Buscar

portifolio pronto Modelo noticia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
Como a tecnologia em sala de aula ajuda na inclusão escolar?
Nome do aluno, RU: Djenifer Andréia Adams 1787409 e Luciméri Martinelli Fachini 1787406.
Polo – Lajeado
Data 06/09/2017
 
 
Fonte: App Daily Children
A escola do século XXI precisa se ajustar às necessidades de crianças e jovens deficientes, que necessitam dos ajustes pedagógicos na instituição escolar, para que também possam crescer intelectualmente. Assim, a diferença deve ser valorizada para que a inclusão escolar fortaleça o conceito de cidadania na educação.
Introduzir todos seus alunos no mundo social e cultural é tarefa das escolas, não permitindo que ninguém seja excluído do processo. Aprender a trocar experiências com pessoas diferentes ajuda a conceber relações sociais mais justas e solidárias — e as novas tecnologias de comunicação são ferramentas úteis para que a escola seja de fato um palco para a troca de experiências e pontos de vista.
Exemplos de inclusão escolar
Já existem softwares disponíveis no mercado para atender os mais diversos tipos de deficiência que colocam obstáculos ao processo de aprendizagem. Algumas tecnologias disponíveis fazem narração em áudio dos textos ou ampliam os caracteres da tela para os diversos níveis de comprometimento da visão.
Também já se pode contar com aplicativos de transcrição em palavras de conteúdos sonoros para deficientes auditivos, computadores com comandos de voz para tetraplégicos e impressoras de manuseio simplificado para conteúdo em braile. Essas ferramentas unem tecnologia e acessibilidade e levam multifuncionalidade à prática pedagógica.
Oito vantagens da tecnologia na educação inclusiva
A educação inclusiva foi criada para dar a todas as crianças e adolescentes o direito de estudar e fazer parte do sistema regular do ensino. O objetivo não é tratar todos como iguais, mas mostrar que as pessoas são diferentes e que isso precisa ser respeitado.
Possibilidade de aprendizado diferente – Com o acesso a novas tecnologias é possível criar formas diferentes de ensinar, os alunos não ficam mais presos ao caderno e ao lápis e o professor não está o tempo todo com o giz na mão.
Vontade de aprender –.Pode ter certeza que uma aula mais dinâmica, que proporciona o acesso a alguma tecnologia é mais interessante.
Atenção redobrada -Não precisa ser uma tecnologia tão nova, um simples projetor ou filme já deixa os alunos mais interessados e, por isso, eles ficam mais atentos.
Menos individualismo – Com o acesso a tecnologia o professor pode criar estratégias para que os alunos convivam mais, isso vai ajudar bastante no relacionamento deles e na inserção da educação inclusiva.
Informação adquirida de forma diferente - Artigos na internet, filmes, aplicativos, tudo isso pode trazer informação e deixar a aula mais interessante.
Aprendizagem eficiente – Se você começar a usar a tecnologia na educação inclusiva, o aprendizado também será mais rápido, os alunos vão ter o interesse de estudar e aprender e assim o ensino será mais eficiente.
Auxilia no planejamento – Você pode usar a tecnologia dentro da sala de aula, mas também pode usar no seu projeto e planejamento das aulas. É muito mais fácil e tranquilo planejar uma aula trabalhando no computador ou celular.
A Oitava e acho que mais importante de todas é...
Ajuda as crianças portadoras de necessidades especiais – Com o acesso a tecnologia, as crianças têm o auxílio de ferramentas visuais, sonoras e recursos de escrita. Tudo isso pode ajudar a desenvolver o conhecimento de uma criança que até então não tinha muitos meios de aprender. São muitos os benefícios que a tecnologia tem a oferecer, principalmente tratando-se da educação inclusiva. 
Fonte: Canal do Ensino

Continue navegando