da teoria: Grande caracteristicas foram as suas bases de organização, tentando sempre agradar o patrão e o funcionarios evitando a vadiagem.
Prinipios: Os principios basicos que Taylor usou para essa administração foi, estudo do tempo, supervisão funcional, superespecialização da tarefa, padroniza
ção de ferramentas e instrumentos, sala de planejamento, utilização de régua cálculo e instrument semelhantes para economizer tempofichas com instruções de serviços – ideia de tarefa associando a grandes premios pela sua execução eficiente gratificação diferencial.
Opnião: Fazer a comparação de Taylor com grandes administradores da nossa época é injusto, mas ele tentou buscar e mostrar a eficiencia de um trabalho continuo, utilizava-se da mão-de-obra dos trabalhadores, muitos classificando essa forma de administrar injusta pois colocava o operario em uma condição de maquina.

Continue navegando