Buscar

PROVA FINAL OBJETIVA EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE - 05/12/2017

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FINAL (Avaliação objetiva – individual sem consulta)
Educação e Diversidade – 05/12/2017
1-A sociedade, a escola, a mídia e a família tendem a construir identidades de gênero estereotipadas no campo comportamental. Geralmente, o homem é colocado como o mais forte, aquele que tem o poder de mandar, aquele que é superior. A seu turno, a mulher é apresentada como frágil, como alguém mais sentimentalista, dedicada às tarefas domésticas, e muitas vezes a serviço do homem. Mais do que isso, o resultado do seu trabalho é menos valorizado relativamente ao do homem. Acerca das relações de gênero, analise as sentenças a seguir:
I-As relações de poder desiguais, entre homens e mulheres, são geralmente, sustentadas e incentivadas.
II-No que concerne aos homens e mulheres, geralmente, a liderança cabe sempre ao homem.
III-Ao educarem os filhos, é comum os pais definirem os comportamentos dos meninos e das meninas.
IV-Os reforços aos comportamentos diferentes para meninos e meninas são definidos conscientemente pelos pais.
2-A diversidade cultural no Brasil concorreu para a desigualdade social, preconceito, discriminação, racismo, pobreza e as diferenças individuais. A pobreza diz respeito a marginalização do indivíduo, em virtude de carências, a exemplo da moradia, da escassa alimentação, da escassez de recursos financeiros etc. Isso permite a degradação do ser humano dentro da sociedade, provocando o desequilíbrio econômico e os diferentes tipos de desigualdades na sociedade. Acerca dessa tendência provocadora da desigualdade social, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A situação de pobreza advém do preconceito racial.
( ) A situação de pobreza decorre dos aspectos religião, tonalidade de pele, orientação sexual.
( ) A situação de pobreza está relacionada à falta de recursos financeiros.
( ) A situação de pobreza possui relação direta com fatores políticos e religiosos.
3-No dia a dia, é comum ouvir-se falar em sexo, em gênero e em sexualidade. A tendência é de as pessoas considerarem estes três fatores iguais, tratando-os da mesma maneira, ou ainda de ver entre eles única e exclusivamente relação direta com as diferenças biológicas, ou seja, diferenças entre homens e mulheres. Esses fatores, se mal compreendidos, ou dependendo das concepções que se tem a cerca deles, podem ser contribuidores para a promoção das diferenças individuais, ou ainda para a criação de estereótipos. Acerca das diferenças existentes entre sexo, gênero e sexualidade, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As palavras sexo, gênero e sexualidade, de modo algum, expressam alguma relação política.
( ) As palavras sexo, gênero e sexualidade, geralmente, são concebidas na ótica das características individuais.
( ) As palavras sexo, gênero e sexualidade, de um modo geral, recebem, da parte da sociedade, a correta interpretação.
( ) As palavras sexo, gênero e sexualidade não mantém relação com as lutas de poder.
4-A escola é o espaço considerado mais adequado para se discutirem os comportamentos e os papéis dos homens e das mulheres na sociedade. Assim, na sala de aula, meninos e meninas deveriam descobrir suas representações acerca das questões de gênero. Por isso, a construção do que se espera, comportamentalmente, dos meninos e das meninas é uma construção cultural, e ela determina o que um e outro pode ou não fazer. De um modo geral, poder-se-ia dizer que os professores, na sala de aula e no ambiente escolar em geral poderiam contribuir para alterar as relações de gênero. Acerca das diferenças de gênero e sua superação na escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A socialização das crianças ocorre, em geral, na família e na escola, o que pode contribuir para a construção das desigualdades.
( ) Na escola e na família, atividades que contribuam para que se estabeleça a igualdade entre os diferentes gêneros poderiam ser desenvolvidas.
( ) Para que se estabeleça a igualdade de gênero nas relações, há a necessidade de uma pedagogia que promova a reflexão.
( ) As relações de gênero, de um modo geral, têm pouca ligação com as relações de poder.
5- O que estabelece as diferenças entre os indivíduos que constituem a sociedade são as relações de poder instaladas na mesma sociedade, bem como as disputas de poder que nela se estabelecem . Essas mesmas relações e disputas marginalizam e excluem o outro. Por isso, a sala de aula, a escola em si, é a aliada para a superação dessas diferenças, à medida que um trabalho voltado para a valorização das visões plurais e das diferentes identidades dos sujeitos, em convivência em um ambiente comum pode ser efetuado pelo professor. Tal trabalho poderia promover a desconstrução de estereótipos e rótulos já inseridos ao longo do tempo nos diferentes grupos sociais. Acerca das diferenças individuais e sua superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para a superação das diferenças individuais, necessários são diferentes significados e identidades, além do convívio com as diferenças.
( ) Na produção dos currículos, muitas vezes, prevalecem as relações de poder.
( ) Os conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas deveriam contribuir para manter o mesmo pensamento europeu e cristão, sem criar confronto com outros modos de ver e compreender o mundo.
( ) Importante seria confluir e encontrar as diversas vozes, desconstruir e reconstruir as representações das relações sociais e dos grupos culturais.
6-A desigualdade social, vista de forma ampla, não representa apenas a diferença entre os sujeitos e seu nível social, mas, num contexto holístico, é enxergada através de lentes políticas e históricas. Acerca da desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I-As relações conflitantes que exteriorizam a violência, o preconceito.
II-A falta de segurança, moradia e saneamento básico.
III-A marginalização, pobreza e exclusão social.
IV-A integração dos sujeitos na sociedade.
7- Para a superação das diferenças, o essencial é não somente o reconhecimento da diferença e dizer-se que se é tolerante a ela. Claro, sim, deveria ser a diversidade significa também multiplicidades e diferenças. Importante também é o questionamento dos valores humanos que podem excluir o ser humano, o diferente. Portanto, não basta somente tolerar, mas compreender como a diferença está instalada no seio da sociedade e, ao mesmo tempo, ver e compreender as relações de poder, para, assim, respeitar e admirar a diferença. Acerca da diferença e sua compreensão pelos indivíduos, classifique V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A diversidade é um processo que ocorre sob a égide das relações e disputas de poder.
( ) É a própria sociedade que dita quem é o ´´outro``, que é diferente de ´´mim``.
( ) Na sala de aula, é importante que o professor se volte para a valorização das visões plurais e das identidades dos diferentes sujeitos.
( ) No ambiente escolar, constitui papel do professor a construção de estereótipos e rótulos acerca de determinados grupos sociais.
8- Se bem analisado, o termo diversidade mantém direta relação com as palavras diferença, multiplicidade de coisas, as coisas que não se assemelham umas às outras. Na sociedade, também as pessoas são diferentes entre si, à medida que existem diferentes etnias, diferentes gêneros, diferentes classes sociais, diferentes profissões etc. Entretanto, sendo uns diferentes dos outros, é preciso que sejam tratados igualitariamente, não ocorrendo discriminação de uns com relação aos outros. E isso parte da escola, à medida que as garantias, no que concerne às crianças e adolescentes, são preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente no seu Artigo 5º, que destaca que ´´nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais``. A respeitodesse artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Estatuto da criança e do adolescente. Lei nº 8.069/90, atualizado com a Lei nº 12.010, de 2009. Disponível em : . Acesso em: 24 set.2014.
( ) A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na orientação e na organização das atividades, de modo a garantir o que diz a lei.
( ) A diversidade, no ambiente escolar, foca-se no fato de que aos alunos praticantes da discriminação seja chamada a atenção pelo Serviço de Orientação Educacional, de modo a garantir o que diz a lei.
( ) A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura de documentos como o Projeto Político-Pedagógico, o qual, obrigatoriamente, deve tratar do assunto, com vistas ao cumprimento dos preceitos legais.
 ( ) A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente, de modo a garantir o que diz a lei.
9-A distinção entre sexo e gênero é algo muito complexo, e, às vezes, até traz dificuldades para ser transportada para o dia a dia. Sabe-se, de uma maneira geral, que homens e mulheres distinguem-se por aspectos físicos. Assim, as características que diferenciam homem e mulher, muitas vezes, são adotadas como pretexto para a instauração de diferenças, resultando estas em preconceito, o que coloca a mulher em relação de inferioridade a respeito do homem. A respeito da questão ´´sexo`` , assinale a alternativa CORRETA:
( ) O sexo é algo histórico e é variável e mutável.
( ) O sexo é a interpretação cultural e social do gênero.
( ) O sexo é algo biológico e distingue masculino e feminino.
( ) O sexo e o gênero constituem a mesma coisa.
10-Quanto aos problemas raciais, das diferenças da exclusão e da inclusão social, é preciso pensar em como estes poderiam ser sanados, ou ao menos amenizados, principalmente quando as ocorrências se dão no ambiente escolar. No que concerne à sua solução, poder-se-ia levantar uma hipótese sobre uma possível solução. Sobre o que poderia constituir solução(ões), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na educação de base, ou seja, desde pequenos, aprender a conviver e a respeitar as diferenças.
( ) Obrigar a comunidade ao respeito às diferentes etnias.
( ) Aplicar castigos às crianças (na escola) que não cumprem as determinações legais.
11-(ENADE, 2014) O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva, é que foram incorporadas como temas transversais as questões da ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual.
Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para seu debate.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF. 1997 (adaptado).
O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver:
I-A consciência da condição sócio-histórica da sociedade brasileira, que carrega marcas de autoritarismo.
II-A consciência de uma sociedade para todos, a qual prepara o cidadão nos limites de sua condição socioeconômica.
III-O pensamento de que a democracia, no seu sentido amplo, é o direito do cidadão de ir e vir e de exercer o seu direito de voto.
IV-A capacidade de busca soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e respeitando opiniões divergentes.
V-A capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da desigualdade social.
12-(ENADE, 2015) Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolar dos brancos.
´´(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens``.
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1984)
A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:
( ) Educação e cultura / educação assistemática.
( ) Ideologia e filosofia / educação superior.
( ) Sabedoria e política / educação difusa.
( ) Ciência e escolaridade / educação técnica.

Continue navegando