Buscar

Avaliação primeiro bimestre 2014.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CSO 0176: Sociologia Geral 
Turma: 01
Nome do Aluno: ALEX PEREIRA DA SILVA Data de entrega: 16-06-2014
Tarefa Avaliativa:
Desenvolver as questões abaixo em no máximo 25 linhas cada. Será avaliada a capacidade de síntese, coerência interna dos argumentos, os fundamentos conceituais e relações de causas apontadas em cada tema em discussão. 
Será atribuída uma nota de avaliação variando entre 0 a 10, sendo que o valor de cada questão é 1,25 (um ponto e vinte e cinco décimos) 
Aponte as principais transformações sociais e econômicas promovidas pela Revolução Industrial, em especial as ocorridas no mundo do trabalho com a passagem da servidão para o trabalho assalariado, as causas da crescente urbanização da Inglaterra e o conflito de interesses entre o Mercantilismo com os da burguesia industrial.
RESPOSTA – Houve uma diminuição no serviço escravo com a Revolução Industrial, o que ocasionou no trabalho assalariado, o que era muito positivo pra economia da época, consolidando também o sistema capitalista. A Revolução também desencadeou uma maciça migração do campo para cidade, devido a expulsão de camponeses de suas plantações. Sem ter pra onde ir, eles seguiram para os grandes centros, que com o tempo ficaram saturados e muitos tiveram que ir para lugares precários, formando as periferias. A burguesia, na Revolução Industrial, se posicionou contrária ao mercantilismo, pois, o Estado tinha a intenção de reter o dinheiro no país, pra isso adotava medidas de restrições à importações, o que prejudicava o desenvolvimento substancial da economia burguesa.
A Revolução Francesa alterou profundamente o arranjo político institucional do mundo feudal, as formas de organização e estratificação social da sociedade, sendo considerado o marco da formação do Estado Moderno, cujo pensamento estava fundado nas ideias do Iluminismo. Quais as premissas básicas das ideias iluministas que deram fundamento à instituição do Estado Moderno? 
RESPOSTA – As ideias iluministas exerceram forte influência sobre a sociedade francesa na época. A crescente crítica racional da sociedade em questão fez com que o povo questionasse as instituições absolutistas, que atendiam pequena parte da população. Os altos impostos cobrados pelo Estado era uma das revoltas do povo, onde a nobreza era isenta de pagar, igualdade foi uma premissa importante. Outra ideia iluminista compartilhada pela sociedade francesa era a liberdade, pois havia uma intensa influência do Estado na economia, sendo muito prejudicial a presença das forças políticas, assim seria necessário a criação de uma nova forma política.
O estabelecimento da sociologia enquanto ciência empírica se deve às contribuições de Durkheim sendo elas tributárias das idéias positivistas de Comte. Quais os fundamentos que Durkheim desenvolve para afirmar que a sociologia é uma ciência positiva, qual é o seu objeto e seu método de estudo. 
RESPOSTA – A sociologia seria positivista porque era passível de compreensão e o homem possuía uma natureza social. Seu objeto de estudo, segundo Durkheim, é o fato social. Para Durkheim a sociologia deveria ser tratada como coisa, teria que ser uma ciência com foco na objetividade para superar as deficiências do senso comum.
Para Durkheim a coesão social é determinante para a permanência das relações sociais e tem como seu fundamento a solidariedade social baseada na Divisão do Trabalho. Discorra sobre tipos de solidariedade social, a mecânica e a orgânica, apontando os indicadores de cada tipo de solidariedade. 
RESPOSTA – Durkheim deu esse conceito a partir da necessidade de entender o motivo de os homens se manterem em sociedades, e ainda lutavam contra ameaças de desintegração, então, elaborou dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica. A mecânica seria aquela onde haveria poucas diversidades entre os indivíduos e a estrutura das sociedades com essas características não são muito complexas, por não serem tão diferentes eles se sentiam parte do todo, o que não acontecia com a orgânica. A orgânica era marcada pelo seu racionalismo, com isso, aumentava a diversidade das funções sociais, criando funções cada vez mais específicas, e devido a essa diversidade de funções era mais complicado o indivíduo se sentir parte do todo.
Durkheim afirma que a interação e fusão das consciências individuais forma uma consciência de outra natureza, diferente das consciências individuais, que é a Consciência Coletiva, através da qual o indivíduo é socializado. Como se forma a Consciência Coletiva e de que forma ela se sobrepõe ao indivíduo.
RESPOSTA – A consciência coletiva se forma com a união das consciências individuais. Ela não é o que o indivíduo pensa, mas sim o que a sociedade pensa. Ela é um tipo de consciência que atua sobre o indivíduo de maneira repressora, exercendo uma autoridade sobre seu modo de agir no meio social.
Para Durkheim o suicídio tem sua origem em fatores sociais e não psicológico. Quais os argumentos que ele desenvolve para fundamentar sua teoria e quais as três causas apontadas por ele para a ocorrência do suicídio em uma dada sociedade? 
RESPOSTA – Para Durkheim, os principais motivos que geravam o suicídio eram exteriores aos indivíduos, pois cada grupo social tinha traços coletivos para influenciar suicídios e dos grupos derivavam as inclinações particulares, em suma, partia dos grupos para o indivíduo, do coletivo para o individual, então, surgia no meio que o rodeava. Há três tipos de suicídio: o altruísta, o egoísta e o anômico. O egoísta tem como causas principais a depressão, a melancolia e a sensação desamparo moral. O altruísta é causado por os indivíduos acharem que não tem motivos para continuarem vivendo. O anômico é causado por um desregulamento social em que o indivíduo não se encontra totalmente socializado.
O que Durkheim define como dualidade dos fatos morais?
RESPOSTA – A dualidade dos fatos morais seria algo que traz um sentido controverso, ela poderia nos restringir e mesmo assim o seu ávido desejo, algo que é nos imposta e até nos causa constrangimentos, mas mesmo assim a queremos.
Qual a distinção que Durkheim faz entre Moralidade e como Anomia em um meio social? 
RESPOSTA – Durkheim cita o exemplo da divisão do trabalho, as indústrias não se importavam em aumentar a solidariedade dos funcionários, mas sim de apenas aumentar o rendimento das funções divididas, a simples divisão do trabalho deixava de cumprir o seu papel moral, não priorizando a harmonia entre as funções. São inegáveis as vantagens da divisão do trabalho, pelo nível de complexidade das tarefas, exigindo especialização das mesmas, mas o ponto abordado por Durkheim é válido, pois essa divisão deixa os indivíduos mais distantes.

Continue navegando