Buscar

portifolio tecnologias de inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
 Soroban para pessoas com inclusão
Jozane Guarese Silva RU 1094855
Carla Luciane F. Portella RU 1081036
Luciane Quadros Dos Santos RU 1068343
Chopinzinho PR
Data 09/08/2017
https://www.google.com.br/search?q=Soroban&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjM2oP8q8rVAhUKRyYKHaR-D3wQ_AUICigB&biw=1525&bih=736#imgrc=UUIMe5ixP4X7DM:
 
A professora Elis é quem nós conta sobre o instrumento muito utilizado, o soroban ele é muito importante e na escola onde a professora Elis trabalha ele é muito utilizado, na Escola Espaço Feliz o soroban é utilizado com as crianças que tem inclusão, o que faz muito bem para lidar com os desafios da matemática, quando a professora propôs a ideia de usarem essa tecnologia foi muito bem apoiada pelo corpo docente da escola e principalmente pelos pais dos alunos.
Como todos sabem na educação com inclusão as necessidades são muito grandes e as dificuldades de aprendizagem são mais difíceis, mas com essas tecnologias fica mais fácil, por que as crianças tem mais facilidades de aprender e assim se interessam mais pela matéria que apesar de ser complicada mas muito necessária, diz a professora Elis.
O soroban é um instrumento utilizado para as aulas de matemática ele é um instrumento de origem oriental, formado por continhas de madeira ou de plástico enfiadas em arames. Ele é muito vantajoso para o apoio do ensino da matemática por ser recurso fácil de manejar. A professora Elis utiliza muito desse meio para o aprendizado das crianças com inclusão, pois facilita muito o aprendizado e ajuda também na comunicação.
Com a chegada do soroban os alunos com a deficiência visual tiveram muito mais melhorias nos trabalhos matemáticos, a leitura deste instrumento é feito do mesmo modo braile pelo tato, com a ajuda dessa tecnologia a professora Elis diz que o aumento da aprendizagem foi de quase 100%, pois os alunos tem mais interesse em aprender e se dedicam mais.
Como nos conta as professora o soroban é utilizado na faixa etária dos 5 aos 8 anos de idade, por ser o momento que os alunos começam a conhecer os números e assim já auxilia nos cálculos e se torna muito importante, pois para os alunos cegos as aulas de matemática é a mais preocupante de todas, mas com essas novas tecnologias tudo fica mais fácil. A muitos objetivos que se podem alcançar com essas tecnologias como explica a Professora Elis muitos alunos se desempenham tanto que até participam de competições estudantis que ajudam muito eles para o seu desempenho e sua vida, nessas oficinas são realizadas muitas maratonas envolvendo o soroban sendo elas: subtrações, multiplicações, e muitos cálculos, assim submetendo os alunos a mostrar o que sabem e o que aprenderam em sala, a professora se diz muito feliz pelo trabalho desenvolvido com esses alunos, e vendo que se tem resultado se torna muito grandioso o trabalho realizado.
E assim diz também que como todos as coisas temos vantagens e desvantagens para a utilização das coisas, porem no soroban tem muitas vantagens pois nele melhora-se a rapidez nos movimentos, melhora os cálculos e aprende-se muitas contas e principalmente os números. Nesse caso muito difícil dizer que se tem desvantagens por ser uma tecnologia muito bem estudada e bem utilizada.

Outros materiais