A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
aula 4 exercícios

Pré-visualização | Página 1 de 1

Sobre a resistência à entrada dos ingleses no Império Ashanti é correto afirmar:
	
	
	Em 1891, na tentativa de expulsar os holandeses que tentavam controlar seu território, os ashantis se tornaram um protetorado inglês.
	
	O conflito entre os ingleses e os ashantis durou por mais de cem anos.
	
	Em 1853, o conflito entre os ashanti e os ingleses, que durou mais de dez anos, terminou com a vitória ashanti graças a sua superioridade bélica
	 
	Somente em 1896, quando os ingleses introduziram a metralhadora nos combates, garantindo sua vitória sobre os ashantis, que foram de fato incorporados à Costa do Ouro.
	
	Os conflitos entre os ashantis e os ingleses datam de 1823, quando foi declarada a primeira guerra Anglo-Ashanti. Na ocasião, os ingleses já tentavam dominar parte do território por meio das ações missionárias inglesas.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202025750)
	
	"Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho". (Antonil) "No geral, era possível obter-se a coisificação subjetiva do escravo: sua auto-representação como não-homem." (Fernando Henrique Cardoso) "Folga nego, branco num vem cá. Se vié, Pau há de levá." (Canção de quilombola)
Levando em consideração as citações acima, assinale a afirmativa correta a respeito do processo social de coisificação que a escravidão imporia ao escravo.
	
	
	Ao referir-se a si na terceira pessoa, o escravo demonstrava que não se reconhecia como sujeito e terminava por aceitar passivamente a sua reificação subjetiva.
	
	Ao aceitar a sua reificação subjetiva, o escravo praticava, na verdade, uma estratégia de sobrevivência na sociedade escravista, de onde a sua fingida humildade poderia sempre tirar alguma vantagem.
	
	Na sabotagem dos instrumentos, no aborto provocado pelas mulheres escravas, no ¿corpo mole¿ para o trabalho, ficava patente a decisão política que fazia do negro escravo sujeito na luta contra a escravidão, e não coisa.
	 
	A escravidão, justamente por ter imposto a reificação do cativo, conduziu a classe escrava a organizar quilombos, fugas, rebeliões e sabotagens, fazendo a classe dominante viver em contínuo sobressalto.
	
	Compelido a ver-se a si próprio da forma imposta pela classe dos senhores e desejando sempre a liberdade, o escravo, durante todo o tempo, viveu a contradição entre ser coisa ou pessoa, inerente a sua condição.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202148437)
	
	Quais países da África conquistaram vitória em suas lutas de resistência e não foram colonizados pelos europeus?
	
	
	Congo e Tanzânia
	 
	Libéria e Etiópia
	
	Madagascar e Sudão
	
	Zimbábue e Marrocos
	
	Egito e Eritréia