Buscar

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
ANGELINA APARECIDA LUCIANO
RA: 1770224
AMD
PIM IV
SOROCABA - SP
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA
ANGELINA APARECIDA LUCIANO
RA: 1770224
AMD
PIM IV
Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Gestão da Qualidade apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador: Prof. Afonso Paolo Ribeiro Ferreira
SOROCABA - SP
2017
RESUMO
O projeto hora apresentado cita sobre a empresa AMD e como ela procura em todos os seus aspectos estar inserida na qualidade intrínseca de entregar a mercadoria em ótimo estado aos seus revendedores, que por sua vez entregarão a seus clientes, visto que na verdade e de fato é a própria AMD que esta sendo avaliada pelo consumidor que recebe o seu produto. Aborda também que deveria ser avaliado e supervisionado uma vistoria quando tais mercadorias da empresa chegassem em seu destino, pois hoje se sabe que muitos produtos são avariados à caminho de seus destinos e chegam com até 20% de avarias e pode ser repassado ao consumidor com defeito, o que pode manchar a imagem da empresa. Mostra sobre a quantidade de sobras de material de trabalho, principalmente de almoxarifado, que além de gastos excessivos, também pode acarretar acúmulo de lixo e prejuízo a saúde de uma forma generalizada. Explicita em com a empresa se utiliza da ferramenta Benchmarking para implementar as melhores ações de outras empresa, principalmente concorrentes, mas que podem ser de outras áreas também, para aplicar em suas gestões em quaisquer dos setores da AMD e que tenham dado certo nas outras organizações. Aborda todos os três tipos de processos são existente para sua continuação no mercado competitivo, mas se destaca o processo de negócios no qual a empresa concentra suas forças em área que talvez algumas empresas deixam de segundo plano, que seria a área comercial, que pode ser dito como uma das áreas primordiais na empresa. Mostra como a empresa entende que para se manter no mercado e entre as lideres, é necessário inovações ao longo da existência ou quando o próprio mercado exige essa adaptação na organização. Podemos destacar como o que acontece na empresa AMD nesses sentidos. Comenta em como os conflitos são encontrados dentro de organizações mas a principal forma de conflito na empresa são os tipos internos, principalmente intergrupais. Conflitos de interesse acontecem quando os funcionários burlam as regras de uma forma legal.
Palavras chave: Qualidade, Consumidor, Processo, Organização.
SUMMARY
The hour project presented quotes about the AMD company and how it seeks in all its aspects to be inserted in the intrinsic quality of delivering the merchandise in great condition to its dealers, who in turn will deliver to their customers, since in fact and in fact it is AMD itself that is being evaluated by the consumer who receives their product. It also considers that an inspection should be evaluated and supervised when such company's goods arrived at their destination, since it is now known that many products are damaged on the way to their destinations and arrive with up to 20% of malfunctions and can be passed on to the defective consumer , which can tarnish the company's image. It shows about the amount of leftovers of work material, mainly of warehouse, that in addition to excessive expenses, can also entail garbage accumulation and damage to health in a generalized way. Explicit in with the company if it uses the Benchmarking tool to implement the best actions of other companies, mainly competitors, but that can be from other areas also, to apply in their management in any of the sectors of AMD and that have worked in other organizations . It addresses all three types of processes that exist for its continuation in the competitive market, but it highlights the business process in which the company concentrates its forces in area that maybe some companies leave of background, that would be the commercial area, that can be said as one of the prime areas in the company. It shows how the company understands that in order to stay in the market and among the leaders, innovations are needed throughout existence or when the market itself requires this adaptation in the organization. We can highlight how what happens in AMD Company in these directions. It comments on how conflicts are found within organizations but the main form of conflict in the company are the internal types, mainly intergroups. Conflicts of interest occur when employees circumvent the rules in a legal way.
Key words: Quality, Consumer, Process, Organization.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO										06
2. FERRAMENTAS DA QUALIDADE – CONTROLE E MELHORIA		07
2.1Qualidade Intrínseca									07
2.2 Gastos com Custos									07
2.3 Metodologia dos 5Ss									08
2.4 Aplicando Benchmarking								08
2.5 As sete ferramentas da qualidade							09
2.6 Ciclo PDCA										10
3. GESTÃO DE PROCESSOS								11
3.1 Tipos de Processos									11
3.2 Projetos de melhorias								12
3.3 Inovações										13
4. RELAÇÕES INTERPESSOAIS							14
4.1 Buscando Metas e Objetivos							14
4.2 Como é comunicação na empresa						14
4.3 Os chamados internos e externos						14
4.4 Quando o Líder é eficaz								15
4.5 Os vários tipos de Liderança							15
5. CONCLUSÃO										16
6. REFERÊNCIAS										16
1.INTRODUÇÃO
Começou exatamente no dia 1 de maio de 1969 quando o engenheiro Jerry Sanders e mais sete amigos, John Carey, Sven Simonsen, Ed Turney, Jack Gifford, Frank Botte, Jim Files e Larry Stenger, fundou na cidade californiana de Sunnyvale a Advanced Micro Devices (em tradução literal Micro Dispositivos Avançados e que logo depois viria a ser conhecida apenas como AMD). Inicialmente a nova empresa produzia chips sob encomenda para a Intel, decidindo fabricar seus próprios produtos logo depois. Para ganhar popularidade no mercado quase monopolista da Intel, a AMD começou a ofereceu produtos de baixo custo, mas sem descuidar da qualidade. Pouco depois, a empresa apresentou seu primeiro dispositivo patenteado: o contador lógico Am2501. Em 1973, a empresa inaugurou sua primeira fábrica internacional na Malásia para a produção em grande escala. Já em 1974, a AMD contava com aproximadamente 1.500 funcionários fabricando mais de 200 produtos diferentes que geravam um volume de vendas anuais de quase US$ 26.5 milhões.
Para ajudar seus clientes a se manter atualizados, a AMD lançou no mercado, em 1975, seu primeiro produto de memória, um chip de RAM (random-access memory ou memória de acesso aleatório) conhecido como Am9102. Nesse mesmo ano, desenvolveu também uma versão de engenharia reversa do processador padrão 8080A, que ofereceu uma alternativa competitiva ao mercado e inseriu a AMD no segmento dos microprocessadores. Ainda neste mesmo ano, a empresa introduziu a popular série de processadores bit slice (a família AM2900). Esse projeto proporcionou aos clientes vantagens como caminhos de dados mais largos, redução da emissão de calor e o uso de tecnologia de chip bipolar para aumentar a velocidade. Ao mesmo tempo, possibilitou que os projetistas de software criassem seus próprios conjuntos de instruções para seus aplicativos, melhorando muito a flexibilidade do projeto e oferecendo uma oportunidade para as empresas diferenciarem seus produtos.
2. FERRAMENTAS DA QUALIDADE – CONTROLE E MELHORIA
2.1Qualidade Intrínseca
A empresa AMD procura em todos os seus aspectos estar inserida na qualidade intrínseca de entregar a mercadoria em ótimo estado aos seus revendedores, que por sua vez entregarão a seus clientes, visto que na verdade e de fato é a própria AMD que esta sendo avaliada pelo consumidor que recebe o seu produto.
È feito um processo de revisão e vistoria antes mesmo do produto sair das dependências da empresa aqui estudada, para que chegue corretamente e do jeito que o consumidor assim esperava.
2.2 Gastos com Custos
A empresa deveria reduziresses custos de não conformidade que hoje chegam em sua administração em torno de 26%, o que seria um custo alto pela sua falta de gerenciamento de suas entregas e foco na qualidade dos produtos e principalmente em cuidados, como já dito, com relação as entregas feitas por seus terceirizados em Logística que não tem devido cuidado com as mercadorias que entregam da empresa AMD.
O que deveria ser avaliado e supervisionado seria uma vistoria quando tais mercadorias da empresa chegassem em seu destino, pois hoje se sabe que muitos produtos são avariados à caminho de seus destinos e chegam com até 20% de avarias e podem ser repassados ao consumidor com defeito, o que pode manchar a imagem da empresa.
2.3 Metodologia dos 5Ss
Podemos dizer que a empresa AMD busca muito o senso de limpeza em relação aos setores da empresa. Muito é orientado aos funcionários para que se tenha esse senso no que se refere à arrumação se seus setores, funcionários devem ao final de seus turnos deixarem seus setores ou ferramentas por eles utilizados em uma forma padrão arrumados e organizados para que ao próximo turno ou outro dia de trabalho já se saiba onde estarão tais ferramentas de trabalho.
Outro ponto notado na AMD é a citada quantidade de sobras de material de trabalho, principalmente de almoxarifado, que além de gastos excessivos, também pode acarretar acúmulo de lixo e prejuízo a saúde de uma forma generalizada. 
2.4 Aplicando Benchmarking
A empresa se utiliza da ferramenta Benchmarking para implementar as melhores ações de outras empresa, principalmente concorrentes, mas que podem ser de outras áreas também, para aplicar em suas gestões em quaisquer dos setores da AMD e que tenham dado certo nas outras organizações. 
Essa ferramenta se aplica, quando dá muito certo e gera lucros aceitáveis em outras empresas e na empresa AMD se observarem que melhora a empresa na questão de se observar as melhores práticas atuais de outras empresas deixando a AMD atualizada em procedimentos e escolhas de Marketing realizadas por suas concorrentes nos quais deram certo.
Mas um ponto que poderia melhorar na empresa aqui estudada seria aProfissionalizaçãodos processos da empresa, que poderiam seguir padrões mais rígidos de certificação de qualidade, por exemplo, e disponibilizar um setor mais amplo e autônomo para fiscalizar tais processos de finalização da empresa.
2.5 As sete ferramentas da qualidade
A empresa AMD deveria se utilizar mais da ferramenta de Estratificação que faz parte das sete ferramentas da qualidade, pois tal beneficiaria a empresa procurando ações de melhoria partindo de informações verídicas captadas pela empresa aqui estudada. Uma dessas informações é a situação de gastos com material de escritório e embalagem da empresa, que por várias utilizada para orientar os funcionários quanto à cautela e economia com esses materiais.
Seria oportunidade única, com dados em mãos poder construir melhorias nesse segmento da empresa. Uma padronização quanto ao manuseio desse material de escritório ou do material para embalagens das mercadorias da AMD poderia ser implantado com sistema em que todos poderiam opinar em seus setores para sempre estar melhorando a cada dia nessa oportunidade. 
Em outro sentido podemos ver que a empresa se utiliza muito do histograma para verificar pendências ao longo sua escala produtiva e poder consertar a tempo desse produto sair para consumo e venda no mercado. Com os gráficos do histograma a empresa consegue encontrar mercadorias com defeito ou com não conformidades de segurança ou consumo estabelecido em algum país ou região e que com essa ferramenta de produção pode localizar tais produtos em não conformidade. 
Lembrando que o histograma verifica também algum processo que por alguma razão não esta sendo produtivo e que necessita de ações que o corrijam para aumentar sua eficácia, analisando os gráficos e eventuais quedas em vendas que possam ocorrer.
2.6 Ciclo PDCA 
A empresa aqui estudada e analisada possui em sua forma de trabalho o método de produção de qualidade PDCA para melhoria todo esse processo como um todo.
Para a empresa os principais itens que ela entende serem os mais significativos são, primeiro o Planejamento (P – Plan)que seria descrever todo o processo, desde a entrada de matéria prima, sua compra e sua utilização na produção, como também como é feito as mercadorias e produtos para sua saída ao consumidor final. Podemos notar que a empresa também procura uma qualidade no transporte dos produtos até seus revendedores também.
Mas a AMD poderia se concentrar mais na identificação de problemas e defeitos encontrados nas fases de produção de seus produtos com essa ferramenta, para utilizar ao máximo esse tipo de identificação de algo que não esta indo bem na empresa, e isto esta interligado ao (A – Action) no qual a empresa procura uma ação ao encontrar problemas que aparecem no ciclo.
Encontrando um elo entre o Planejamento e a ação, a AMD pode reduzir custos com produtos e processos, pois estaria economizando em repetições produtivas devido erros, ou até mesmo economizando em descarte de mercadorias com defeito. Poderia também executar melhores projetos que levaria a uma produção mais rápida e eficaz, melhorando os níveis em qualidade sem aumentar os custos de produção, tendo em mãos mercadorias cada vez mais baratas e com qualidade já conhecida de seu público.
3. GESTÃO DE PROCESSOS
3.1 Tipos de Processos
Na empresa AMD todos os três tipos de processos são existente para sua continuação no mercado competitivo, mas se destaca o processo de negócios no qual a empresa concentra suas forças em área que talvez algumas empresas deixam de segundo plano, que seria a área comercial, que pode ser dito como uma das áreas primordiais na empresa.
Deixando a área comercial ou de vendas, bem equipada e com recursos para gerir o que lhe cabe organizar e cumprir, pode-se dizer corresponde a 30% de sucesso nas vendas e lucro da empresa, pois é uma etapa de fechamento de um ciclo de trabalho realizado pela empresa.
A empresa também investe pesado em pesquisa e desenvolvimento de produtos para que sua mercadorias negociadas se diversifiquem aos olhos de seus consumidores, mesmo sabendo que muitos clientes fiéis procuram a marca pela qualidade e tipo de produtos da empresa, esse clientes ao mesmo tempo querem novidades dentro de um contexto sólido sempre oferecido pela organização e nesse sentido colocar a disposição a mercadoria da empresa com alguns itens ou variações pequenas para inovar um pouco aquela mercadoria pode sim fazer a diferença e fidelizar ainda mais seus consumidores. 
A Logística da empresa poderia receber mais investimentos e até ser terceirizada por empresas que fazer esse serviço, pois a AMD cumpri bem esses serviço mas poderia cortas vários gastos com a terceirização das entregue de suas mercadorias e ao mesmo tempo exigir dessas empresas terceirizadas o provimento de qualidade e compromisso com o nome da empresa e com a integridade de seus produtos que não podem chegar ao destino finais com defeitos ou pequenas avarias de transporte.
3.2 Projetos de melhorias
A empresa AMD visa às prioridades dos procedimentos que devem ser objeto de projetos de melhoria, constituindo a equipe de projeto e atribuindo responsável isso com o suporte da área de gestão da qualidade. Em um ambiente colaborativo e com foco nas necessidades dos clientes, o objetivo deve ser o aprimoramento contínuo dos processos em busca da redução de erros, atrasos, desperdícios, desentendimentos e pessoaldesnecessário. E nessa visão a AMD procura priorizar alguns tópicos para o sucesso desse investimento.
Como apresenta cada etapa na implantação do projeto de melhoria, na etapa 1 podemos destacar que a empresa se preocupa quanto primeiro conscientizar os funcionários da importância de melhorar os processos e o desempenho da empresa para atingir os objetivos propostos de metas e ajustes necessáriospara economia e otimização nos processos, com isso se torna mais fácil e mais ágil essa implementação na empresa.
Na etapa 2 a AMD procura encontrar onde cada área necessita de investimentos em tecnologia e computação, onde poderá alocar computadores mais eficientes para dinamizar as tarefas daquela área e torná-la mais produtiva quando da aquisição de computadores mais modernos.
Para as etapas 3,4 e 5 pode-se destacar a concentração da empresa AMD em avaliar causa de desperdício, perdas de pedidos e problemas encontrados nos processos e que a empresa esteja conseguindo solucioná-los devido a implantações desses processos de melhorias ajustadas para a forma de trabalhar da AMD. O que se nota é uma empresa com certo comprometimento nesse sentido de estar atenta a cada problema ou não conformidade encontrada saber olhar como uma oportunidade de nova sistemática para melhoria desse problema.
3.3 Inovações
A empresa entende que para se manter no mercado e entre as lideres, é necessário inovações ao longo da existência ou quando o próprio mercado exige essa adaptação na organização. Podemos destacar como o que acontece na empresa AMD nesses sentidos.
Com relação a inovação de produtos a empresa se destaca em sempre estar apresentando produtos e mercadorias novas com diferenciais que não fujam muito de sua essência básica que seus consumidores estão acostumados. Por várias vezes a empresa apresentou algo inovador e diferente de sua linha para variar e dispor produtos que por vezes o consumidor estava por esperar e a empresa esteve atenta a essas aspirações.
Para uma inovação de processos podemos citar que a AMD sempre observou empresas concorrentes e seus processos produtivos se estão sobressaindo aos seus processos e procurou entender a concorrência nessa superação, mas ao mesmo tempo pode inserir novos conceitos de logística e terceirização em algumas áreas.
E com relação à inovação de marketing, a AMD procura diversifica principalmente com relação a novas embalagens de seus produtos, de uma maneira visível que seja chamativa e atraente a fim de dar ênfase a marca e sua finalidade. A empresa procura também sempre estar apresentando a seus revendedores novas promoções que possam ser repassadas a seus consumidores finais.
4. RELAÇÕES INTERPESSOAIS
4.1 Buscando Metas e Objetivos
Buscando com seus empregados possam dar empenho pela empresa AMD busca uma parceira com seus funcionários solicitando empenho para atingir objetivos e metas recompensando os mesmos com gratificações durante o ano ou pelo menos uma vez no ano, que seria a participação nos lucros da empresa. Ao mesmo tempo incentivatambém para que todos busquem e exponha suas maneiras de ver como a empresa poderia melhorar seu relacionamento com os funcionários.
4.2 Como é comunicação na empresa
A orientação dos diretores da AMD é de propiciar um ambiente claro de comunicação, hoje o mais usado são as mensagens via e-mail. O gestor envia a mensagem aos seus subalternos e espera o feedback dos mesmos para ver se eles entenderam a mensagem enviada e se têm algo a acrescentar , mostrando assim uma liderança democrática com seus funcionários .
A forma de como é a comunicação pode-se dizer que tange todos os níveis de comunicação descendente, ascendente e lateral, principalmente ascendente mostrando uma opinião dos funcionários com os gestores.
4.3 Os chamados internos e externos
Vários conflitos são encontrados dentro de organizações mas a principal forma de conflito na empresa são os tipos internos, principalmente intergrupais. Conflitos de interesse acontecem quando os funcionários burlam as regras de uma forma legal, mas que ferem interesses alheios, a empresa trata isto com reuniões e conciliação para se buscar meio termo.
Aqueles que têm o nome de conflitos de valores acontecem quando formas de trabalhar ou lidar com alguns problemas não está sendo visto como algo certo a fazer, podendo até incorrer em atos ilícitos na visão da empresa.
Conflitos de direito são aqueles que ferem regras e normas e isto a empresa não tolera, apenas se for comprovada inocência do funcionário.
4.4 Quando o Líder é eficaz
A AMD tem em seu cronograma repasse de cursos e treinamentos no qual tenta passar aos seus gestores a idéia que para de sucesso do grupo, que seus coordenadores devem pensar no grupo e seus objetivos e passar isso aos funcionários, de uma forma que entendam que a Empresa AMD precisa crescer em grupo, todos buscando o mesmo objetivo. Nisto os gestores interferem menos no trabalho dos funcionários já que todos estão sabendo o que a empresa busca.
4.5 Os vários tipos de Liderança 
A AMD procura adotar um estilo de liderança democrática com seus funcionários, muitos modelos de trabalho são debatidos em reunião com todos para se chegar a uma opção melhor para todos, com isso, os gestores não interferem muito nas atividades de cada um.
E em se dizendo de algo diferente para fazer é feita reuniões e seus gestores expõem o caso para todos os funcionários debaterema questão e chegarem aum denominador comum.
5. CONCLUSÃO
A AMD possui algumas formas de reconhecer defeitos em processos e linha de produção de seus produtos, mas poderia aprofundar mais nesse conhecimento aplicando métodos e ferramentas eficazes e capaz de reduzir em muitos os erros gerados em sua produção.
Se a empresa aplicasse o sistema Poka yoke poderia encontrar erros e defeitos em maior número de inspeções no sentido de descobrir esses defeitos em quaisquer que seja a área. Vale lembrar que a opinião dos funcionários de mais baixo escalão na solução e para encontrar os erros, é de suma importância nesse processo.
Poderia a empresa verificar o defeito no produto final ao invés de simplesmente descartá-lo deveria identificar se ocorre defeito e erro na produção ou transporte dessa mercadoria e sanar esses erros quanto antes à fase final do seu produto, podendo assim voltar atrás e ter a mercadoria novamente na linha de produção para consumo final.
Com tudo isso a empresa verá seus resultados em alta qualidade de seus produtos, com reconhecimento do mercado nesse sentido e alta durabilidade dos mesmos. Poderá também ter redução de gastos com redução da necessidade de rever os erros e defeitos e refazer a mercadoria no meio da linha de produção como também sempre lembrando que a satisfação do cliente estará garantida quando se entrega excelência em produtos da marca. 
6. REFERÊNCIAS
ALVES FILHO, B. F. Processos organizacionais: simplificação e racionalização. São Paulo: Atlas, 2011.
BERSSANETI, F. T.; BOUER, G. Qualidade: conceitos e aplicações. São Paulo: Blucher, 2013.
OWDITH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1999
COSTA NETO, P. L. O. Qualidade e competência nas decisões. São Paulo, Blucher, 2009.
CRUZ, T. Sistemas, métodos e processos: administrando organizações por meio de processos de negócios. São Paulo: Atlas, 2015.
FIORELLI, J. O. Psicologia para administradores. São Paulo: Atlas, 2004
LIMEIRA, E. T. P.; LOBO, R. N., MARQUES, R. N. Controle da qualidade: princípios, inspeção e ferramentas de apoio na produção de vestuário. São Paulo: Érica, 2015.
MATTA, J. E. Dinâmica de grupo e desenvolvimento de organizações. São Paulo: Pioneira, 1995
OLIVEIRA, D. P. R. Administração de processos: conceitos, metodologia, práticas. São Paulo: Atlas, 2009.

Continue navegando