Buscar

Empuxo (relatorio 3 fisica II)

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Cálculo de densidade
Relatório de Física II
Experiência n° 3
Turma: 3076
Prof.: Thiago Alvarenga
Nome:
Rio de Janeiro
2014
Introdução
Quando retiramos algo de dentro de um vasilhame cheio de água ou até mesmo quando estamos brincando dentro de uma piscina, temos a sensação de que o que está mergulhado na água está mais leve. Tal fato ocorre devido à ação de uma força vertical dirigida para cima. Essa força é denominada de empuxo. Isto ocorre, pois todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de uma força vertical para cima, o empuxo, igual ao peso do líquido deslocado, então, a impressão que nós temos do corpo ser mais leve, é chamado de peso aparente, que resulta da subtração entre o peso real menos o empuxo.
O princípio de Arquimedes pode ser resumindo da seguinte maneira: todo corpo imerso total ou parcialmente num líquido recebe uma força vertical, de baixo para cima, igual ao peso da porção de líquido deslocado.
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma: a densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa (m) e o volume(v) de determinado material (seja ele solido, liquido ou gasoso). Sua formula é:
 d = m
 v
Empuxo: é uma força de reação descrita quantitativamente pelas segunda e terceira leis de Newton. Quando um sistema expele ou acelera massa em uma direção, a massa acelerada vai causar uma força de igual magnitude, mas em sentido oposto.
Segunda Lei de Newton: A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida. Essa relação pode ser descrita com a equação:
R = m . a
Força Peso: A partir da Segunda Lei de Newton, também chegamos à outra importante definição na física, o Peso. A Força peso corresponde à atração exercida por um planeta sobre um corpo em sua superfície. Ela é calculada com a equação:
P = m . g
Sendo g a aceleração da gravidade local.
Objetivo
Verificar a veracidade da densidade da água e do álcool, através da medição do valor do empuxo da água sobre um cilindro via dois procedimentos diferentes.
Esquema de montagem
- Aretê;
- Dinamômetro;
- Embolo;
 - Cilindro oco;
- Becker;
- Termômetro;
 
- Pepeta;
- Água;
- Álcool.
Procedimento experimental
Para exercermos nosso experimento primeiramente, medimos a temperatura da água usando o termômetro, usamos o dinamômetro preso ao aretê onde foi determinado o peso do cilindro oco com o peso do embolo. Utilizando a montagem acima, mergulhamos somente o êmbolo no interior do Becker contendo água. Onde novamente, anotamos o novo valor do peso indicado no dinamômetro. Em seguida enchemos o recipiente superior, ou seja, cilindro oco, com água, e foi feita outra anotação com o valor indicado no dinamômetro. Após esse procedimento fizemos o mesmo, só que utilizando álcool e recolhemos todos os resultados sabendo que alguns erros podem ter acontecido como erro sistemático por conta de falha no dinamômetro e assim terminamos o nosso experimento. 
Resultados e discussão
Conclusão 
A partir dos resultados apresentados, foi possível concluir que o calculo da densidade da água e do álcool foi aproximadamente igual da densidade teoria comprovando sua veracidade.

Continue navegando