Buscar

antroplogia aula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÕES
1 - Em que sentido o erotismo é resultado de uma cultura civilizada?
o erotismo só existe em sociedades que alcançaram um alto nível de civilização. Quanto mais primitiva uma sociedade, menos erótica ela é. O amor numa sociedade primitiva está muito próximo da cópula animal, da satisfação do instinto reprodutor, enquanto nas sociedades que chamamos civilizadas o amor foi se enriquecendo, refinando e humanizando graças à imaginação e às formas rituais, a uma certa teatralidade.
O erotismo faz do amor um fim em si mesmo, não um meio para prolongar a espécie. O erotismo expressa a individualidade. Em tudo o mais, talvez, os seres humanos podem se parecer. Na hora de fazer amor, cada um expressa suas próprias fantasias, sua experiência mais pessoal, sua criatividade.
2 - Llosa diz que as idéias foram substituídas pelas imagens. Em que medida isso impacta o ser humano? (mínimo de 3 linhas)
A linguagem comunicada de maneira impressa, tem um efeito no cérebro que completa e complementa o que é lido, Liosa diz que:¨¨ Se o mundo continuar o processo no qual a palavra escrita está sendo substituída pela imagem e pelo audiovisual, corremos o risco de que desapareça a liberdade, a capacidade de refletir e imaginar, além de outras instituições como a democracia.¨¨
A junção do analógico e digital preocupa Vargas Llosa no sentido de que está se perdendo a hierarquização da informação e aumenta a vulgarização da linguagem.
3 - Por que o excesso de informação, nas redes sociais, leva à confusão, de acordo com Vargas Llosa?
Por um lado, há um aspecto positivo, pois as redes sociais aumentaram o poder da comunicação e da informação. Também dificultam a instauração da censura as redes sociais rompem qualquer controle. Por outro lado, o excesso de informação leva à confusão.
4 - Qual a visão de Llosa sobre as religiões e sobre a laicidade?
As religiões, sem exceção, são intolerantes, pois trazem verdades absolutas, o que não combina com o espírito democrático. Ao mesmo tempo, uma democracia sem uma vida espiritual se converte em uma selva, E, para que a cobiça e ambição material não regulem a vida, é preciso alimentar a vida espiritual. Mas o Estado não pode se identificar com qualquer religião - a história é pródiga em exemplos nefastos como perseguições, intolerância, inquisição. É importante ter um Estado laico com liberdade religiosa.
5 - Em que medida os temas “sexualidade”, “comunicação (por redes, inclusive)” e “religiosidade” são temas compatíveis com a Antropologia? Justifique sua resposta (subjetiva, com mínimo de 4 linhas).
antropologia tem como objeto o estudo do homem, inclusive as características sociais, culturais, psicológicas e físicas humanas. Seu objetivo é buscar um entendimento amplo, comparativo e crítico dos seres humanos, seus conhecimentos e formas de ser. Portanto e de fundamental importância o estudo deses temas pois os mesmos levam muitas vezes conflitos identitários.o estudo desses temas contribui para erradicar preconceitos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando