Buscar

Direito Imobiliário Avaliação Parcial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO IMOBILIÁRIO
		
	Avaiação Parcial: CCJ0090_SM_201307384081 V.1 
	  
	Aluno(a): LUIS FERNANDO DA VEIGA NEVES
	Matrícula: 201307384081 
	Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 14/09/2017 08:55:35 (Finalizada)
		
	
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201307600248)
	1a sem.: AULA 1
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Existe uma máxima popular que, relativamente a propriedade imobiliária diz que "quem não registra não é dono". Tal assertiva : 
	
	
	
	Não tem fundamentação legal nenhuma;
	
	A escritura de compra e venda é suficiente para transmitir a propriedade;
	
	Isso serve para a propriedade móvel e não para a propriedade móvel; 
	Certo
	Está em consonância com o sistema de transmissão da propriedade adotado pela legislação civil;
	
	O registro é uma faculdade do interessado;
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201307563466)
	1a sem.: Função dos registros públicos, o sistema registral brasileiro e seu princípios
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Dispondo sobre a atividade cartorária, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	Os titulares de serviços notariais são tabeliães de notas 
	
	Os serviços notariais e de registro serão prestados, de modo eficiente e adequado, em dias e horários estabelecidos pelo juízo competente, atendidas as peculiaridades locais, observado que o atendimento ao público será, no mínimo, de seis horas diárias, devendo funcionar em local de fácil acesso ao público e que ofereça segurança para o arquivamento de livros e documentos 
	Errado
	Os notários e oficiais de registro gozam de independência no exercício das suas atividades, tem direito a percepção de emolumentos integrais pelos atos praticados na serventia e só perderão a delegação nas hipóteses previstas em lei
	Certo
	O serviço de registro civil das pessoas jurídicas será prestado, também, nos sábados, domingos e feriados pelo sistema de plantão
	
	Notário, ou tabelião, e oficial de registro, ou registrador, são profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201307600278)
	2a sem.: AULA 2
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Prenotação é ato de natureza preparatória, de eficácia cautelar e com natureza antecipativa, através do qual os títulos tomarão, no livro de protocolo, o número de ordem que lhes competir em razão da sequência rigorosa de sua apresentação. Relativamente à prenotação podemos afirmar que: I) Cessa automaticamente os seus efeitos, se decorridos 30 (trinta) dias do seu lançamento, o título não for registrado por omissão do interessado em atender as exigências formuladas; II) Cessa automaticamente os seus efeitos, se decorridos 15 (quinze) dias do seu lançamento, o título não for registrado por omissão do interessado em atender as exigências formuladas; III) O documento, uma vez prenotado, torna irrevogável o seu registro e o apresentante não pode mais desistir do mesmo; IV) O apresentante poderá desistir do registro depois de prenotado e terá restituída as despesas antecipadas, deduzidas as de buscas e prenotação; A esse respeito, podemos afirmar que: 
	
	
	
	Todas as assertivas estão corretas;
	Certo
	Estão corretas somente as assertivas I e IV;
	
	Estão corretas as assertivas I, II e IV;
	
	Todas as assertivas estão erradas;
	
	Estão corretas as assertivas II, III e IV;
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201308134180)
	sem. N/A: REGISTRO DE IMÓVEIS
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	BRUNO MEZENGA postula o registro de escritura de compra e venda de imóvel no valor de R$ 21.000,00, assim descrito: ...por meio desta escritura faz vender ao outorgado comprador a metade esquerda da área do terreno (parte sem benfeitorias) descrito na matrícula registral... ODORICO PARAGUAÇU, Oficial do Cartório do Registro de Imóveis da Comarca de Sucupira, lavrou EXIGÊNCIA, uma vez que o imóvel não está desmembrado pela autoridade administrativa do Município. No que diz respeito à exigência, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	A exigência não é cabível, pois o negócio de compra e venda, ainda que indique parte certa da área de terreno, ou seja, a metade esquerda do terreno originário, deve acarretar o registro da fração ideal de 1/2 do imóvel constante da matrícula registral. 
	Certo
	Cabível a exigência pois a matrícula do imóvel no RI diz respeito à integralidade do imóvel, sendo incidente o princípio da especialidade objetiva. Não pode ser registrada a compra e venda de uma parte específica de um imóvel não desmembrado junto à municipalidade. A caracterização e particularização do imóvel a ser registrado deve atender ao que consta na matrícula registral, de forma que o prévio desmembramento deveria ter sido providenciado.
	
	A exigência não é cabível, pois o negócio de compra e venda, por indicar parte certa da área de terreno, ou seja, a metade esquerda do terreno originário, deve acarretar o desdobramento matrícula registral, criando-se duas novas, independentemente de desmembramento pela autoridade administrativa do Município.
	
	Cabível a exigência pois a matrícula do imóvel no Registro de Imóveis diz respeito à integralidade do imóvel, sendo incidente o princípio da especialidade subjetiva, tendo como pressuposto a indicação dos nomes dos novos confrontantes e, por se tratar só de terreno, se esse fica do lado par ou do lado ímpar do logradouro, bem como que novos números deverão ser atribuídos às metades esquerda e direita do imóvel.
	
	A exigência não é cabível, pois o negócio de compra e venda reflete a manifestação de vontade das partes contratantes, ou seja, diz respeito apenas à metade esquerda da área do terreno, estando presentes os elementos de validade e formação do negócio jurídico.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201307600320)
	3a sem.: AULA 3
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Na qualidade de delegatário do Estado na prestação de serviços dos atos de notas e registro, podemos afirmar quanto a responsabilidade civil dos delegatários:
	
	
	
	Aos Notários e Registradores não se aplicam as normas da relação de consumo;
	
	Não responde pessoalmente o delegatário pelos danos causados a terceiros;
	
	Por ser delegatário não responde civilmente quanto ao ato praticado pelo seu preposto;
	
	Aplica-se na hipótese de responsabilidade subjetiva, comum as pessoas de direito privado;
	Certo
	O delegatário tem direito de regresso contra os seus prepostos, no caso de dolo ou culpa dos mesmos;
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201308049441)
	sem. N/A: NOTÁRIOS E REGISTRADORES
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	No que diz respeito à contratação de prepostos e escreventes pelos notários, para que atuem como substitutos e auxiliares na prática dos atos notariais, sob sua responsabilidade, assinale a alternativa correta:
	
	
	Certo
	A contratação dos prepostos se dá por conta da livre escolha pelo delegatário que, nesta relação jurídica atuará como empregador. Os delegatários são empregadores e mantêm relação de emprego com seus prepostos e escreventes, regida pela Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	A contratação dos prepostos deve ser obrigatoriamente por concurso de provas e títulos, promovido pela Corregedoria Geral de Justiça. Os delegatários são responsáveis pela serventia do Cartório de Notas e os prepostos e escreventes são servidores públicos efetivos, que adquirem estabilidade após o estágio probatório.
	
	A contratação dos prepostos deve ser obrigatoriamente por concurso de provas e títulos, para cargos temporários, promovido pelo titular do cartório. Os delegatários são empregadores
e mantêm relação de emprego com seus prepostos e escreventes, regida pela Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	A contratação dos prepostos deve ser obrigatoriamente por concurso de provas e títulos, promovido pelo titular do cartório. Os delegatários são responsáveis pela serventia do Cartório de Notas e os prepostos e escreventes são servidores públicos efetivos, que adquirem estabilidade após o estágio probatório.
	
	A contratação dos prepostos deve ser obrigatoriamente por concurso de provas e títulos, para cargos temporários, promovido pela Corregedoria Geral de Justiça. Os delegatários são empregadores e mantêm relação de emprego com seus prepostos e escreventes, regida pela Consolidação das Leis do Trabalho.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201307664961)
	4a sem.: Introdução ao Estudo das Incorporações Imobiliárias. Obrigações e direitos do incorporador.
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	DE ACORDO COM A LEI Nº 4.591, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1964, ¿CONSIDERA-SE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA A ATIVIDADE EXERCIDA COM O INTUITO DE PROMOVER E REALIZAR A CONSTRUÇÃO, PARA ALIENAÇÃO TOTAL OU PARCIAL, DE EDIFICAÇÕES OU CONJUNTO DE EDIFICAÇÕES COMPOSTAS DE UNIDADES AUTÔNOMAS¿ (ART. 28 PARÁGRAFO ÚNICO). PORTANTO:
	
	
	
	A CADA UNIDADE CABERÁ, COMO PARTE INSEPARÁVEL, UMA FRAÇÃO IDEAL DO TERRENO E COISAS DE USO COMUM, EXPRESSA SOB A FORMA DE PERCENTAGEM 
	
	A INCORPORAÇÃO RESULTA NA CRIAÇÃO DE UNIDADES IMOBILIÁRIAS SEM QUALQUER VINCULAÇÃO AOP TERRENO SOBRE O QUAL SE ERIGIU A EDIFICAÇÃO;
	Certo
	A INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA É O INSTITUTO QUE TEM POR OBJETO O FRACIONAMENTO DE TERRENO PARA QUE SEJA SUBMETIDO À EDIFICAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO DE UNIDADES AUTÔNOMAS SOB REGIME CONDOMINIAL;
	
	A INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA E O CONDOMÍNIO EDILÍCIO, ENCONTRAM PREVISÃO LEGAL NO ARTIGO 1.331 E SEGUINTES DO CÓDIGO CIVIL;
	
	NA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA, PARA EFEITOS DE IDENTIFICAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO, CADA UNIDADE SERÁ ASSINALADA POR DESIGNAÇÃO ESPECIAL, SEM EM NÚMEROS CENTESIMAIS;
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201308148689)
	sem. N/A: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS. OBRIGAÇÕES E DIREITOS DO INCORPORADOR
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	considera-se incorporação imobiliária a atividade exercida com o intuito de promover e realizar a construção, para alienação total ou parcial, de edificações ou conjunto de edificações compostas de unidades autônomas, Pode exercer a atividade de incorporador imobiliário:
	
	
	
	Somente a pessoa jurídica;
	
	Somente a pessoa física;
	Certo
	A pessoa física ou jurídica, comerciante ou não; 
	
	A pessoa física ou jurídica, desde que exerça a atividade comercial de incorporação imobiliária;
	
	A pessoa física ou jurídica que também se obrigue como construtor da edificação;
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.9a Questão (Ref.: 201307563549)
	4a sem.: Construção por empreitada e por administração e o patrimônio de afetação
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Dentre as assertivas a seguir tem uma única que não está correta relativamente a extinção do patrimônio de afetação:
	
	
	
	Quando da averbação da construção;
	Errado
	Quando do registro dos títulos aquisitivos de domínio ou de direito à aquisição em nome dos respectivos adquirentes;
	
	Pela denuncia da incorporação, após restituídas as importâncias pagas pelos adquirentes e, também, pela liquidação deliberada pela assembléia geral dos adquirentes.
	Certo
	Pela eventual decretação da falência ou a declaração de insolvência do incorporador;
	
	Quando houver financiamento da obra, pelo cumprimento das obrigações pelo incorporador perante a instituição financeira do empreendimento;
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.10a Questão (Ref.: 201308133194)
	sem. N/A: Construção de empreitada
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis 
	
	
	
	o empreiteiro de materiais e execução, em nenhuma hipótese, responderá pelos defeitos em razão do solo, mas responderá pelos defeitos em razão dos materiais. 
	
	o empreiteiro de materiais e execução só responderá pela solidez e segurança do trabalho, mas não em razão dos materiais ou do solo. 
	
	o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo prescricional de três anos, pelos defeitos da obra independente de culpa e durante o prazo decadencial de cinco anos, se tiver culpa, cuja demonstração incumbe ao dono da obra. 
	Certo
	o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo irredutível de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo. 
	
	o empreiteiro de materiais e execução só responderá pela solidez e segurança do trabalho se houver cláusula expressa de responsabilidade objetiva. 
	Gabarito Comentado.
	
	
	Col@bore

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando