Buscar

FICHAMENTO SOBRE O LIVRO AMOR LIQUIDO DE BAUMAN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed.2004.
THIAGO ANTONIO DA SILVA[1: Acadêmico do I período do Curso de Engenharia Civil da Faculdade AGES. Trabalho entregue como pré-requisito para obtenção da nota parcial da disciplina Sociologia, sob orientação da Professora: Maria Rita. ]
Citações
As promessas do amor são, via de regra, menos ambíguas do que suas dádivas. Assim, a tentação de apaixonar-se é grande e poderosa, mas também o é a atração de escapar. E o fascínio da procura de uma rosa sem espinhos nunca está muito longe, e é sempre difícil de resistir. (p.12) 
O amor, por outro lado, é a vontade de cuidar e de preservar o objeto cuidado. Um impulso centrifugo, ao contrario do centrípeto desejo. Um impulso de expandir-se, ir além, alcançar o que está lá fora. Ingerir, absorver e assimilar o sujeito no objeto, e não vice-versa, como no caso do desejo. Amar e contribuir para o mundo, cada contribuição sendo o traço vivo do que eu amo. [...] E assim o amor significa um estimulo a proteger, alimentar, abrigar, e também à caricia, ao afago e ao mimo,eu a – ciumentamente – guardar, cercar, encarcerar. (p.13)
No relacionamento “camarada/camarada”, não são as mensagens em si, mas seu ir e vir, sua circulação, que constitui a mensagem ---- não importa o conteúdo [...] Os provedores de acesso a internet não são sacerdotes santificados a inviolabilidade das uniões. Estas não têm nada em que se apoiar senão nossos papos e textos; a união só se mantém na medida em que sintonizamos, conversamos, enviamos mensagens. Se você interromper a conversa, esta fora. O silencio equivale à exclusão. De fato não há nada fora do texto-----, embora não, apenas no sentido pretendido por Derrida... (p.25)
A proximidade não virtual termina desprovida dos rígidos padrões de comedimento e dos rigorosos paradigmas de flexibilidade que a proximidade virtual estabeleceu. Se não puder imitar aquilo que esta transformou em norma, a proximidade topográfica vai se tornar um ato de transgressão que certamente enfrentará resistência. E assim se permite que a proximidade virtual desempenhe o papel de genuína e inalterada realidade real pela qual todos os outros pretendentes ao status de realidade devem se avaliar e ser julgados. (p.39) 
 
A invocação “Ama ao próximo como a si mesmo” é um dos preceitos fundamentais da vida civilizada. E também o que mais contraria o tipo de razão que civilização promove: a razão do interesse próprio e da busca da felicidade [...] torna a sobrevivência humana diferente daquela de qualquer outra criatura viva. Sem a extensão /transcendência do amor próprio, o prolongamento da vida física corpórea, ainda não é por si mesmo uma sobrevivência humana. (p.46)
2. Texto Crítico 
 
 O autor Zymunt Bauman, nos da a entender que procura investigar o porque das relações humanas estar cada vez mas fácil de manejar, onde aumenta a insegurança cada dia que passa, descreve em sua obra, um mundo frágil desprovido de valores.
 Onde os humanos estão dando mais importância para as conversas via internet, seguindo em um relacionamento virtual através de “bate-papo e-mail mensagens de texto“ entre outros, que podem ser desmanchados em quaisquer momentos, estão tratando uns aos outros como mercadorias ou produto de compra, troca e venda. Se existe um defeito, querem trocar por outras, mas nunca há a garantia de que gostem no novo ou que vão receber algo de volta.
 A própria sociedade esta criando novas maneiras de relacionamentos, os relacionamentos estão marcados pela insegurança, medo de ficar sozinho, medo da solidão, está cada vez mais fragilizados e desumanos, a confiança entre si estão terminando, os seres humanos estão sendo usados por eles mesmos.
 Os relacionamentos estão cada vez mais fragilizados, onde os humanos tem medo de sofrer e acham que mantendo distancia de uma relação estável e duradoura vão para ou reduzir o sofrimento e a dor, substituído o parceiro, namorado, amigo, etc. É este o problema das pessoas, estão sendo ensinadas a não se apegar a nada e ninguém, apenas para não sofrer nem se sentirem sozinhos, não pensam mais na qualidade, e sim na quantidade, quanto mais relacionamento eu tenho, melhor, as pessoas compram trocam não por necessidade e sim por impulso e isso que vem acontecendo nos relacionamentos atuais.
 São tomados pela insegurança e medo ate mesmo pela própria solidão, e para se sentirem bem consigo mesmo as pessoas preferem simplesmente se encontrarem através das redes, se por um acaso não gostarem apagam as conversas e amigos assim evitando sofrer por alguém que na valeria apena, fazendo com que as relações enfraqueçam perdendo o contato físico, esquecendo como e uma mão amiga realmente e quando precisa esta lá. (p.25 a 39)
 Com estes tipos de pensamentos e atitudes enfraquecem o nosso conceito de amizade e amor ao próximo, nos deixando fracos de espirito sendo atingido pelas reviravoltas que a vida nos traz, deixando assuntos sem finalizar, deixando algo nos aborrecer sem resolver acabamos esquecendo-se do futuro que e onde nos trás novos desafios novas felicidades.
 Como diz Bauman “O amor, por outro lado, é a vontade de cuidar e de preservar o objeto cuidado” (p.13) este amor e um sentimento que deve ser passado de um ser a outro levando em consideração os relacionamentos em longo prazo, respeitando-o sem querer algo em troca nem interesses de fins lucrativos, geralmente os relacionamentos de longo prazo são criados ao logo do tempo convivido com o parceiro aumentando cada dia que passa seu sentimento, atenção temos que ama-lo como nos quiséssemos ser amados, parte dai o conceito de Bauman ao citar a invocação “Amar ao próximo como a si mesmo” é um dos preceitos fundamentais da vida civilizada. E também o que mais contraria o tipo de razão que civilização promove: a razão do interesse próprio e da busca da felicidade [...] torna a sobrevivência humana diferente daquela de qualquer outra criatura viva. (p.46) apesar de ser difícil nos amarmos o próximo como nos queríamos ser amados em nossa sociedade nos dias atuais, e uma condição básica de sobrevivência digamos assim este sentimento não esta presente na maioria das pessoas, percebemos quando um desconhecido cumprimenta outro e o mesmo não responde e se sente estranho ou ate mesmo ofendida. Porem é praticas de que leva a boas relações e convívio com os demais. 
 Pelo que pude entender a modernidade liquida são os avanços tecnológicos que influencia as relações e sentimentos da vida social, e um amor criado pela sociedade para não terem a responsabilidade de se comprometerem a relacionamentos sólidos modernidade líquida, nos mostra grande parte dos relacionamentos. O autor nos trás essa situação de forma contextualizada vivenciada em nossa vida atual.

Outros materiais