Buscar

Avaliação DIDATICA AV1

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0304_AV_201701018292 » DIDÁTICA
	Professor:
	ANA CLAUDIA PARGA DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 9,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2017 10:20:46
	
	 1a Questão (Ref.: 201701744985)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Que saberes são trabalhados numa escola predominantemente tradicional:
		
	
Resposta: Os saberes do conhecimento cientifico com enfase no curriculo disciplinar saberes validos para especialista que pensam em educacao.
	
Gabarito: os saberes científicos, o conhecimento científico, com ênfase no currículo disciplinar; geralmente, saberes considerados válidos por especialistas que pensam a educação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701748387)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma professora, numa classe de alfabetização de adultos, cujos níveis sócios econômicos eram baixos, escolheu a música abaixo dos Titãs para trabalhar com os alunos e conforme cantavam, ela perguntava: "Você tem fome de que?" e mediante as respostas dos alunos, ela registrava no quadro as respostas: "de trabalho"; "de paz"; "de alfabetização"; "de justiça". Além de mostrar como as palavras eram escritas, ela explicava o sentido das mesmas através de exemplos práticos. NESSE SENTIDO, PODEMOS DIZER QUE A PRÁTICA DA PROFESSORA FOI RESPALDADA EM QUE TIPO DE CURRÍCULO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:
Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de quê? Você tem fome de quê? A gente não quer só comida; A gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida; A gente quer saída para qualquer parte; A gente não quer só comida; A gente quer bebida, diversão, balé; A gente não quer só comida; A gente quer a vida como a vida quer. Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de quê? Você tem fome de quê? A gente não quer só comer; A gente quer comer e quer fazer amor; A gente não quer só comer; A gente quer prazer pra aliviar a dor. A gente não quer só dinheiro; A gente quer dinheiro e felicidade; A gente não quer só dinheiro; A gente quer inteiro e não pela metade. Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de quê?
		
	
Resposta: A professora com oestamostrablahndo numa classe para alfabetização de adultos trouxe material apropriada para que assosciassem uma musica que praticamentos todos conhecem e relacior ao aprendiozado. ela respeito a diversidade da sala de aula, vist oque eles veem deculturas diversas e introduziu o aprendizado de forma natural.
	
Gabarito: A prática da professora foi respaldada no currículo por temas geradores de discussão, na medida em que registrava palavras de interesses dos alunos, que faziam sentido para eles; partindo de suas realidades e devolvendo de forma científica, na medida em que registrava a grafia das palavras corretamente no quadro e desvelava a ciência ao fazer explicações sobre o significado das mesmas. Ela valorizou as experiências educativo-culturais da comunidade onde se insere a escola, promovendo um resgate da identidade coletiva.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701610920)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação aos saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire diz que:
(   ) Ensinar exige domínio dos conteúdos e estudo permanente.
(   ) Ensinar exige coerência entre discurso e prática.
(   ) Ensinar exige querer bem aos seus alunos.
(   ) Ensinar exige disponibilidade para o diálogo.
(   ) Ensinar exige rigidez, controle e autoritarismo.
 
		
	 
	V - V - V - V - F
	
	 
V - V - V - F - F
	
	V - V - F - F - F
	
	F - V - V - F - F
	
	F - F - F - F - V
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702022017)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Foi o primeiro educador a formular a ideia de que o conhecimento deveria ser difundido a todos e a criou princípios e regras de ensino universais:
		
	
	Sócrates
	
	José Carlos Libâneo
	
	Paulo Freire
	 
	João Amós Comênios
	
	Selma Pimenta Garrido
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702077826)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	trouxe aspectos inovadores, diferenciando-se especialmente pela oposição à escola tradicional. Difundiu, em sua proposta, a necessidade de a escola criar condições e meios para estimular a participação ativa dos alunos a partir do aprender fazendo, suscitando críticas sobre a função específica da escola na educação formal do aluno, no entanto, não questiona a sociedade e seus valores como estão propostos no seu tempo; sua teoria representa plenamente os ideais liberais, sem se contrapor aos valores burgueses, acabando por reforçar a adaptação do aluno à sociedade. Essas são ideias de:
		
	
	Paulo Freire
	 
	John Dewey
	
	Jean Piaget
	
	Johann Friedrich Herbart
	
	Emília Ferreiro
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701067967)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Pedagogia Crítica surge nos fins dos anos 1950, em contraposição à escola que reproduz o sistema e as desigualdades sociais. Na Pedagogia Crítica:
I. a educação é vista como instrumento de libertação do Homem e transformação da realidade/sociedade.
II. a relação professor-aluno deve ser dialógica e democrática
III. a prática pedagógica é vista como competência técnica
São corretos:
		
	
	Apenas o item III está correto
	
	Apenas o item I está correto
	 
	Apenas os itens I e II estão corretos
	
	Apenas o item II está correto
	
	Todos os itens estão corretos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701693495)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A gestão democrática propõe uma educação com relevante valor social. Referenciada pela legislação, o processo de gestão democrática pressupõe. MARQUE A INCORRETA:
		
	
	A articulação do currículo real ao currículo disciplinar, oficial.
	
	A escola como espaço sócio cultural.
	
	A organização do corpo docente como sujeitos autônomos e transformadores.
	 
	A centralização das decisões na direção geral da escola.
	
	A participação da comunidade escolar na elaboração da proposta pedagógico curricular.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702164794)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a dimensão do conteúdo, analise os objetivos que foram considerados quando da avaliação da aprendizagem de ensino em Educação Física: participar das atividades físico-esportivas desenvolvidas nas aulas; reconhecer a necessidade do espírito esportivo e da solidariedade nas atividades esportivas coletivas(ajudar o outro, dar segurança, contribuir com um ambiente favorável); demonstrar respeito pelos professores e colegas ; e demonstrar responsabilidade com as tarefas e o material pedagógico. Estes objetivos estão voltados para:
		
	
	a permissividade e objetivos espontâneos
	
	os comportamentos específicos e técnicos
	
	a lógica do mercado de trabalho sem necessidade de articulá-la à lógica humana.
	 
	a formação integral do sujeito
	
	a teoria e necessidade de estar em dia com os conteúdos de ensino.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701630924)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A professora Isabel de Oliveira, ao elaborar um plano de ensino de um componente curricular para o ensino fundamental, escreveu, no item RECURSOS DIDÁTICOS, o seguinte: "Aulas expositivas e dialogadas; roda de conversa". A coordenadora devolveu-lhe o plano, dizendo que estava errado porque o que a professora escreveu não deveria estar no item RECURSOS DIDÁTICOS, e sim no item
		
	
	CONTEÚDO.
	
	OBJETIVO GERAL.
	
	INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.
	 
	PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.
	
	OBJETIVO ESPECÍFICO.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702010393)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Saber conviver tornou-se mundialmente conhecido como um dos pilares da educação para o século XXI, apresentado no Relatório Delors (UNESCO). No âmbito da atuação do profissional de educação física, valorizar o saber conviver como uma expressão de respeito ao multiculturalismo representa desconstruir verdades corporalizadas, integrar saberes da cultura corporal,questionar a hierarquização das diferenças de habilidade, amar e respeitar o ser humano e a vida. Nessa perspectiva, assinale a opção em que é apresentada a atitude adequada do profissional de educação física no trabalho com um grupo de ginástica que envolva pessoas de diferentes gerações.
		
	
	A - Dividir a turma por aproximação de faixas etárias, visando facilitar o diálogo entre os participantes e a harmonia entre as gerações.
	 
	D- Socializar os saberes da experiência cultural de cada um dos participantes com relação à ginástica, como forma de valorização da diversidade cultural.
	
	B -Criar trilha sonora especial com bandas musicais de sua preferência porque, assim, ele poderá trabalhar com mais entusiasmo e contagiar o grupo com a sua alegria.
	
	E - Propiciar sistematicamente avaliação das metas de desempenho de cada um na ginástica, divulgando para todos, por meio de cartazes e de mensagens eletrônicas, os resultados alcançados individualmente.
	
	C - Chamar freqüentemente a atenção dos obesos presentes no grupo para que superem a resistência à prática regular da ginástica para a manutenção da boa forma física e a beleza do corpo.

Continue navegando