Buscar

Controladoria portifolio 7

Prévia do material em texto

Controladoria
 Atualmente todos os gestores de empresas brasileiras sabem que a redução da carga tributária é uma necessidade e está vinculada a sobrevivência do negócio e, portanto, deve ser realizada de forma lícita, visando racionalizar os custos tributários, sem afrontar os dispositivos legais que regem o sistema tributário nacional.
 O envolvimento da controladoria na coordenação das atividades inerentes ao processo de gestão tributária está tornando-se cada vez mais determinante e abrangente. Os conceitos da gestão tributária no âmbito da controladoria são recentes, haja vista que nas décadas de 70 e 80 a controladoria não prestava a devida atenção aos custos tributários, tendo como principal foco prover informações para as matrizes localizadas no exterior (TUNG, 1974).
 A preocupação da controladoria com a eficácia organizacional está contribuindo para a busca pela eficiência nas práticas tributárias e em todo o processo de gestão dos tributos que fazem parte das atividades da empresa.
 No âmbito da Gestão Tributária, a Controladoria tem como competências principais as seguintes tarefas:
 Monitorar e expor para os gestores as principais informações contidas nas declarações de impostos, inclusive ressaltar algum possível efeito que esta possa gerar para a empresa;
 Supervisionar todas as questões relacionadas à apuração de tributos, incluindo a condução de um programa eficaz de gerenciamento de tributos que envolva todos os segmentos da corporação e forneça regras e procedimentos padronizados para atender as leis, normas e regulamentos pertinentes; e
 Coordenar a integração entre as dimensões de controle de custos, controle de estoques, controle de ativos e controle contábil, na qual estão inseridos os tributos.
 
 A controladoria pode adotar uma postura estratégica no gerenciamento e na elaboração de planejamento das obrigações tributárias, permitindo a redução da carga tributária por meio de alternativas e práticas legais existentes na legislação vigente. Evidencia que os resultados das atividades empresariais podem ser melhorados a partir da utilização das técnicas de controle pertinentes ao planejamento tributário e essenciais na gestão tributária eficaz. Constata que por meio da coordenação executada pela controladoria é possível reduzir os custos de produção e contribuir para a geração de caixa. Os objetivos do trabalho foram atingidos com a demonstração da importância da controladoria no processo de coordenação das atividades vinculadas ao gerenciamento das obrigações tributárias, especificamente no âmbito da legislação Federal com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e no âmbito da legislação Estadual com o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), possibilitando a redução significativa e a racionalização dos custos tributários, não afrontando os dispositivos legais que regem o processo de tributação e buscando a eficácia e eficiência na maximização e agregação de valor para a empresa. 
 Referência
ACKOFF, Russel L. Planejamento Empresarial. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1974. ARAÚJO, P. G. L. e LUCA, M. Controladoria e Gerenciamento do Risco Operacional: Um Estudo Nas Grandes Empresas do Estado do Ceará. [S.I.]. Disponível em: . Acesso em: 10.maio.2017. 
CATELLI, Armando. Controladoria: Uma Abordagem da Gestão Econômica GECON. São Paulo: Atlas, 2ª edição, 2001.
 FIGUEIREDO, Sandra; CAGGIANO, Paulo Cesar. Controladoria Teoria e Pratica. São Paulo.

Continue navegando