Buscar

AV Introdução a Administração 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0580_AV_201201163188 » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201201163188 - LEANDRO SILVA LEITE
	Professor:
	RODOLPHO DE BRITTO SILVA
	Turma: 9008/AB
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2014 13:03:52
	
	 1a Questão (Ref.: 201201355454)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Departamentalização é uma forma de agrupar as atividades em áreas delimitadas com atributos, recursos, responsabilidades e objetivos específicos. Assinale a alternativa que apresenta uma característica da Departamentalização por Função ou Funcional:
		
	
	Parcelamento das operações em componentes de tempo.
	 
	Agrupamento de acordo com o tipo de cliente para quem o trabalho se destina.
	 
	Formada pelo somatório de atividades e tarefas que apresentem similaridade entre si.
	
	Agrupamento de acordo com o local onde será executado.
	
	Formadas para um fim específico e delimitado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201419192)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As organizações não existem no vácuo. Elas estão inseridas em ambientes e se relacionam com seus elementos. Abaixo, identifique a opção em que são apresentados corretamente três elementos do ambiente tarefa (também chamado de imediato, ou direto):
		
	 
	Clientes, concorrentes e fornecedores.
	
	Ecologia, concorrentes e legislação
	
	Fornecedores, grupos reguladores e demografia.
	
	Ecologia, demografia e legislação.
	
	Legislação, demografia e fornecedores.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201411470)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O planejamento estratégico envolve seis etapas principais, marque a sequência correta:
		
	
	Análise do Ambiente Externo; Determinação dos objetivos empresariais; Análise interna da organização e de seus recursos; Geração, avaliação e seleção de alternativas estratégicas; implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e operacionais; Acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.
	
	Observação dos aspectos econômicos; Determinação dos objetivos empresariais; Análise do Ambiente Externo; Geração, avaliação e seleção de alternativas estratégicas; implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e operacionais; Acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.
	 
	Determinação dos objetivos empresariais; Análise do Ambiente Externo; Análise interna da organização e de seus recursos; Geração, avaliação e seleção de alternativas estratégicas; implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e operacionais; Acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.
	 
	Determinação dos objetivos empresariais; Análise do Ambiente Externo; Análise interna da organização e de seus recursos; Geração, avaliação e seleção de alternativas estratégicas; implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e operacionais; execução.
	
	Determinação dos objetivos empresariais; Análise da satisfação dos funcionários; Análise interna da organização e de seus recursos; Geração, avaliação e seleção de alternativas estratégicas; implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e operacionais; Acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201197316)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O planejamento estratégico é o processo baseado na análise de oportunidades e ameaças que emergiam do ambiente organizacional. O Processo de administração estratégica inclui algumas etapas citadas a seguir. Faça a correlação destas etapas com o seu significado. 1) Diagnóstico da situação atual, 2) Análise estratégica, 3) Formulação estratégica, 4) Implementação estratégica, 5) Controle estratégico. ( ) Tendências do ambiente externo e Capacidades internas. ( ) Administradores devem acompanhar a execução do plano estratégico, direcionando os recursos para o alcance dos objetivos estratégicos previamente estabelecidos. ( ) Identificação da missão, visão, seus objetivos e estratégias. ( ) Monitorar a implementação da estratégia, avaliando o seu desempenho e corrigindo desvios significativos. ( ) Novos objetivos estratégicos (revendo a missão e a visão). A sequência correta da correlação é:
		
	
	4, 5, 2, 3 e 1
	
	1, 2, 3, 4 e 5
	
	5, 2, 1, 4 e 3
	
	3, 5, 1, 4 e 2
	 
	2, 4, 1, 5 e 3
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201369615)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"As prioridades dos clientes quase sempre são diferentes daquilo que se espera. Sua decisão de compra(cliente) é influenciada por vários fatores, como família e amigos, e não apenas pelo preço. Cada cliente possui uma necessidade específica e é preciso reconhecer os diferentes tipos de clientes para que se possa oferecer o produto certo". (Gestão Empresarial, 2008). A área da Administração que tem por finalidade resolver tal situação é:
		
	
	Planejamento
	
	Recursos Humanos
	 
	Marketing
	
	Operações
	
	Finanças
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201410499)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo decisório diz respeito a uma racionalidade limitada e, por isso, via de regra o tomador de decisões procura sempre alternativas satisfatórias e não as alternativas ótimas, que demandam tempo e recursos que nem sempre estão disponíveis. Assim como o processo decisório, a decisão envolve:
I - um diagnóstico do problema;
II - a procura de soluções e alternativas para o problema;
III - a análise e comparação dessas alternativas;
IV - a seleção e escolha da melhor;
Considerando os itens acima, assinale a única sequência correta:
		
	
	Somente I está correta
	
	Somente II e IV estão corretas
	 
	I, II, III e IV estão corretas
	
	Somente III está correta
	
	Somente I e II estão corretas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201239716)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Senhora Daniele tem a capacidade de redigir relatórios, com consistência e objetividade. Esta capacidade é uma das habilidades indispensáveis para um profissional atuar eficientemente na função administrativa:
		
	
	Direção.
	
	Planejamento.
	 
	Controle.
	
	Organização.
	
	Coordenação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201424070)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os estilos de liderança existentes utilizam-se de vários modelos de comandos. Contudo, tem como base a:
		
	 
	  liderança autocrática, democrática e liberal (laissez-faire)
	
	 liderança impositiva, autocrática e legitimada
	
	 liderança gerencial, auto-gerenciamento e liberal
	
	  liderança democrática, informativa e consultiva
	
	    liderança por equipe, com um mínimo de controle e coordenação
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201415993)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Quando algumas empresas decidem operar em diferentes regiões de um país, ou mesmo em países diferentes, não é raro que elas criem produtos diferenciados para estes concumidores, ou mesmo adapte-os com o objetivo de atender àquelas necessidades específicas. A Natura criou linhas de produtos diferenciados em cores e aromas quando optou por operar maciçamente no norte do Brasil. O McDonald's adaptou o cardápio para atuar em países árabes e em Israel onde as carnes de bovinos e suínos não são encontradas, ou são recusadas pelos consumidores. Na China, a Starbuks ampliou o espaço físico de suas lojas e instalou sofás confortáveis. Com base nos estudos sobre comportamento do consumidor, identifique que aspectos são considerados pelas empresas para tomarem decisões como as descritas no enunciado e explique como estes influenciam o consumo.
		
	
Resposta: São consideraos pelas empresas a cultura local e a disponibilidade dos recursos (materia prima), e a população, no caso da natura a população local (norte) estão ligado diretamente pela natureza, por estar na floresta amâzonica, o McDonald´s odaptou o cardápio porque aumentaria o consumo de seus produtos jáque pricipalmente carne de porco é rejeitado pelo islamismo e a Starbuks ampliou por causa da grante população da china e com ritomo frenetico do pais um sofá confortavel os clientes ficam mais satisfeito com a empresa.
	
Gabarito:
PADRÃO DE RESPOSTA: para o caso descrito no enunciado, as empresas consideraram o aspecto cultural de cada país, ou região de um país. A cultura define o comportamento do indivíduo sobre praticamente tudo o que ele faz, inclusive sobre como e o que comer, vestir, ler, etc. O aluno deverá ser capaz de fazer esta correlação entre CULTURA e HÁBITOS DE CONSUMO.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201220969)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e envolve os vários setores da organização e as formas como se relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto,responda os itens que se seguem. a) Conceitue responsabilidade social empresarial: b) Nas empresas, a responsabilidade social caracteriza-se pela promoção de ações de filantropia?
		
	
Resposta: A) Responsabilidade social preservando o meio ambiente ,e respeitando os clientes danos suporte e garantias do produto ou serviço. B) sim, aumenta a credibilidade comos clientes
	
Gabarito: a) responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. b) responsabilidade social é muito mais que meras ações de filantropia, envolvendo uma responsabilidade não somente com o valor humano, mas também com o meio ambiente.

Outros materiais