Buscar

Atividade Complementar Unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Complementar
Didática e Metodologia do Ensino da Informática
Quando surgiu a didática?
A Didática surgiu no século XVII com o objetivo de orientar os educadores para que pudessem formar as novas gerações, tendo como os principais nomes desse novo expoente Ratíquio (nascido em Holstein, 1571-1635) e Comênio (nascido na Morávia, 1582-1679), ambos da Europa Central. Foi a primeira tentativa de se agrupar conhecimentos pedagógicos, substituindo a maneira de ensinar através do empirismo ou dos mitos.
Utilização da informática na educação
A utilização da Informática Educativa pode ser introduzida de duas formas, segundo Cox (2003, p. 31), “1): o ensino da informática, incluindo disciplinas sobre processamento de dados no currículo escolar e 2) a informática no ensino, disponibilizando os recursos da computação para o desenvolvimento das práticas educacionais escolares". Ao introduzir o ensino da informática como disciplina, esta pode ficar restrita à manutenção de hardware ou ao uso de determinados softwares (planilhas, editores de texto, ferramentas gráficas), atrelando, desta forma, o aluno a conhecer apenas aqueles aplicativos e limitando a gama de possibilidades a serem exploradas no aprendizado de sistemas computacionais. 
O que é LDB e para que ela serve.
LDB( Lei de Diretrizes e Bases) . Serve para definir e regularizar o sistema educacional no Brasil, baseado nos princípios presentes na Constituição Federal. 
Como a educação básica está dividida.
A divisão da educação básica foi feita em três segmentos:
• Educação Infantil: creches, que atendem crianças de 0 a 3 anos e pré-escolas, que atendem crianças de 4 e 5 anos. Podem ser chamadas de Centro de Educação Infantil. Este segmento é gratuito, porém não é obrigatório. A responsabilidade de mantê-lo é integralmente dada aos municípios.
• Ensino Fundamental: Anos Iniciais, que atendem do 1º ao 5º ano e Anos Finais, que atendem do 6º ao 9º ano. É obrigatório e gratuito. A LDB determina que seja de total responsabilidade dos municípios também, porém, como anteriormente o Estado tinha uma parcela de responsabilidade, sendo de sua obrigatoriedade anterior, os Anos Finais estão sendo repassados aos municípios de forma gradativa.
•	Ensino Médio: antigamente era chamado de 2º Grau, atende do 1º ao 3º ano, podendo ser ou não de nível profissionalizante.
Cite algumas modalidades de educação que se encontra em todos os segmentos.
•	 Educação Especial.
•	 Educação a Distância.
•	 Educação Profissional e Tecnológica.
•	 Educação de Jovens e Adultos;
•	 Educação Indígena.
Sintetize informática na LDB.
A única citação voltada à tecnologia no Ensino Fundamental encontra-se na Seção III, art. 32, inciso II, “a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade” (BRASIL, 1996), onde mostra a necessidade do profissional de educação ter um conhecimento mínimo da tecnologia que fundamenta a sociedade.
Quais são os 10 volumes dos PCN de 1ª à 4ª série (hoje chamados 1º ao 5º ano).
Os PCN de 1ª à 4ª série (hoje chamados 1º ao 5º ano) foram lançados em 10 volumes, divididos da seguinte forma:
•	 Volume 1: Introdução aos Parâmetros Curriculares.
•	 Volume 2: Língua Portuguesa.
•	 Volume 3: Matemática.
•	 Volume 4: Ciências Naturais.
•	 Volume 5: História e Geografia.
•	 Volume 6: Arte.
•	 Volume 7: Educação Física.
•	 Volume 8: Apresentação dos Temas Transversais e Ética.
•	 Volume 9: Meio Ambiente e Saúde.
•	 Volume 10: Pluralidade Cultural e Orientação Sexual.
No ano de 1998 foram publicados os PCN do Ensino Fundamental 2 – 5ª à 8ª série (hoje abrangidos por 6º ao 9º ano), que incluem?
•	 Língua estrangeira.
•	 História e Geografia passam a ter um volume específico para cada disciplina.
•	 Os temas transversais ganham a proporção de cinco volumes, sendo dividido cada item em um volume:
Apresentação.	
Pluralidade Cultural.
Meio Ambiente.
Saúde.
Orientação sexual.
Como a informática está inserida dentro dos PCNs?
	No segundo livro dos PCN do Ensino Médio encontra-se um capítulo que trata somente dos conhecimentos em informática, onde é discriminada a grande mudança tecnológica, que em pouco tempo ganhou enormes proporções, tornando-se algo com múltiplas utilidades, de diferentes usos.
	Há um questionamento inicial acerca da inserção da informática nas sociedades modernas e do aprendizado de técnicas, recursos e funcionamento dos computadores (BRASIL,2000). 
	A inclusão da informática nos Parâmetros Curriculares Nacionais tem o objetivo de permitir o acesso a todos os que anseiam transformá-la em um elemento de sua cultura. Esta “linguagem” não veio com intuito de substituir as demais, e sim ser um complemento tecnológico, para facilitar várias formas de comunicação.
Como se deu o início da informática nas escolas?
		Baseando-se no fato de que o homem deve estar sempre atualizado, as atualizações devem começar pelos profissionais que ensinam. Quem ensina deve estimular o interesse em aprender, portanto, o exemplo deve começar pelo professor, o educador, o mediador do conhecimento. Não é obrigação do professor conhecer tudo, porém há uma real necessidade do professor atualizar-se. Os conteúdos transmitidos aos alunos sofrem mudanças, os alunos mudam, o mundo também se modifica, como poderia o professor manter-se parado no tempo?
	A informática dentro das escolas surgiu com o intuito de apresentar aos alunos novas formas de ensino, mais atuais, e também aproveitar este recurso para benefício no rendimento escolar.
	Podemos tirar muitos proveitos deste recurso, pois o interesse pela aula pode ser aguçado através do uso de uma ferramenta tão atraente, com tantos recursos e novidades. Dentro de um computador temos diversas possibilidades de apresentar o mesmo conteúdo que é apresentado em sala de aula, porém com um “algo a mais” com que os alunos se identificam.
O que é, para que serve o PPP e a quem se destina o PPP.
	Projeto Político-Pedagógico. Serve como um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar à escola condições de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a efetivação desse projeto. Por isso é necessário o envolvimento do maior número possível de professores e equipes escolares na sua construção e execução.
	É através dos princípios democráticos apontados pela LDB de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola para a elaboração de sua proposta pedagógica. 
	De acordo com os artigos 12, 13 e 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos ou equivalentes na sua elaboração.
	Apesar das escolas se basearem em normas gerais da educação, as unidades escolares se diferenciam entre si, pois cada instituição tem suas necessidades e princípios específicos. Outro ponto que as difere é a região em que cada escola se situa, bem como os desejos de cada membro envolvido na construção do projeto educativo.
 Faça um resumo do uso dos computadores em sala de aula.
 O uso é frequente, principalmente por professores que lecionam disciplinas as quais não têm o material didático (Ensino Religoso, Artes e Educação Física). 
 Em relação à pesquisa para as demais disciplinas observo que falta para o professor um rumo na pesquisa que queira realizar, pois geralmente os alunos mal fazem uma pesquisa e querem “jogar” o qual gera discussões, pois o objetivo é educativo e não de lazer.
 O uso de redes sociais, é bloqueado pois o papel da escola é disponibilizar o laboratório para pesquisa.
 Ainda observa-se o mal entendimento em relação o uso da Sala de Informática, onde em algumas escolas, serve com válvula de escape quando falta algum professor.
 Deve-se criar uma cultura principalmente no alunos do Ensino Fundamental I, o antigo primário, em que a ida deles para a Sala Informatizada é um complemento das atividades desenvolvidas em sala de aula enão simplesmente irem lá para brincarem como quererem e sim, irem e se for jogar que seja feito com jogos educativos.

Continue navegando