Buscar

Relatório de observação analítica quantitativa

Prévia do material em texto

Relatório de APS Data da análise: 16 / 08 / 2017
Responsável: Mariane Carolina Pesenti
Lab/atividade: Procedimento realizado nas dependências da UTFPR (Lab. 09)
Título do procedimento: Determinação de acidez em solução molar por 100 mL de sucos de uva
Analítico: Vanessa Aparecida Alves Santos
Resumo:
A partir de um procedimento pré-estabelicido para bebidas não alcoólicas (cópia no anexo 1), a analista objetivava quantificar a quantidade em porcentagem de ácido tartárico (C4H6O6) em cada 100 mL de amostra (obtidos como consequência da homogenização de 10 mL de suco de uvas concentrado e o restante de água destilada). Para isso foram utilizados métodos de titulação com hidróxido de sódio (NaOH) padronizado, para saber a concentração real do reagente já citado, feito no mesmo dia e medição de pH simultaneamente como descrito no procedimento a ser seguido (Foto do procedimento anexo 2).
As analises tiveram resultados entre 12 e 13 porcento de ácido tartárico seguindo assim a parte teórica pesquisada pela analista anteriormente. 
Para obter o resultado acima foi utilizado o fator de correção também feito no mesmo dia porém anterior a presente análise pela analista, para assim poder utilizar o cálculo seguindo a literatura:
 = acidez em solução .
Onde a definição de cada termo será apresentado no anexo a seguir assim como os cálculos para se obter o fator de correção a partir de biftalato de potássio (C8H5KO4).
Anexo 1: foto do procedimento a ser seguido.
Anexo 2: foto do procedimento.

Continue navegando