Buscar

Tipos de Fichamento

Prévia do material em texto

Professor:
	MONICA SILVA FERREIRA MIGUEL
	Turma: 9010/AJ
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2014 19:14:04
	
	 1a Questão (Ref.: 201401585527)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A construção do conhecimento se dá como um processo em que a relação entre cultura, produção e sociedade (Morin, 1991). Sendo assim, Interação, reversibilidades, aplicação, comparação, análises, sínteses são passos necessários e constantes na construção do conhecimento. Partindo desta afirmativa, explique sobre como um educando pode desenvolver as habilidades necessárias para redigir bem um texto.
		
	
Resposta: Através da leitura. O aluno que tem o hábito da leitura consegue ter uma visão mais abrangente do mundo, além de ampliar o seu vocabulário, sua escrita e criatividade. Quem lê sabe mais, conhece mais e ao redigir seu texto possivelmente terá facilidade nas suas produções textuais.
	
Gabarito: A resposta deve versar sobre a importância do ato de ler e analisar / refletir sobre o que se lê.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401647639)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O estudo do processo histórico sobre a formação dos profissionais de educação no Brasil nos leva a refletir sobre a função docente no século XXI. Desde a Idade moderna vivemos num mundo em que os avanços tecnológicos têm produzido diversas ferramentas que são utilizadas diariamente no processo de construção do conhecimento. Diante do exposto podemos afirmar que é papel do professor:
I - Estimular a pesquisa e a reflexão;
II - Preparar o discente para o futuro;
III - Estimular reprodução de conceitos;
IV - Preparar o discente para reproduzir o conhecimento midiático;
V - Estimular a aprendizagem e o senso crítico;
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, IV e V
	 
	I, II e V
	
	I, III e IV
	
	I, II e III
	
	I, III e V
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401577352)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A história das universidades nos possibilita a compreensão de parte de nossa herança intelectual e do funcionamento de nossa sociedade. Cada época precisou resolver o dilema renovado da preservação do saber passado e da integração, da avaliação dos aprendizados e da mudança dos critérios de apreciação. Apesar de todas as inovações porque passaram as universidades no séc. XVIII podemos destacar como uma de suas principais funções no desenvolvimento do saber:
		
	
	A formação de um profissional que reproduza os ideais do Estado
	
	A formação de um profissional que se dedique exclusivamente a pesquisa
	
	A formação de um profissional que não se envolva com a realidade política
	
	A formação de um profissional que tenha pleno domínio do conhecimento
	 
	A formação de um profissional que tenha uma postura crítico reflexiva
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401436739)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um fichamento crítico, base para construção de uma resenha, tem como finalidades:
 (I) analisar criticamente o conteúdo, tomando com referencial a própria obra;
 (II) apresentar exclusivamente as falhas e lacunas da obra;
 (III) limitar a relatar o conteúdo;
(IV) explicitar a importância da obra;
 (V) destacar os pontos fortes e fracos da obra.
 
Estão corretas:
		
	 
	I, IV e V.
	
	I, II e III.
	
	I, II e V.
	
	II, III e V.
	
	I, II e IV.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401577596)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante a ditadura militar tivemos na sociedade brasileira uma postura conservadora, de uma maioria representante da classe média brasileira e, tivemos uma parte da classe artística, com uma postura de oposição, estas posturas diferenciadas também existiram no campo educacional, ou seja, um grupo de professores, intelectuais e alunos que defendiam o regime e outro grupo que se opunha (tanto professores quanto os intelectuais e os estudantes). Assim, o campo educacional vai ser alvo de um controle severo por parte do governo militar sobre as instituições escolares e as universidades. Por que isto aconteceu?
		
	 
	Porque a universidade é um campo de formação política, intelectual e científica
	
	Porque não cabia a universidade desenvolver pesquisas
	
	Porque a universidade favorece a reprodução de conhecimentos eruditos
	
	Porque a universidade negava os conhecimentos da classe popular
	
	Porque a universidade trabalhava a favor do governo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401436702)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabendo que o fichamento é uma forma de estudar os textos lidos ao longo da sua formação acadêmico-profissional. A professora da disciplina Pesquisa e Prática em Educação I solicitou aos seus alunos a elaboração de um fichamento do capítulo do livro trabalhado em sala de aula. Após a leitura sistemática da obra, o aluno sublinhou frases e parágrafos às partes que expressam as ideias principais do autor. Qual foi o tipo de fichamento realizado pelo aluno?
		
	
	fichamento bibliográfico
	
	fichamento de resumo
	
	fichamento de crítica ou de opinião
	 
	fichamento de citação
	
	fichamento de conteúdo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401419515)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O pensamento pedagógico de Paulo Freire propõe ¿suspeitar da própria prática¿ como forma de se construir um caminho adequado para as práticas educativas. Considerando esta afirmação, pode-se dizer que para o autor:
		
	
	O conhecimento possibilita a solução dos problemas que se apresentam na vida devendo ser fracionado, separado para ser aplicado.
	 
	A dúvida e a pergunta permanecem como instrumentos fundamentais para se construírem conceitos, práticas e estabelecer relações entre as coisas.
	
	A dúvida e a certeza são instrumentos fundamentais para construírem conceitos, práticas e estabelecer relações entre as coisas.
	
	A revisão rígida da sequência do pensamento é uma forma de excluir toda a possibilidade de erro, que se coloca como antagônico da verdade.
	
	A verdade deve se apresentar como algo claro que não suscite dúvida. Não é possível a contradição, não há espaços para o pensamento dialético.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401431675)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Parafrasear significa expressar com suas palavras a ideia de um autor, devendo aparecer no texto o sobrenome do autor e o ano da publicação. Assim, quanto ao texto de Paulo Freire: "Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino contínuo buscando, reprocurando", que se encontra na página 32 da obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, publicado em São Paulo, pela editora Paz e Terra, no ano de 1999, podemos dizer que deve constar na referência bibliográfica de um trabalho acadêmico a seguinte alternativa:
		
	 
	FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
	
	PAULO FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
	
	FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1999, em 12. ed. São Paulo: Paz e Terra.
	
	1999, FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra.
	
	FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. 1999, São Paulo: Paz e Terra.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401419540)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Estudantes de 10 anos de uma Escola de Ensino Fundamental estudam a distribuição de energia para a população. O professor inicia a atividade com perguntas como: Quais os tipos de energia que existem atualmente? Toda habitação e população têm acesso à energia? Qual a relação da energia com o meio ambiente? As respostas são discutidas. O professor realiza em sala atividades práticas como: construção de uma maquete do sistema de captação deenergia; pesquisa a respeito de quais equipamentos eletroeletrônicos mais consome energia. O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental por meio da conscientização da população para o consumo racional de energia. Refletem sobre como o poder público trata da captação e distribuição de energia e das questões ambientais e, ainda, sobre a responsabilidade social da população e dos governantes.
 A pesquisa realizada nesta escola de Ensino Fundamental se constrói por meio de um conhecimento que considera:
		
	
	todas as dimensões da sociedade na realidade.
	
	algumas dimensões da sociedade na realidade.
	
	todas as dimensões do ser humano na realidade.
	
	algumas dimensões do ser humano e da sociedade na realidade.
	 
	múltiplas dimensões do ser humano e da sociedade na realidade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401425136)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A reflexão sobre a prática está associada a uma postura investigativa em que o professor precisa ser capaz de compreender, refletir, adaptar e programar criticamente suas ações. Como educador em formação, posicione-se sobre isto sucintamente:
		
	
Resposta: A postura do professor deve ser investigativa sempre; o mesmo deve fazer a autoavaliação das suas práticas pedagógicas para fugir da" educação bancária" a fim de tornar seus alunos cidadãos críticos com uma abrangente visão de mundo. Desta maneira o profissional terá êxito no que se diz respeito ao esino-aprendizagem.
	
Gabarito: A postura investigativa do professor está relacionada com a busca de contínuo aperfeiçoamento de seu fazer através do estudo, da pesquisa e da reflexão, propondo-se a uma avaliação de suas ações docentes. Refletir sobre a prática docente significa também uma busca pela superação dos obstáculos à aprendizagem dos alunos, em que o professor se reconhece como partícipe, como articulador de saberes e nunca como transmissor de conhecimentos, reconhecendo que a aprendizagem é um processo compartilhado em que alunos e professor aprendem.

Continue navegando