Buscar

As funções de Gestão de Pessoas e seus desafios

Prévia do material em texto

As funções de Gestão de Pessoas e seus desafios
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
O processo de recrutamento se inicia com a solicitação de contratação de pessoas por uma área, que deve estabelecer os requisitos básicos e necessários, além de informações sobre o cargo. Assim, a área de recursos humanos poderá optar pelo tipo de recrutamento que irá desenvolver. A escolha dos tipos de candidatos a serem informados e do canal de comunicação a ser utilizado, irá determinar quem ficará sabendo das oportunidades de emprego.
Após o recrutamento, inicia-se o processo de seleção dos candidatos. A seleção de pessoal é uma atividade de responsabilidade do sistema de setor de recursos humanos e tem por objetivo escolher, sob uma metodologia específica, candidatos a empregos recebidos pelo recrutamento, atendendo as demandas da empresa. 
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
O treinamento é definido como um processo de assimilação cultural em curto prazo, que tem por finalidade repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades, ou atitudes relacionados diretamente a execução da tarefa ou a otimização no trabalho. Enquanto o treinamento é um processo sistêmico para promover a aquisição de habilidades, de regras e de atitudes que resultem em melhorias entre as características dos colaboradores e a exigência da função, o desenvolvimento é o processo de longo prazo que inclui não apenas o treinamento, mas também a carreira e outras experiências.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
A administração de pessoal é responsável por administrar a folha de pagamento e pelo cumprimento da legislação trabalhista no que diz respeito ao recolhimento dos encargos trabalhistas e previdenciários e ao encaminhamento das informações obrigatórias aos órgãos governamentais. A antiga denominação dessa área era departamento pessoal.
RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS
A função relações trabalhistas e sindicais é responsável por administrar as relações com empregados e com os sindicatos patronais e dos trabalhadores. Nota-se, portanto, que é uma função que tem nos meios de negociação sua atuação principal e que lida constantemente com a resolução de conflitos.
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E 
 SALÁRIOS
A administração de cargos e salários é a função responsável por estabelecer políticas de remuneração adequadas para as organizações. De tais políticas dependerá, em parte, a capacidade de atrair e reter pessoas para os quadros de empregados.
BENEFÍCIOS
Benefícios são facilidades, conveniências, vantagens e serviços que são ofertados ao trabalhador, poupando-lhes tempo e esforço. Por exemplo, um benefício bastante comum são os planos de saúde. Certamente, a maioria dos trabalhadores teriam a preocupação de contratar um plano de saúde indivi- dualmente, no entanto, isso sairia mais caro, e as empresas têm maior poder de negociação com as operadoras de planos de saúde e, também, podem ajudar na resolução de eventuais problemas na prestação desses serviços pelas operadoras, graças ao seu maior poder de barganha.

Continue navegando