Buscar

Gabarito da AP1 gestão da produção 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito Gestão da Produção – AP1
1-a) As empresas citadas possuem em comum decisões operacionais baseadas numa estratégia de produção com ênfase no objetivo de desempenho “custo”.
b)Se o público alvo é sensível ao critério competitivo “preço”, então, um competidor que inicia atuação oferecendo melhor desempenho em custo de que as empresas pré-instaladas poderá alcançar êxito na conquista de novos clientes. Dessa forma, terá grande potencial para influenciar mudanças na estratégia de produção das empresas pré-existentes, levando-as a direcionar esforços para melhoria do desempenho em custos ou até outro objetivo de desempenho valorizado pelos clientes.
2-a)Enquanto a centralização da produção numa única fábrica pode resultar em economias de escala (fábricas maiores com menores custos relativos de implantação e funcionamento), a descentralização em diferentes países da América do Sul tende a reduzir custos da distribuição dos produtos acabados e melhorar a rapidez.
b)Fatores quantitativos possíveis: Custo de terrenos; nível de sindicalização e consequente pressão sobre custos trabalhistas; incentivos fiscais.
Fatores qualitativos possíveis: Qualidade de vida para os colaboradores, qualidade dos serviços públicos, infra-estrutura.
3-a)Trata-se de critérios de avaliação de opções de projeto. Viabilidade está relacionada a pergunta sobre se é possível fazer. Assim, refere-se à disponibilidade de obtenção dos recursos e da expertise necessários à produção de uma opção de projeto. A aceitabilidade refere-se ao retorno que a opção de projeto pode proporcionar. São conceitos importantes, pois a disponibilidade dos recursos adequados e a aceitação do cliente são fundamentais para o sucesso de uma opção de projeto.
b)A redução do tempo de projeto pode ser obtida a partir da rápida resolução de conflitos, utilização de ferramentas tecnológicas nas etapas do projeto, realização simultânea de atividades do projeto, estrutura organizacional voltada para a gestão de projetos. Isso é importante porque permite à empresa lançar inovações antes da concorrência e reduzir os custos de desenvolvimento.
4-F-O gráfico de Gantt focaliza na programação de início e término das atividades.
F- A engenharia reversa consiste em desmontar um produto da concorrência para estudá-lo.
F- O processo denominado loja de serviço produz menos variedade e mais volume que o Serviço Profissional.
F-A produção customizada tende a requerer custos mais elevados e prazos de entrega mais dilatados.
V.
5- H 0,3 0,3
G 0,4
F 1,0
E 0,3
D 0,6
B 0,2
A 0,2
C 0,8

Outros materiais