Buscar

DISCURSIVA NOTA 100 SISTEMA DE ENSINO E POLITICAS EDUCACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Lei 10.709/2003, ao ampliar o artigo 10 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), estabeleceu em seu inciso VII como tarefa dos Estados a incumbência de ‘assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual’ e acrescentou o inciso VI ao artigo 11, definindo como competência dos municípios ‘assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal’ ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FORTUNATI, José. Gestão da educação pública: caminhos e desafios. Porto Alegre, 2008. p. 151. 
A partir do conteúdo apresentado nas aulas e no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, apresente os argumentos que justificam a oferta de transporte escolar público e gratuito.
Nota: 50.0
	Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizada para garantir a educação para a população em idade escolar que não tem escola ou não encontre vagas próximas às suas residências. As escolas da zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar, no entanto, em grandes cidades esse sistema ainda é utilizado, principalmente em áreas de crescimento populacional irregular. Algumas instituições de defesa da educação ou dos direitos das crianças têm denunciado o descaso de autoridades públicas que preferem ofertar o transporte a construir ou expandir escolas em áreas de grande densidade populacional”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 126)
Resposta: A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizado para garantir a população em idade escolar que nao tem escola ou vaga proxima a sua residência. As escolas da zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar, no entanto,em grandes cidades esse sistema ainda e utilizado principalmente em áreas de crescimento populacional onde existam obstaculos físicos que impedem a locomoção do aluno, bem como distancias longas entre a sua residencia e a escola. As instituições de defesa da educação e dos direitos das crianças tem denunciado o descaso de autoridades públicas que preferem ofertar o transporte a construir ou expandir escolas em areas de grande densidade populacional, causando assim gastos desnecessários do governo estadual que poderiam ser aplicados em outros projetos.
Questão 2/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Considerando a família como célula básica da organização social, talvez tenha sido a dissolução familiar um dos fatores que mais sobrecarregou a escola no seu fazer pedagógico. [...] Por esta razão, a escola, cada vez mais, tem incentivado a participação dos pais no seu cotidiano”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VASCONCELLOS, Maria de Nazareth Machado de Barros. Gestão de sistemas educacionais. Curitiba: IESDE, 2009. p. 69-70. 
Considerando o texto acima e os conteúdos apresentados no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, explique, no contexto da efetivação das políticas públicas educacionais, como os familiares dos estudantes podem participar da vida escolar.
Nota: 50.0
	Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “[...] os familiares são também sujeitos escolares, pois influenciam a vida escolar dos estudantes na proporção direta do estímulo e do provimento de condições de estudo. Também podem participar em diferentes níveis da gestão escolar, mas geralmente pressionam as escolas quanto à qualidade da educação ofertada e questionam as metodologias e práticas pedagógicas. As concepções educacionais dos familiares podem variar. Alguns deles podem fazer exigências particularizadas para os seus filhos, ao passo que outros têm preocupações com a qualidade da instituição escolar como um todo. Alguns são partidários de metodologias mais conservadoras, outros desejam propostas pedagógicas mais flexíveis. Os familiares podem ser influenciados pelas notícias sensacionalistas sobre educação veiculadas nas mídias, o que pode provocar transtornos em suas relações com as escolas. No entanto, o efetivo envolvimento dos familiares nos processos pedagógicos e de gestão tem se mostrado promotor de mudanças culturais nos âmbitos escolares”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 37)
Resposta: Poderão participar de todas as atividades que ocorrerem sejam elas APM, reuniões atividades festivas, esportivas. etc. pois quando os pais estão proximos há uma integração entre família e escola. É determinante para a escola a sua participação tanto nas questões de carater pedagógico como financeiro e administrativo, pois terão maior percepção quanto as dificuldades e potencialidades que a escola possui dentro do contexto na qual está inserida. A familia precisa conhecer o espaço em que seu filho estuda, e ao mesmo tempo compreender a importancia de sua participação no ambiente escolar.

Outros materiais