Buscar

Música na Sala de Aula APOL NOTA 100

Prévia do material em texto

Música na Sala de Aula- APOL
De acordo com Moreira, “a música pode ser uma atividade divertida e que ajuda na construção do caráter, da consciência e da inteligência emocional do indivíduo, pois desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, sendo também um agente cultural que contribui efetivamente na construção da identidade do cidadão”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre competência musical infantil, analise as asserções a seguir:
I. Um exemplo do desenvolvimento das competências musicais nas crianças é o fato de cantarem partes de canções nos primeiros anos de vida e até mesmo misturarem partes de duas canções conhecidas.
II. É muito comum os adultos perceberem que os bebês criam suas próprias canções na hora do banho ou em outras situações cotidianas.
III. Pesquisas realizadas em Minas Gerais comprovaram que somente crianças superdotadas são capazes de compor músicas, mesmo ainda bebês.
IV. Desde o início da vida, o potencial de criar música e sons para acompanhar o dia a dia já está presente, mesmo sendo pouco estimulado e, por isso, pouco desenvolvido na grande parte das crianças. 
Está correto apenas o que se afirma em:
E	I e IV
“A exposição a elevados níveis de intensidade pode desencadear diversos sintomas, tais como: intolerância a sons intensos, tontura, otalgia e principalmente, o zumbido e perda auditiva 11. Já o prejuízo na audição pode acarretar consequências severas à qualidade de vida do indivíduo, afetando sua saúde e conturbando intensamente suas relações sociais”. 
Em relação aos conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre a música na adolescência, analise as afirmações a seguir:
I. A necessidade de os adolescentes ouvirem música muito alta pode estar relacionada a uma mudança na atividade cerebral, em uma área do cérebro denominada sistema de recompensa.
II. Na adolescência, é comum ocorrer a descoberta da possibilidade de ouvir música sozinho.
III. É mais frequente o bebê ouvir música sozinho do que o adolescente.
IV. Utilizar os tocadores de música portáteis é uma forma de os adolescentes deixarem de lado os conflitos, os problemas, os impulsos e as dúvidas do momento. 
Está correto somente o que se afirma em:
E	I, II e IV
Segundo Moreira, “as atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de músicos, mas, contato, vivência e compreensão da linguagem musical. Por isso, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser”. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre transformações nas práticas musicais de crianças em idade escolar, analise as asserções a seguir:
I. As crianças em idade escolar, especialmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, já têm noções de afinação e precisam praticar essa competência para mantê-la na memória.
II. Por meio da música, além de aprender a ouvir, cantar ou tocar, as crianças também aprendem a refletir e a fazer escolhas conscientes sobre os tipos de músicas que desejam ouvir e apreciar.
III. A música tem muitas funções na vida do ser humano e ocorre em diferentes contextos.
IV. Quem foi bem musicalizado desde pequeno, necessariamente terá maior competência musical do que a pessoa que não teve contato com a música quando pequena. 
Está correto apenas o que se afirma em:
C	I, II e III
“Há tempos reconhece-se que a música influencia o estado afetivo-emocional do ouvinte. Ela elicia sentimentos, sensações e pode induzir o indivíduo a fazer associações extramusicais, tanto agradáveis quanto desagradáveis”. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre música e bem-estar, analise as asserções a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Muitas pesquisas sugerem que cantar ou tocar um instrumento pode auxiliar no bem-estar de crianças e adolescentes.
II. ( ) De acordo com pesquisas realizadas na Universidade do Texas, a música auxilia a elevar a autoestima de crianças e adolescentes.
III. ( ) Além de educar musicalmente, a prática musical proporciona integração entre os membros de uma família, classe ou comunidade, pois crianças e adolescentes sentem prazer e orgulho em, por exemplo, tocar um instrumento.
IV. ( ) Muitos dos programas sociais brasileiros que fazem uso da música servem apenas como um passatempo para as crianças. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A	V – V – V – F
“O gosto referente à música associa-se ao cenário cotidiano, conforme as circunstâncias e as condições de experiência do indivíduo [...]. Considerando a impressão do indivíduo face às qualidades dos elementos da música, a cada passo o aprendiz, em qualquer faixa etária, toma consciência do seu universo sonoro no decorrer da musicalização”. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre as preferências musicais e a formação do gosto musical de crianças, analise as asserções a seguir:
I. Somente adultos demonstram preferências musicais, pois as crianças ainda estão em formação no que diz respeito a esse aspecto.
II. Os bebês e as crianças apreciam muito músicas que já conhecem.
III. A experiência é imprescindível para que as preferências musicais se transformem em gostos musicais.
IV. Os primeiros anos de vida são ótimos momentos para introduzir repertórios novos na vida das crianças. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
B	Somente II, III e IV estão corretas.
“A ideia de que há um período crítico para a aquisição de linguagem não é recente. Em 1915, o neurologista inglês Hughlings-Jackson já afirmava que a língua deveria ser adquirida o mais cedo possível, senão seu desenvolvimento poderia ser permanentemente retardado e prejudicado, com todos os problemas ligados à capacidade de proposicionar”. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre o período crítico para a aquisição da competência musical, assinale a alternativa correta:
	B
	O período crítico para a aquisição da competência musical é uma etapa da vida em que as experiências desempenham um 
efeito muito mais acentuado nos comportamentos e/ou habilidades do indivíduo.
“Pesquisas atuais mostram a importância da ação musicalizadora aliada ao aprimoramento da sensibilidade, ao contexto sociocultural e à natureza de cada indivíduo. Nesse processo, é necessário explorar os sons, enxergar o que a música possui para que seja escutada, e apreciá-la de diferentes maneiras. Isso também implica aspectos como memória, gosto, estilo, emoção e reflexividade concernentes à experiência musical”. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre as preferências musicais e a formação do gosto musical de crianças, relacione corretamente a segunda coluna de acordo com a primeira: 
(1) Preferência musical
(2) Gosto musical 
( ) Dura pouco tempo.
( ) É mais estável.
( ) Desaparece rapidamente.
( ) Depende da experiência para ser formado.
( ) É mais comum uma pessoa idosa já possuir esse aspecto desenvolvido. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	D
	1 – 2 – 1 – 2 – 2

Continue navegando