Buscar

Gabarito AD1 Analise Microeconomica 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
GABARITO Avaliação a Distância – AD 1
Período - 2017/2º
Disciplina: Análise Microeconômica
Coordenador: Cleber Ferrer Barbosa
ALUNO: MATR:
Questão 1
 “Uma cédula de 10 reais no ano 2010 é bem diferente de uma cédula de 10 reais no ano de 2015”. 
Justifique essa afirmativa de acordo com as suas primeiras aulas de microeconomia.
 RESPOSTA Padrão: Trata-se da questão da relação entre variável nominal e variável real. Em ternos nominais, uma cédula de 10 reais é igual a outra de mesmo valor de face: o valor nominal da moeda. Em termos reais, a moeda real (Mr = M/P) é o valor de face levando em consideração o nível de preços em cada período especificado. Como em geral , o nível de preços se altera ao longo do tempo, a cédula de 10 reais em seu valor real (poder aquisitivo) será diferente dela própria ao longo de outros períodos. 
Questão 2
Interprete o que seria uma (curva) demanda totalmente horizontal? O que faz (qual o sentido econômico) de ela ser assim? Descreva um exemplo ou situação da economia brasileira que poderia encaixar uma gráfico de demanda na sua forma horizontal.
RESPOSTA: Uma curva de demanda com inclinação do tipo horizontal, significa uma situação em que o consumidor compra o produto apenas no preço que a demanda “deitada”. Para qualquer outro preço não há referência para a determinação da quantidade desejada. Preços acima do preço que gera a demanda horizontal, o consumidor nada adquire; preços mais baixos o consumidor compra qualquer quantidade oferecida. Em termos de observação prática seria uma dada situação que o consumidor só compra o produto em um único preço vigente.
Questão 3 
Sobre a elasticidade:
Se o preço de um produto aumentar 20% e a demanda cair mais do que 10%, qual o valor da elasticidade?
RESPOSTA: Se a demanda cair entre os 10% e menos que 20% , diz-se que a demanda é de inelasticidade preço. Se a queda da demanda for superior a 20%, será, pois, de demanda elástica. 
Reconhecidamente viagens à Disneylândia (Disneyland Park) para a classe media brasileira de hoje é um serviço elástico (elasticidade preço da demanda) ou inelástico? Por qual justificativa?
RESPOSTA: Possivelmente porque é um serviço não essencial, de alto peso no orçamento familiar da classe média, porque há outros serviços de lazer que podem ser substitutos em caso de aumento de preços de um pacote turismo para aquele destino internacional.
Questão 4
Pelo que estudamos, por que o tabelamento de preços em produtos agrícolas está fadado ao fracasso? 
RESPOSTA: Porque os produtos agrícolas que apresentam diferenças de sabor, tamanho e durabilidade. Uma laranja, por exemplo, pode apresentar diferentes tamanhos, sabor e durabilidade conforme o local de compra e período que está exposto à venda. Outro fator é que haverá chances de ágio na venda desse produto, em virtude do seu preço não ser muito alto em relação à renda de seus consumidores. Dessa forma, a um dado preço tabelado, havendo poucos produtos de oferta (ou o produto apresentar-se como de excelente qualidade), o consumidor estará disposto a pagar mais para não ficar sem o produto.
Questão 5
Uma empresa apresentou o seguinte resultado anual em suas atividades econômicas: a) Lucro contábil = 500 u.m. b) lucro econômico = 100 u.m.
O Executivo pediu para você, seu assessor, interpretar o que significa esses dois resultados. Responda!
RESPOSTA: O lucro contábil representa o simples resultado do total de receitas operacionais e não operacionais comparados com o total de custos e despesa das atividades exercidas pela empresa.
O lucro econômico relaciona as alternativas possivelmente alcançados com os recursos disponíveis em sua forma mais lucrativa. Se o lucro econômico foi 100 u.m, fica evidenciado que a atividade exercida pela empresa rendeu 100 u. m. a mais do que seria o lucro da empresa na mais lucrativa alternativa de produção que a empresa poderia exercer.

Outros materiais