Buscar

METODOLOGIA DO ENSINO DE LITERATURA INFANTOJUVENI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

METODOLOGIA DO ENSINO DE LITERATURA INFANTOJUVENI
Apol
Questão 1/10
Leia atentamente a seguinte afirmação:
“O jogo de regras constitui a atividade lúdica do ser socializado, o que explicaria seu desenvolvimento tardio e a permanência de sua prática após a infância. [...] A capacidade de cooperar, por sua vez, conduzirá a criança a novas interpretações do mundo e das coisas, produzindo mudanças significativas em seu pensamento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAIADO, Ana Paula Sthel; ROSSETTI, Claudia Broetto. Jogos de regras e relações cooperativas na escola: uma análise psicogenética. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 13, 2009. p. 88.
Sobre os jogos de regras e conforme o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, analise as seguintes afirmativas:
I. Os jogos de regras podem ser organizados com o objetivo de desenvolver autodisciplina, autodireção e noções de ética nas crianças.
II. Os vínculos sociais são explicitados durante os jogos de regras e por isso os conflitos devem ser ignorados pelo professor durante estes jogos.
III. Os jogos de regras têm caráter social e asseguram a reciprocidade e a confiança no grupo.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Você acertou!
“o jogo de regras caracteriza-se por ser regulamentado por leis que asseguram a reciprocidade dos meios empregados. É uma conduta lúdica que supõe relações sociais ou interindividuais pois a regra é uma ordenação, uma regularidade imposta pelo grupo sendo que sua violação é considerada uma falta. É um jogo de caráter social” (livro-base, p. 157).
	
	B
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	E
	Apenas a afirmativa II está correta.
�
Questão 2/10
Leia atentamente a seguinte afirmação:
“Toda conduta humana é uma assimilação do dado a esquemas anteriores (assimilações a esquemas hereditários em graus diversos de profundidade) e toda conduta é, ao mesmo tempo, acomodação destes esquemas à situação atual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Forense: Rio de Janeiro, 1972. p. 95.
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, assinale a alternativa correta a respeito do pensamento de Piaget sobre os jogos:
	
	A
	O jogo propicia interações e por isso atua na zona de desenvolvimento proximal.
	
	B
	Os jogos contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança, na medida em que ocorre o processo chamado de assimilação.
Você acertou!
“Para Piaget, cada ato de inteligência é definido pelo equilíbrio entre assimilação e acomodação [...], o sujeito assimila eventos e objetos ao seu eu e às suas estruturas mentais” (livro-base, p. 54).
	
	C
	O jogo é a ação colocada em prática, na medida em que a criança consegue desenvolver as atividades individualmente.
	
	D
	Os jogos propiciam o desenvolvimento motor das crianças a partir dos 4 anos de idade.
	
	E
	O jogo é o nível mais alto do desenvolvimento da criança, e expressa-se quando a criança começa a explorar o mundo material ao seu redor, por volta dos 2 anos de idade.
�
Questão 3/10
Leia o seguinte trecho de artigo:
“É também, com base na cooperação, que as crianças passarão a defender a igualdade em face da autoridade. No campo cognitivo, será esta a responsável por modificar as atitudes egocêntricas iniciais, permitindo a inserção da criança num sistema de reciprocidade lógica e interpessoal, isto é, de cooperação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAIADO, Ana Paula Sthel; ROSSETTI, Claudia Broetto. Jogos de regras e relações cooperativas na escola: uma análise psicogenética. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 13, 2009. p. 88.
O livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica discute os jogos de cooperação e de regras. Marque a alternativa correta a respeito desse tema:
	
	A
	O professor define as regras do jogo e encaminha as atividades de forma que o jogo e as regras não sejam questionados.
	
	B
	Enquanto alguns alunos não entenderem as regras do jogo, o professor mediador pode continuar o jogo com os demais alunos normalmente.
	
	C
	Os jogos de regras possuem conteúdos inerentes e podem auxiliar em várias áreas do currículo escolar.
Você acertou!
“os conteúdos abordados no jogo estabelecem inúmeras relações e, nesse sentido, enfatizam o aspecto da estrutura, da relação, da forma sobre o conteúdo” (livro-base, p. 115).
	
	D
	Os jogos de regras são ferramentas de avaliação que devem ser utilizados para análise do professor sobre o desempenho dos alunos.
	
	E
	Os jogos de cooperação não possuem regras, por isso, seus usos devem ser evitados como recurso pedagógico.
�
Questão 4/10
Leia atentamente a seguinte afirmação:
“Piaget e Vygotsky, autores que pesquisaram o desenvolvimento humano, nascidos no mesmo ano, os autores têm muito em comum em suas pesquisas. Piaget morreu muito depois de Vygotsky, que faleceu aos 36 anos de idade de tuberculose, logo, Piaget só teve acesso às ideias de Vygotsky após sua morte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0220.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2016.
A respeito das diferenças de pensamentos entre Piaget e Vygotsky, e de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I. Vygotsky privilegia a maturação biológica e aceita os fatores internos sobre os externos.
II. Piaget acredita que o fator social interfere nas situações criadas pela imaginação da criança.
III. Para Vygotsky, a ideia de brincar origina-se na imaginação criada pela criança.
IV. Para Piaget cada ato de inteligência é definido pelo equilíbrio entre assimilação e acomodação.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Você acertou!
as afirmativas I e II são falsas, pois o correto seria: Piaget privilegia a maturação biológica e aceita os fatores internos sobre os externos. Vygotsky acredita que o fator social interfere nas situações criadas pela imaginação da criança. Já as questões III e IV estão corretas, pois: “Para Vygotsky, a ideia de brincar origina-se na imaginação criada pela criança”. “Para Piaget cada ato de inteligência é definido pelo equilíbrio entre assimilação e acomodação” (livro-base, p. 54 e 57).
	
	D
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
�
Questão 5/10
Atente para a seguinte afirmação:
“Todo ato de linguagem é uma aventura em que o jogo entre a significação explícita e a implícita coloca em risco a eficácia do processo comunicativo. Todavia, os riscos dessa aventura e o prazer dela decorrente são maiores quando o receptor se defronta com um texto em que deve não só identificar possibilidades interpretativas, mas também se situar com responsável pela produção de sentidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSMANN, J.; MÜGGE, E. et al.. Literatura na escola: Propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 29.
Considerando-se a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as relações que se estabelecem entre o professor e o aluno no intercâmbio que permeia a aprendizagem da leitura do texto literário, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) O papel do autor da obra literária também é vislumbrado no processo
de aprendizagem do leitor em formação, uma vez que é o autor o responsável pela construção do sentido e da beleza do texto literário, elementos a serem apreendidos pelo leitor.
II. ( ) A presença do autor no processo de aprendizagem é de suma importância, uma vez que a boa leitura está atrelada à capacidade de o leitor interpretar, sem equívocos, o sentido único que o autor construiu em sua obra. 
III. ( ) O papel do leitor no processo de aprendizagem da leitura é recorrer ao seu repertório de experiências com outras leituras como forma de captar novos sentidos na literatura.
IV. ( ) O papel do professor no intercâmbio da aprendizagem é o de se colocar como mediador a partir de sua maturidade e domínio de uma metodologia de ensino entre o leitor em formação e a obra literária, auxiliando o aluno na construção do sentido.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – V
Você acertou!
a primeira afirmativa é verdadeira porque efetivamente o papel do autor existe como aquele que constrói no corpo da obra a cadeia de sentidos a ser interpretada pelo leitor. A segunda afirmação é falsa, porque o autor, em uma obra literária, não constrói um único sentido e, por isso, não há uma possibilidade única de interpretação. A terceira afirmativa é verdadeira porque conforme o livro-base, o leitor ativa em seu processo de recorrentes leituras, as experiências anteriores que servem como referência para as novas leituras. A quarta afirmativa é verdadeira, pois o papel do professor concentra-se em fazer a mediação da leitura, mas sem interferir no processo de amadurecimento do leitor, devendo apenas orientá-lo (livro-base, p. 44,45).
	
	E
	F – V – F – F
�
Questão 6/10
Atente para a seguinte citação:
“O texto para os pequenos, como já mencionamos, não pode ser ‘comum’. Deverá, evidentemente, possuir aquela qualidade de estilo, com a marca da fluidez, colorido e leveza que, reconhecida pelo adulto, possa dirigir-se ao universo receptivo do leitor mirim. Diria mesmo que, por essa particularidade, a escrita da literatura infantil é a mais difícil de conseguir”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINORAH, M. O livro infantil e a formação do leitor. Petrópolis: Vozes, 1996. p.61.
A partir da leitura do texto dado como reflexão e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre a adequação do texto literário às atividades em sala de aula, analise as asserções a seguir no que diz respeito às condições que dificultam a leitura infantil e que podem afastar a criança do livro:
I. Textos com nível muito avançado de construção linguística.
II. Textos com personagens complexas e que se distanciam das vivências e da compreensão das crianças.
III. Obras com pouco texto e presença de ilustrações.
IV. Textos em que há constante desarticulação da ordem cronológica da ação.
V. Textos com a manutenção da linearidade.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, III, IV e V apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
Você acertou!
a afirmativa I é correta, pois obras com um nível de construção linguístico muito avançado estão aquém das possibilidades de leitura do leitor em formação, o que desencadeia a falta de interesse. A afirmativa II é correta, pois personagens complexas e distanciadas das vivências da criança não contribuem para que haja uma identificação do leitor com aquilo que lê. A afirmativa III não é correta, pois é recomendado que para o leitor iniciante livros com pouco texto e mais ilustrações para que a leitura possa ser acessível a esse nível de leitor. A afirmativa IV é correta, pois a desarticulação da cronologia dos fatos causa confusão no leitor em formação que ainda está consolidando a sua capacidade de ordenação de informações e fatos, o que atrapalha na construção da coerência naquilo que lê. A afirmação V é incorreta, pois textos que mantém a linearidade, ou seja, a ordem de início, meio e fim, facilitam a compreensão do leitor em formação (livro-base, p. 121,122).
	
	C
	II, III e V apenas.
	
	D
	II, IV, V e VI apenas.
	
	E
	III, IV e V apenas.
�
Questão 7/10
Leia a passagem de texto a seguir:
''Interpretar é dialgoar com o texto tendo como limite o contexto. Esse contexto é de mão dupla: tanto é aquele dado pelo texto quanto o  dado pelo leitor; um e outro precisam convergir para que a leitura adquira sentido. Essa covergência dá-se pelas referências á cultura na qual  se localizam o autor  e o leitor, assim como por força das constrições que a comudidade do leitor impões ao ato de ler. O contexto é, pois, simmultaneamente aquilo que está no texto , que vem com ele, e aquilo que uma comunidade de leitores julga como próprio da leitora''
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. p. 41.
Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação aos comportamentos do leitor competente, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Necessita que um adulto selecione textos dentro do seu horizonte de expectativa, pois seu repertório ainda não lhe permite avaliar suas escolhas.
II. ( ) Tem habilidade suficiente para identificar as pistas oferecidas pelo autor ao longo do texto.
III. ( ) Tem a capacidade de dialogar com novos textos, posicionando-se criticamente frente ao que lê devido à sua bagagem de leituras anteriores.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V
Você acertou!
A afirmação I é falsa, pois é um comportamento do leitor competente saber selecionar textos a partir de suas preferências. A afirmação II é verdadeira, pois um leitor competente consegue identificar o jogo de construção do sentido construído pelo autor. A afirmação III é verdadeira, pois o leitor competente sente-se desafiado por novos textos, utilizando-se das experiências de leituras anteriores como base para estabelecer um juízo crítico sobre o que leu (livro-base, p. 106-107).
	
	B
	F – F – V
	
	C
	V – F – V
	
	D
	V – V – F
	
	E
	V – F – F
�
Questão 8/10
Leia a seguinte afirmação:
“Apesar de as crianças menos favorecidas economicamente viverem em situações de estresse e risco constantes, o lúdico pode vir a ser um instrumento de promoção de resiliência, conforme o seu emprego”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POLETTO, Raquel Conte. A ludicidade da criança e sua relação com o contexto familiar. Psicol. estud., Maringá, 2005. p. 67.
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, sobre a utilização do lúdico para fins pedagógicos, marque a alternativa correta:
	
	A
	O lúdico empregado para fins pedagógicos são momentos em que os professores utilizam o lúdico para planejar suas aulas e avaliar seus alunos.
	
	B
	O lúdico como forma de promover a resiliência é uma estratégia disciplinar, principalmente aos alunos indisciplinados.
	
	C
	Para que o lúdico tenha fins pedagógicos é fundamental que os professores saibam organizar situações de ensino que possibilitem ao aluno tomar consciência do significado do conhecimento a ser construído.
Você acertou!
“A fim de ampliar as concepções sobre o lúdico e começar a compreendê-lo dentro de um contexto na aprendizagem, é fundamental pensarmos sobre o papel do educador na organização de situações de ensino que possibilitem ao aluno tomar consciência do significado do conhecimento a ser construído” (livro-base, p. 89).
	
	D
	A ludicidade é desenvolvida já nos primeiros anos de vida. Na idade escolar, a criança não possui mais essa capacidade. Por isso, o professor deve estimular o lúdico com fins
pedagógicos.
	
	E
	As crianças menos favorecidas economicamente e que sofrem algum tipo de violência possuem pouca ou nenhuma capacidade de desenvolver a ludicidade.
�
Questão 9/10
Leia a passagem de texto a seguir:
“Como procede a literatura? Ela sintetiza, por meio dos recursos da ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente. Assim, por mais exacerbada que seja a fantasia do escritor ou mais distanciadas e diferentes as circunstâncias de espaço e tempo dentro das quais uma obra foi concebida, o sintoma de sua sobrevivência é o fato de que ela continua a se comunicar com seu destinatário atual, porque ainda fala de seu mundo, com suas dificuldades e soluções, ajudando-o, pois, a conhecê-lo melhor”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003. p. 25. 
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre o trabalho pedagógico com a literatura infantil em sala de aula e os objetivos preconizados nessa tarefa, analise as seguintes afirmações:
I. É preciso aprender a reconhecer e compreender os diferentes gêneros literários.
II. É necessário desenvolver capacidades sociais e formas de conduta a partir do exercício das vivências por meio das personagens que representam pessoas e acontecimentos próximos da realidade.
III. É preciso aprofundar os conhecimentos acerca da norma culta padrão da língua portuguesa, uma das principais funções do trabalho com a literatura na escola.
IV. É importante refletir sobre aspectos gerais da vida, compreendendo a vida em sociedade e valorizando as existências.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV apenas.
Você acertou!
A afirmativa I é correta, pois o conhecimento sobre os gêneros literários acarreta o conhecimento mais aprofundados sobre os elementos constituinte do texto poético, bem como do texto narrativo, diferenciando suas especificidades e desenvolvendo habilidades de leitura diferenciadas. 
A afirmativa II é correta, pois, diferentemente da literatura tradicional, que impunha normas de conduta bastante restritas, numa perspectiva contemporânea, por meio das vivências propostas junto às personagens e suas experiências, o leitor vivencia a simulação da sua própria realidade. 
A afirmativa IV está correta, pois a literatura, como arte da palavra, propõe uma reflexão sobre a vida, as relações e a valorização da existência (livro-base, p. 124,125). A afirmativa III é incorreta, pois o aprofundamento dos conhecimentos linguísticos não é a função primeira da literatura, até mesmo porque muitos textos contemporâneos optam por uma linguagem muito mais coloquial do que orientada pela norma culta padrão.  “A literatura infantil (...) é levada a realizar sua função formadora que não se confunde com uma missão pedagógica. (...) Aproveitada em sala de aula na sua natureza ficcional que aponta a um conhecimento de mundo e não enquanto súdita do ensino de boas maneiras (de se comportar e ser ou de falar e escrever) ela se apresenta como o elemento propulsor que levará a escola à ruptura com a educação contraditória e tradicional. Reconhecida a possibilidade do trabalho com a literatura na escola e dado o objetivo comum a ambas de formar cidadãos críticos e leitores podemos pensar a partir de agora como podem ser descritas as diferentes funções da leitura e da literatura no ambiente escolar lembrando que elas se alternam ao longo do processo educativo visto que os textos podem ter aproveitamentos diferentes no trabalho escolar” (livro-base, p. 20).
	
	B
	II, III e IV apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I e III apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
�
Questão 10/10
Atente para a seguinte afirmação:
“O texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente fornecer informações sobre diferentes temas – históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo –, eles também oferecem vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 12.
Tendo em vista o texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as finalidades de uma metodologia para o ensino da literatura infantil, analise as seguintes afirmações:
I. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve tornar acessível ao leitor infantil a orientação para que este aprenda a encontrar sentido no texto, promovendo assim uma leitura de qualidade.
II. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve possibilitar que, diante dos avanços do processo de aquisição da leitura, o leitor se sinta recompensado por ter aprendido e vencido os obstáculos em seu processo de aprendizagem.
III. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve intervir de forma enérgica sobre as dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura para que este não se torne lento e ineficiente.
IV. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve orientar o aluno sobre o domínio de suas emoções, uma vez que o processo de leitura demanda uma percepção racional das informações contidas no texto, o que garante uma aprendizagem eficaz e mais rápida.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV apenas.
	
	B
	I, II apenas.
Você acertou!
as afirmativas I e II estão corretas, pois a partir das afirmações feitas por Isabel Solé, a autora do livro-base estabelece as finalidades apresentadas como aquelas que devem ser privilegiadas numa metodologia de ensino de literatura. A afirmativa III está incorreta, pois, segundo o livro-base, a intervenção sobre o processo de aprendizagem da leitura deve ser respeitosa e adequada ao seu modo de construção lento e progressivo. A afirmação IV está incorreta, pois, segundo a abordagem feita no livro-base, emocionar-se com aquilo que lê é uma das habilidades esperadas do leitor de literatura, uma vez que, como texto artístico, uma leitura puramente racional não daria conta da sua especificidade (livro-base, p. 42).
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Objetiva
Discursiva
_1574089263.unknown
_1574089271.unknown
_1574089275.unknown
_1574089277.unknown
_1574089278.unknown
_1574089276.unknown
_1574089273.unknown
_1574089274.unknown
_1574089272.unknown
_1574089267.unknown
_1574089269.unknown
_1574089270.unknown
_1574089268.unknown
_1574089265.unknown
_1574089266.unknown
_1574089264.unknown
_1574089247.unknown
_1574089255.unknown
_1574089259.unknown
_1574089261.unknown
_1574089262.unknown
_1574089260.unknown
_1574089257.unknown
_1574089258.unknown
_1574089256.unknown
_1574089251.unknown
_1574089253.unknown
_1574089254.unknown
_1574089252.unknown
_1574089249.unknown
_1574089250.unknown
_1574089248.unknown
_1574089238.unknown
_1574089242.unknown
_1574089245.unknown
_1574089246.unknown
_1574089243.unknown
_1574089240.unknown
_1574089241.unknown
_1574089239.unknown
_1574089234.unknown
_1574089236.unknown
_1574089237.unknown
_1574089235.unknown
_1574089232.unknown
_1574089233.unknown
_1574089230.unknown
_1574089231.unknown
_1574089229.unknown
_1574089227.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais