Buscar

Teoria da Constituição Adinan A3 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
	
	CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
	CURSO:
	Direito
	Modelo A
	
	
	
	
	TURMA:
	JUR0301M - BS
	VISTO DO COORDENADOR
	PROVA
	TRAB.
	GRAU
	RUBRICA DO PROFESSOR
	DISCIPLINA:
	Teoria da Constituição
	AVLIAÇÃO REFERENTE:
	A1 FORMCHECKBOX �
	A2 FORMCHECKBOX �
	A3 FORMCHECKBOX �
	PROFESSOR:
	Adinan Rodrigues da Silveira
	MATRÍCULA: 
	
	Nº NA ATA:
	
	DATA:
	30/07/2017
	 NOME DO ALUNO:
	
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA:
1- A prova é INDIVIDUAL, NÃO sendo permitida consulta a caderno, livros de doutrina e legislação, tampouco materiais eletrônicos, como tablets, celulares, notebooks e similares, sendo retirada a prova do aluno que os utilize, conferindo-se grau 0,0(ZERO).
2- A prova deverá ser realizada a caneta AZUL ou PRETA. Não serão corrigidas questões entregues a lápis, ou caneta de outra cor, conferindo-se a elas grau 0,0 (ZERO). 
3 – Não será permitido uso de corretivo, não sendo, sob nenhuma hipótese, aceitas rasuras em questões objetivas.
4 – A prova terá início às 9:00, com duração até 11:00, não sendo aceita uma vez entregue após este horário.
Respostas Objetivas:
Transcreva aqui as suas respostas definitivas às questões de múltipla escolha:
	1
	A
	B
	C
	D
	E
	2
	A
	B
	C
	D
	E
	3
	A
	B
	C
	D
	E
	4
	A
	B
	C
	D
	E
	5
	A
	B
	C
	D
	E
	6
	A
	B
	C
	D
	E
1ª Questão (0,5 pt) Em relação a origem, aquelas que são fruto de um ato unilateral de poder. Nascem em regimes ditatoriais, sem a participação do povo, são denominadas:
a) Ecléticas.
b) Ortodoxas.
c) Dirigente.
d) Outorgadas.
e) Promulgadas.
2ª Questão (0,5 pt) A Constituição da República dispõe expressamente que não pode ser objeto de deliberação, pelo Congresso Nacional, uma proposta de emenda tendente a abolir:
a) a forma federativa de Estado.
b) o parlamentarismo.
c) o voto obrigatório.
d) a forma republicana de governo.
e) o presidencialismo.
3ª Questão (0,5 pt) Com relação a algumas das principais características do Estado brasileiro pela constituição de 1824, é CORRETO afirmar que:
a) O Estado imperial brasileiro era laico.
b) O Poder Moderador foi estabelecido como uma prerrogativa exclusiva do imperador.
c) Os membros da Câmara dos Deputados eram vitalícios.
d) O Poder Executivo se organizava na forma parlamentarista.
e) O federalismo proporcionava ao Poder Executivo um elevado grau de centralização política e administrativa.
.
4ª Questão (0,5pt) Pela Constituição de 1988, a federação brasileira é constituída pela união indissolúvel:
a) da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
b) da União, Estados e Distrito Federal.
c) da União, Estados, Distrito Federal, Municípios e Territórios.
d) da União, Estados e Municípios.
e) da União, Estados, Distrito Federal e Territórios.
5ª Questão (0,5 pt) IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO - O Estado W, governado por dirigente progressista, pretende realizar uma ampla reforma agrária no seu território para melhor dividir a terra, incluindo diversos desempregados na vida produtiva, apresentando, ainda, amplo programa de financiamento das atividades agrícolas. Com essa proposta política, resolve apresentar projeto de lei, criando formas de desapropriação e inovando nos procedimentos, dando característica sumária e permitindo o ingresso nos imóveis sem pagar indenização. Quanto ao tema em foco, legislação sobre desapropriação, nos termos da Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.
a) Trata-se de competência privativa da União.
b) Trata-se de competência da União em comum com os Estados.
c) Trata-se de competência privativa dos Estados.
d) Trata-se de competência dos Estados em comum com os Municípios.
6ª Questão (0,5 pt) Considere a constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e marque a alternativa que corresponde às funções da Polícia Militar, de acordo com a Constituição Federal:
a) Destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
b) Destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
c) Apuração das infrações penais, exceto as militares, que estão sujeitas ao exército, marinha e aeronáutica.
d) Polícia ostensiva e preservação da ordem.
e) Polícia preventiva e preservação da ordem.
7ª Questão (2,0 pt) – Gevásio, estudante de Direito, realizou amplas pesquisas a respeito dos requisitos de fruição e dos beneficiários dos direitos e garantias fundamentais, isso com o objetivo de passar o seu conhecimento aos moradores da localidade em que reside. À luz da teoria dos direitos fundamentais e da sistemática da Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que nenhum direito previsto na Constituição pode ser exercido sem que a lei o regulamente. Analise a afirmativa, informando se é CORRETA ou INCORRETA, fundamentado com base na doutrina do Direito Constitucional. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8ª Questão (2,5 pt) – O Estado do Maranhão editou a Lei no 1.234, de 5 de fevereiro de 2010, para criar o Município José Sarney, desmembrando-o do então Município Barreirinhas. Para a criação do ente federativo foram devidamente realizados os estudos de viabilidade municipal, bem como a consulta prévia às populações dos entes federativos envolvidos nesse evento. O novo Município estava em pleno funcionamento até que, em final de 2015, o vereador Toninho do Bem, do Município Barreirinhas, aventa publicamente a intenção do diretório municipal de seu partido “Vamos Brasil”, com representação no Congresso Nacional, de propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), perante o Supremo Tribunal Federal, para questionar a criação do Município José Sarney. Com base no fragmento acima, responda, fundamentadamente, ao seguinte: A partir das normas constitucionais sobre a criação de município, a lei do Estado do Maranhão é constitucional? Sua resposta deve ser fundamentada. A simples menção ao dispositivo legal não é considerada fundamentação,
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9ª Questão (2,5 pt) – O Presidente da República após ouvir o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional decretou Estado de sítio com apoio no Art. 137, inciso I da Constituição Federal. No decreto executivo foram estabelecidas pelo Presidente normas necessárias a execução do sítio e as garantias constitucionais que ficariam suspensas, dentre estas: a obrigação de permanência em localidade determinada; a detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados porcrimes comuns; restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações; suspensão da liberdade de reunião; busca e apreensão em domicílio; imunidades de Deputados e de Senadores; requisição de bens; intervenção nas empresas de serviços públicos. Nestes termos, segundo a Constituição, aprecie a Constitucionalidade do Decreto Presidencial.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outros materiais