Buscar

av1 psicologia institucional

Prévia do material em texto

Análise Institucional é vista como uma maneira singular de entender o que são as relações instituídas, bem como uma forma de "trabalhá-las" ou agir sobre elas, na busca de compreender as ligações que os indivíduos e grupos mantêm com as instituições. De acordo com essa afirmativa, como a A I pode contribuir para o funcionamento de uma escola ?
		
	
Resposta: A avaliação institucional funciona como um "termômetro" para sabermos o grau de satisfação da comunidade escolar e/ou a qualidade do ensino estrutura oferecida pela unidade escolar. A partir dela os responsáveis pela gestão da escola avaliada, após aferir os dados coletados, conseguem ignosticar as falhas e corrigi-las, bem saber onde estão acertando para continuar seguindo o caminho.
	
Gabarito: A escola é uma instituição social regida por normas e regras que dizem respeito a organização escolar, aos horários, emprego de tempo, etc., portanto, a intervenção pedagógica de um professor sobre seus alunos baseia-se num quadro institucional a turma, a escola, a faculdade, o estágio, etc. (LAPASSADE, 1977). Na pedagogia tradicional, essas instituições impõem-se como um sistema a não ser discutido, mas a proposta da Análise Institucional é justamente propor mudanças nessas estruturas, constituindo assim o fazer do psicólogo institucional em prol do autogerenciamento.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401586794)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que leva uma organização a promover mudanças no seu funcionamento?
		
	
Resposta: Uma organização promove mudanças no seu funcionamento quando percebem que o atual modo não é satisfatório, não conseguindo alcançar os objetivos da mesma.
	
Gabarito: Em um mercado cada vez mais competitivo, o sucesso dos negócios depende da qualidade do conhecimento que cada organização aplica nos seus processos corporativos. Nesse contexto, a capacidade de gerenciar, distribuir e criar conhecimento é fundamental para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação as outras. Essa busca pela qualidade, desencadeada pelo aumento da concorrência, gera a necessidade de uma gestão de mudanças.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401481420)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A perspectiva de Bleger sobre a intervenção do psicólogo nas instituições é sempre _______________. Esta perspectiva é entendida como em termos de relações de poder que delimitam a vida dos grupos e das classes sociais. No entanto, o autor se esforça em demonstrar que esse trabalho é uma forma de fazer ciência, mas ciência no sentido de investigação que não se desvincula do cotidiano e que está relacionada à subjetividade do indivíduo nas relações humanas.
		
	
	multifatorial
	
	positivista
	
	hierárquica
	
	matricial
	 
	política
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402045057)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Lapassade concebe uma construção social da realidade a partir de uma inter-relação de três níveis ou instâncias: a) o grupo; b) a organização; c) o Estado. Na dinâmica dessa construção, Lapassade destaca o Estado no sistema social, que significa:
		
	
	grandes ou pequenos conjuntos de formas materiais que põem em efetividade, que concretizam, as opções que as instituições distribuem.
	
	elemento como instância de promoção, transmissão, reprodução ou transformação de valores, normas.
	
	a base da vida cotidiana, onde todas as relações sociais se estabelecem e cujo objetivo é manter a ordem, organizar o aprendizado e a produção.
	
	forma material muito variada que compreende desde um grande complexo organizacional tal como um ministério até um pequeno estabelecimento.
	 
	instituição propriamente dita, entendido como o conjunto de leis que regem a conduta social.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402036588)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O conceito de Instituição passou por uma evolução, deixou de ser utilizada apenas por sociólogos. No tempo de Marx esse conceito referia-se a:
		
	 
	Sistemas jurídicos, a lei.
	 
	Sociedade.
	
	Empresa.
	
	Organização.
	
	Cultura.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401949185)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Lapassade analisa o desvio escolar sob o ponto de vista institucional. Ele aponta que na visão do paradigma institucionalista clássico, a primeira definição de desvio remete a três formas, são elas:
		
	 
	Ideológico, organizacional e institucional.
	
	Ideológico, organizacional e desviante.
	
	Libidinal, ideológico e institucional.
	 
	Libidinal, ideológioco e organizacional.
	
	Libidinal, institucional e desviante.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401488526)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A instituição família apresentou grandes mudanças a partir do século XIX. O casamento, especialmente, foi o receptor da maioria destas transformações. Analise as afirmativas abaixo quanto à evolução histórica da família como instituição.
I- Sai de cena o casamento por amor e a escolha do parceiro pelos próprios indivíduos e tem lugar a união por contrato, escolhida pelos pais dos cônjuges.
II- Com o advento do capitalismo e da industrialização, a família passou a representar um refúgio ante as ameaças do mundo. Ela diminuiu em número de membros, tornou-se patriarcal, hierarquizada, com a divisão do trabalho sendo sexualmente definida.
III- A família burguesa (ou moderna) dava ao homem o papel de provedor, responsável por sua manutenção e sustento. À mulher cabia o papel de educadora dos filhos, gerente do lar e da privacidade.
IV- O homem era a figura pública, aquele que trabalhava fora, lidava com o mundo externo. A mulher era o privado, a zeladora do bem-estar do marido e dos filhos, a defensora da intimidade familiar.
Estão CORRETAS as afirmativas
		
	
	apenas I, III e IV
	
	I, II, III e IV
	
	apenas I e II
	
	apenas I, II e III
	 
	apenas II, III e IV
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402060305)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo o autor Faria, Filho (2000).."A escola deve completar a tarefa do lar, o aperfeiçoamento do caráter, encaminhando as tendências individuais para a harmonia e a estabilidade sociais" diante dessa afirmativa do autor, marque a resposta correta.
		
	
	A escola forma o caráter do indivíduo e determina os que irão ser melhores na sociedade.
	 
	A família inicia a tarefa de educar o indivíduo, socializando-o, participando na formação de seu caráter e a escola continua essa tarefa conjuntamente com a família.
	
	A família é que deve sozinha dar conta de educar o indivíduo, formar seu caráter e encaminhá-lo para que tenha um bom desempenho na sociedade.
	
	A escola deve sozinha dar conta de educar o indivíduo, formar seu caráter e encaminhá-lo para que tenha um bom desempenho na sociedade.
	
	A família apenas socializa o indivíduo, forma o seu caráter e determina aqueles que serão produtivos para a sociedade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401488551)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O comportamento eventual de um homem que maquia-se e leva uma bolsa de mulher quando vai para a sala de aula, ou de uma mulher que veste-se como um homem para uma ocasião formal, usando paletó e gravata, pode ser visto como:
		
	
	facilitação social
	
	violação das normas
	 
	violação de papel
	
	desvio de conduta
	
	indolência social
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402060477)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O fato de reunirmos uma equipe não é condição suficiente para garantir um alto desempenho. A seguir destacamos o que define uma equipe de alto desempenho. Marque a opção correta.
		
	 
	Capacidade para cooperação alternada, satisfação de mais de três participantes e resultado da produção.
	 
	Resultado da produção, satisfação do participante e capacidade para cooperação contínua.
	
	Resultado da produção, satisfação de alguns participantes e capacidade para cooperação contínua.Resultado da produção,capacidade para cooperação alternada e satisfação do participante.
	
	Capacidade para cooperação contínua, resultado da produção e satisfação de dois participantes.

Continue navegando