Buscar

DIREITO APLICADO E TRIBUTÁRIO TAREFA

Prévia do material em texto

DIREITO E LEGISLAÇÃO APLICADA D.1. Como destacado no livro Direito Aplicado, p. 20:” O Direito nasceu junto com a civilização. Sua história é a história da própria vida dos seres humanos que, obrigados a conviver, labutando uns ao lado dos outros, carecem de certas regras de conduta, de um mínimo de ordem e direção. Sendo assim explique em que consiste a finalidade do Direito: R.: A finalidade do Direito consiste em regular as relações humanas, a fim de que haja paz e prosperidade no meio social, impedindo a desordem e o crime. Sem o Direito, a sociedade estaria em um constante processo de contestação, imperando a lei do mais forte. D.2. Estudamos na disciplina de Direito Aplicado que as fontes do direito podem ser diretas ou imediatas (sendo as leis e costumes) e também podem ser indiretas ou mediatas (sendo a doutrina e jurisprudência). Discorra, então, sobre doutrina e jurisprudência: R.: Doutrina: é o conjunto de investigações, reflexões teóricas e princípios metodicamente expostos, analisados e sustentados pelos autores, pesquisadores e estudiosos das leis. Jurisprudência: é constituída pelas interpretações que os tribunais realizam das normas jurídicas, após reiteradas decisões no mesmo sentido sobre determinado assunto. D.3. Quanto ao direito das obrigações é importante sabermos que há a transmissão das obrigações (pela cessão de crédito e pela assunção de dívida) e há a extinção das obrigações (que pode ocorrer, entre outras situações, pelo adimplemento, ação de consignação em pagamento, transação, remissão). Há ainda, no direito das obrigações, o inadimplemento e a MORA. No caso, em que consiste a MORA? R.: O sujeito da obrigação estará em mora quando atrasar culposamente o cumprimento do compromisso assumido, ou até mesmo quando cumpri-lo de modo deficiente.
+: A mora, que poderá ser tanto do devedor, quanto do credor, pode ocorrer em várias situações (ex.: vencimento da obrigação ou interpelação, quando não há vencimento estipulado. Além de acréscimos legais, o descumpridor pode ter de indenizar. (p. 115- 117) D.4. Conforme abordado no livro-base da disciplina, no capítulo 7, em relação ao Direito do Trabalho, a legislação exige o vínculo empregatício para que se caracterize a relação de emprego. E, para que exista o vínculo empregatício, quatro requisitos devem obrigatoriamente estar presentes, sendo eles: a pessoalidade, a habitualidade, a subordinação e a onerosidade. Discorra sobre um dos requisitos necessários para existência do vínculo de emprego: R.: Pessoalidade — Resume-se no fato de que o empregado não pode se fazer substituir por outra pessoa. Habitualidade — Os serviços devem ser prestados de forma contínua, habitual. Subordinação — O empregado encontra-se sob a dependência social, econômica, técnica e jurídica do empregador. Onerosidade — Há pagamento pelos serviços prestados pelo empregado. (p. 208-209) O.1. A Constituição Federal de 1988 determina, em seu art. 170, que a ordem econômica está repousada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, com o objetivo de assegurar a todos existência digna, de acordo com o que reza a justiça social. Considerando os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa correta sobre o Princípio da Defesa do Consumidor. a) Por este princípio, entendemos que a pessoa que detém a propriedade, seja quem for, mas especialmente, o empresário, poderá, dentro dos limites legais, utilizá-la da maneira que lhe aprouver, principalmente para a exploração de sua atividade econômica, sem qualquer interferência ou ingerência do Estados. b) Por este princípio, entendemos que o empresário, ao explorar sua atividade econômica, deve fazê-lo no sentido principalmente de deixar as tratativas com seu consumidor as mais claras possíveis, fazendo com que as regras de relação possam ser entendidas de imediato, para que este não sofra qualquer dano ou prejuízo c) Por este princípio, portanto, entendemos que o agente econômico, ao desenvolver sua atividade, também deve ser solidário e zelar pela redução das desigualdades, sempre conforme os ditames legais editados pelo Poder Público, que estabelecerá as regiões ou áreas que merecem um olhar mais atento nesse sentido.
d) Por este princípio, deve o agente econômico racionalizar a utilização de seu capital, evitando o esbanjamento ou a perda de insumos, procurando sempre a utilização de novas tecnologias próprias para o aumento de sua produtividade, investindo na capacitação dos recursos humanos que tenha ou venha a ter ao seu dispor. e) Por este princípio, aqueles que quiserem desenvolver a atividade econômica têm a garantia de que não sofrerão qualquer interferência ou ingerência do Estado, podendo praticar livremente a atividade escolhida, inclusive concorrendo entre si, desde que dentro dos parâmetros legais. Retomando: “Assinale a alternativa correta sobre o Princípio da Defesa do Consumidor.” Resposta: b) Por este princípio, entendemos que o empresário, ao explorar sua atividade econômica, deve fazê-lo no sentido principal-mente de deixar as tratativas com seu consumidor as mais claras possíveis, fazendo com que as regras de relação possam ser entendidas de imediato, para que este não sofra qualquer dano ou prejuízo. (Direito Aplicado, p. 130-131). O.2. O Direito do Trabalho regulamenta as situações existentes entre os empregados e os empregadores, em suas relações individuais e coletivas, alicerçadas em regras e princípios ou explícitos na Constituição Federal de 1988, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – Decreto-Lei n. 5.452, de 1º de maio de 1973 – e na legislação infraconstitucional. Vários são os princípios trabalhistas estudados pela doutrina, sendo assim, assinale a alternativa correta sobre o Princípio da Continuidade da Relação de Emprego. a) As normas do Direito do Trabalho são imperiosas, ou seja, não podem ser extintas, modificadas ou alteradas pelos sujeitos da relação trabalhista – em comum acordo ou unilateralmente, pelo empregador ou pelo empregado, como são as situações de transação e renúncia. b) O Direito do Trabalho tutela a permanência do vínculo empregatício, entendendo que, como regra, o prazo de duração do contrato individual de trabalho é indeterminado e, como exceção, existem contratos a termo. c) Princípios trabalhistas visam à proteção da parte mais fraca da relação de emprego, que é o trabalhador, por esse princípio, que as normas do Direito do Trabalho estão todas voltadas a amparar juridicamente a parte mais frágil da relação laboral, com o intuito, de certa forma, de mitigar o real desnível existente de fato em tal relação. d) A Constituição Federal de 1988 determina, em seu art. 8º e incisos, a livre associação profissional ou sindical, informando que todos os trabalhadores têm, a seu critério, a liberdade de se associar e de se retirar desse tipo de associação.

Continue navegando